quinta-feira, fevereiro 26, 2009

PALPITES PARA O OSCAR (Meus Acertos... e Erros!)

www.judao.com.br Exclusivamente hoje não postarei a sessão MUSAS DO CINEMA E PIPOCA e sim meus acertos e palpites em relação ao Oscar deste ano.
E nós que não dispomos de canais por assinatura ficamos "a ver navios", pois a Rede Globo preferiu o Carnaval do que a premiação... quem sabe em fevereiro de 2010 não terei os canais pagos...
Observação: Foram 13 acertos este ano, melhor que em 2008!

FILME:
Vencedor: Quem Quer Ser Milionário ?
Palpite CP: Quem Quer Ser Milionário ?

DIRETOR:Vencedor: Danny Boyle (Quem Quer Ser Milionário ?)
Palpite CP: Danny Boyle (Quem Quer Ser Milionário ?)

ATOR:
Vencedor: Sean Penn (Milk - A Voz da Igualdade)
Palpite CP: Mickey Rourke (O Lutador)

ATRIZ:
Vencedor: Kate Winslet (O Leitor)
Palpite CP: Kate Winslet (O Leitor)

ATOR COADJUVANTE:
Vencedor: Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)
Palpite CP: Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)

ATRIZ COADJUVANTE:
Vencedor: Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)
Palpite CP: Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)

ROTEIRO ADAPTADO:
Vencedor: Quem Quer Ser Milionário ?
Palpite CP: Quem Quer Ser Milionário ?

ROTEIRO ORIGINAL:
Vencedor: Milk - A Voz da Igualdade
Palpite CP: Wall-E

ANIMAÇÃO:
Vencedor: Wall-E
Palpite CP: Wall-E

FOTOGRAFIA:
Vencedor: Quem Quer Ser Milionário ?
Palpite CP: O Curioso Caso de Benjamin Button

MONTAGEM:
Vencedor: Quem Quer Ser Milionário ?
Palpite CP: Quem Quer Ser Milionário ?

FIGURINO:
Vencedor: A Duquesa
Palpite CP: A Duquesa

DIREÇÃO DE ARTE:
Vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button
Palpite CP: Batman - O Cavaleiro das Trevas

TRILHA SONORA:
Vencedor: Quem Quer Ser Milionário ?
Palpite CP: Quem Quer Ser Milionário ?

CANÇÃO:
Vencedor: "Jai Ho" (Quem Quer Ser Milionário ?)
Palpite CP: Down to Earth (Wall-E)

MAQUIAGEM:
Vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button
Palpite CP: O Curioso Caso de Benjamin Button

EDIÇÃO DE SOM:
Vencedor: Batman - O Cavaleiro das Trevas
Palpite CP: Batman - O Cavaleiro das Trevas

MIXAGEM DE SOM:
Vencedor: Quem Quer Ser Milionário ?
Palpite CP: Batman - O Cavaleiro das Trevas

EFEITOS ESPECIAIS:
Vencedor: O Curioso Caso de Benjamin Button
Palpite CP: Batman - O Cavaleiro das Trevas

FILME ESTRANGEIRO:
Vencedor: Departures (Japão)
Palpite CP: Valsa em Bashir (Israel)

DOCUMENTÁRIO:
Vencedor: Man on Wire (O Equilibrista)
Palpite CP: Man on Wire (O Equilibrista)

DOCUMENTÁRIO CURTA:
Vencedor: Smile Pinki
Palpite CP: The Final Inch

CURTA METRAGEM:
Vencedor: Spietzeugland
Palpite CP: New Boy

CURTA ANIMAÇÃO:
Vencedor: La Maison en Petits Cubes
Palpite CP: Presto

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

O GIGANTE DE FERRO

www.adorocinema.com.br
Às vezes espectadores são realmente cruéis com alguns filmes. Tantos exemplos de obras primas ignoradas por nós (O MÁGICO DE OZ, CLUBE DA LUTA, O ESTRANHO MUNDO DE JACK) que, por sorte são redescobertos em DVD.Na época do lançamento O GIGANTE DE FERRO bateu de frente com O 6º SENTIDO e acabou fracassando amargamente nas bilheterias, uma verdadeira injustiça.

Foi realmente difícil adquiri-lo para minha coleção, garimpava lojas especializadas e a resposta era sempre a mesma: “Não temos no estoque”, ia nas locadoras e... “Não temos no estoque”. Mas como bom brasileiro, acabei por acha-lo e apesar da relativa idade, a animação continua enxuta, relevante, prazerosa e poética.Mescla 2D e 3D magnificamente, contendo personagens cativantes desde primeiros minutos, porém nada teria sentido se o diretor pusesse tudo a perder. O diretor em questão era ninguém menos que o gênio BRAD BIRD (OS INCRÍVEIS) e erro é palavra riscada de seu dicionário.

Hogarth Hughes vive com a mãe e numa noite encontra robô que seria usado como arma de guerra, mas “não lembra-se” disso devido um acidente.
Governo descobre e vai atrás do gigante de maneira dissimulada e quase suicida. Há situações engraçadas, dentro de uma temática séria o bastante para ganhar status de obra prima.

Portanto cabe a nós tentarmos entender aonde foi parar nossa racionalidade e se algum dia realmente teremos a tão almejada paz.Se um robô aprendeu lições como amizade, companheirismo e amor, talvez também consigamos... quem sabe ?!

NOTA: 9,5
ORÇAMENTO: --

terça-feira, fevereiro 24, 2009

ENTREVISTA COM EDITOR DA 'REVISTA PIPOCA MODERNA'

www.pipocamoderna.com.brDesde já tenho que agradecer a atenção do pessoal da REVISTA PIPOCA MODERNA (nas bancas a 3 anos), que nos concedeu entrevista.
Muito sucesso para vocês e vamos às perguntas:

CINEMA E PIPOCA: O que acharam das indicações do Oscar... e a falta de O CAVALEIRO DAS TREVAS na categoria principal ?

REVISTA PIPOCA MODERNA: Sinceramente, ninguém esperava o Cavaleiro das Trevas nas categorias principais até dezembro, quando começaram a aparecer as primeiras indicações de prêmios para o Heath Ledger. Quando o filme saiu, o que a imprensa falou foi que, poxa, tomara que lembrem do Heath Ledger no Oscar, mas o Batman não é filme de Oscar... Lembra disso? Mas muita gente parece tentar capitalizar em cima do tema "por que o Batman não concorre a melhor filme", mas isso é igual a chutar cachorro morto. Depois do exagero com O Retorno do Rei, a Academia parece ter feito um mea culpa e se voltou claramente para o drama, para o filme de pequeno orçamento e que representa o oposto do filme de verão. Com isso, ela queria mais credibilidade para o Oscar. Em compensação, a audiência da premiação nesses anos "indies" vai de mal a pior. Quando digo que é chutar cachorro morto falar mal da Academia porque ela não escolheu o Batman, é porque é fácil criticar o Oscar por perder apelo popular. A questão é: vc quer um prêmio popular ou de prestígio? Para lembrar do Cavaleiro nas Trevas nessa premiação é necessário constatar que 2008 foi o o pior ano de Hollywood nesta década. Saíram alguns filmes bons, mas nenhum sensacional. Quem Quer Ser um Milionário é bom, Benjamin Button é razoável, mas O Leitor, por outro lado, é um filme cujo terceiro ato está entre os piores já nomeados a um Oscar. A maioria dos filmes que disputa a premiação, como Dúvida, O Lutador, A Troca e Frost/Nixon é apenas correto. Colocar o Cavaleiro das Trevas lá no meio de filmes que beiram a mediocridade é comprar uma briga e uma discussão que a Academia não está preparada para fazer neste momento em que busca sua própria identidade e sua autocrítica.

CINEMA E PIPOCA: Qual a maior dificuldade para publicar uma revista de Cinema no mercado brasileiro ?

REVISTA PIPOCA MODERNA: Estar na banca, numa década em que claramente o negócio é a Internet. Banca no Brasil é um negócio medieval, feudo mesmo, onde uma única empresa tem o monopólio nacional de distribuição, estabelece regras, taxa, sobretaxa, metas, reparte, etc. Chegar na banca é para poucos. Ficar na banca para menos ainda. Curiosamente, as agências de publicidade são as fiadoras do negócio revista nessa terra. O conservadorismo do meio publicitário é só que impede a morte do papel.

CINEMA E PIPOCA: ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO pode ser o início (ou a reinvenção) do genero terror aqui no país, ou é cedo para dizer isso?

REVISTA PIPOCA MODERNA: Encarnação do Demônio foi um tremendo fracasso comercial, então não. Mas o Brasil tem um monte de cineastas independentes fazendo terror barato em 16mm ou digital. É uma tradição que vem desde a década de 80. O problema é que esses filmes não chegam ao público - nem a lugar nenhum. Então, há produção, não há os meios de distribuição.

CINEMA E PIPOCA: Hoje em dia a pirataria (principalmente de DVDs) chegou numa espécie de ápice, onde 99 % da população acha mais coerente comprar um filme no camelô, do que alugá-lo. Vocês vêem alguma saída para essa "irracionalidade social" ?

REVISTA PIPOCA MODERNA: A cultura do camelô rende debate polêmico. Eu francamente não acho que quem compra filme de camelô é comprador de DVD. Esse público não é colecionador. Também não vai ao cinema. Vc sabe quanto custa um ingresso de cinema? Os cinemas mudaram para os shoppings por um motivo: é para quem tem carro, dinheiro para pagar o estacionamento, pagar o lanche e a pipoca fria de mais de R$ 5. Então, o público do camelô não é o público do cinema. Essa pirataria não está afetando esse negócio. Quem está sofrento é a locadora pequena de bairro, que tenta alguar filmes por R$ 3 a diária e nem assim consegue. As locadoras estão fechando e tendem a acabar totalmente. As empresas de vídeo doméstico não irão lhes dar a mão, vão simplesmente migrar de plataforma. Várias distribuidoras trabalham em projetos para oferecer downloads de filmes no Brasil, como acontece em outros países - a solução da Warner para acabar com a pirataria na Coréia do Sul, país com uma das Internets mais rápidas do mundo, foi simplesmente parar de fazer DVD no país e oferecer tudo para download. Enquanto o DVD rental não acaba, as distribuidoras continuam a oferecê-lo num preço salgado. Cada filminho que vc aluga, o cara da locadora tem que pagar em torno de R$ 120 para a distribuidora. O cara vai quebrar, é óbvio, pois se não pagar, o público vai encontrar o filme que ele não comprou na locadora concorrente - ou no camelô. E olha que vc não falou em Internet na sua pergunta. È interessante ver que nem as campanhas antipirataria falam de Internet: o alvo são os "traficantes" de DVD nas ruas. Mas isso logo logo será redimensionado.

CINEMA E PIPOCA: O HOBBIT realmente sairá ? E será com GUILLERMO DEL TORO?

REVISTA PIPOCA MODERNA:
A expectativa pela prequel existe desde o fim da trilogia O Senhor dos Anéis. O livro já existia, estava pronto para ser filmado. Já estão tocando a prè-produção. A idéia é dividir o filme em dois e aí está o problema: o segundo filme será uma história inédita, ou seja, que não foi escrita por JRR Tolkien. Acabei de fechar a Pipoca Moderna com capa do Watchmen e a questão que o diretor Zack Snyder e sua mulher Deborah, que é a produtora do filme, fizeram questão de salientar é que Hollywood não trata quadrinhos como trata a literatura dita séria. Fizeram várias versões sem mudar nada de Orgulho e Preconceito, mas não tem problemas em alterar todo o contexto de um gibi, porque não consideram que o mesmo valor. É o mesmo motivo que Snyder alega para não querer se envolver numa continuação de Watchmen, não seria Alan Moore, seria um filme do estúdio. Pois o Hobbit 2 não será Tolkien.

Novamente o CINEMA E PIPOCA e seus leitores agradecem pela atenção...Abraços...

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

NA MIRA DO CHEFE

www.adorocinema.com.br
Humor negro é sub-gênero sem meios termos, ou você ama ou odeia. Às vezes ser cínico em demasia incomoda certos espectadores e aquele ridículo “costume hollywoodiano” de acostumar-nos com comédias adolescentes de gosto duvidoso, tira verdadeiro encanto de obras como este NA MIRA DO CHEFE (que na metade dá uma esfriada, devido alguns exageros aqui ou ali, retomando fôlego no ato final).

COLIN FARRELL vem acertando seus projetos, após “bolas foras” como o pífio ALEXANDRE, mantendo-se relevante e nos surpreendendo a cada atuação, seja num drama de guerra, numa empreitada de Michael Mann ou correndo pelas ruas de Brudge. Aliás, a cidade transforma-se num outro personagem, irradiando beleza em cada frame mostrado pelo diretor MARTIN MCDONAGH, nas construções antigas e imponentes. BRENDAN GLEESON (GANGUES DE NOVA YORK) e RALPH FIENNES (O LEITOR) fecham belo elenco.

Ray e Ken são matadores de aluguel, que “ganham” férias do patrão Harry, indo à cidade belga citada acima. O clima entediante deixa Ray paranóico e só após envolver-se com uma moradora local as coisas parecem fluir. Porém Ken esconde alguns segredos do parceiro, culminando numa caçado feroz por aquelas ruas.

Esquecido nos cinemas daqui, NA MIRA DO CHEFE merece ser descoberto em DVD, pelo conjunto da obra, desde fotografia, figurino, maquiagem e astros afinadíssimos, entregando-nos algo despretensioso mas de alto nível.

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: --

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

MUSAS CINEMA E PIPOCA

Nome Completo: Angelina Jolie Voight
Natural de: Los Angeles, California, EUA
Nascimento: 4 de Junho de 1975

Nem é necessário falar muito sobre esta musa - faltava ela neste quadro. Atriz que mescla filmes de ação como O PROCURADO, com dramas contundentes como A TROCA.
Ganhou fama em HACKERS e não parou mais, tendo no currículo O COLECIONADOR DE OSSOS, GAROTA INTERROMPIDA (lhe valeu o Oscar como coadjuvante), SR. E SRA. SMITH, O BOM PASTOR e etc.
Literalmente... babem!

www.horadalombra.wordpress.com

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

TROVÃO TROPICAL

www.cinemacomrapadura.com.br
É interessante presenciar comediantes dispostos a levar acidez e perspicácia aos cinemas. Foi assim em BORAT, CHUMBO GROSSO e neste TROVÃO TROPICAL, muito bem dirigido por BEN STILLER (mesclando acertos como este e desastres como COM A BOLA TODA, em sua carreira oscilante).

Vemos crítica intensa ao universo cinematográfico em diversas situações, como quando a guerra de egos dos atores durante as filmagens se torna insuportável ou mesmo na presença de produtores inescrupulosos, que visam apenas lucro.
As tendências ultrapassadas continuam escancaradas para o cinéfilo ver, tanto em frases clichês (“Não sinto mais minhas pernas !”), quanto na obviedade da Academia em indicar e premiar produções com as mesmas características artísticas.

Há junção de todas as formas de astros: STILLER é o estereótipo de Stallone, preso em franquias antigas, JACK BLACK (KING KONG) faz às vezes de Eddie Murphy e Martin Lawrence, comediantes esquecidos pelo público e ROBERT DOWNEY JR. (HOMEM DE FERRO), premiado 5 vezes com Oscar, se acha o melhor ator de todos os tempos. Este último ganha o melhor personagem (ator branco que faz pigmentação no rosto e fica negro), com diálogos geniais.

No roteiro escrito a seis mãos (JUSTIN THEROUX, STILLER e ETAN COHEN), estrelas da sétima arte protagonizam épico sobre guerra. As coisas se complicam quando o diretor irrita-se com os “momentos de estrelismo” deles e os leva ao campo de batalha real.

Participações especiais de TOBEY MAGUIRE (no sensacional início), MATTHEW MCCONAUGHEY (COMO PERDER UM HOMEM EM DEZ DIAS), NICK NOLTE (HOTEL HUANDA) e TOM CRUISE (O ÚLTIMO SAMURAI) propositadamente exagerado e se divertindo horrores.Talvez a melhor comédia do ano, vale cada segundo.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: 92 Milhões de Dólares

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

MARLEY E EU

www.adorocinema.com.brQuem nunca ouviu a frase: “O cachorro é o melhor amigo do homem !”. Atualmente poderia mudar-se para: “O cachorro é o melhor amigo das produtoras de cinema”. Nada menos que dois filmes estão nas telonas (MARLEY E EU e BOLT – SUPER CÃO) e um estreará em breve (UM HOTEL BOM PRA CACHORRO). A empatia deste tipo de personagem junto aos personagens junto aos espectadores é suficientemente forte para arrebatar belíssimas bilheterias mundo afora.

MARLEY E EU tem atributos suficientes para ser entretenimento familiar bacana, porém sem grandes novidades, tendo como fator principal química entre OWEN WILSON (BATER OU CORRER) e JENNIFER ANISTON (do seriado FRIENDS), além claro do labrador do título.Em certa altura refilma-se seqüências inteiras já vistas em BEETHOVEN por exemplo – acabando por incomodar-nos – mas quando DAVID FRANKEL (diretor) enfatiza dramas familiares o faz magnificamente, preparando terreno ao desfecho premeditado e tocante.

Quando casal compra cachorro, não imagina o tamanho da encrenca que arrumaram. O “animalzinho lindo” come sofás, ataca adestradoras, destrói máquinas de fax e tudo mais.Apesar disso, família ensina-o a comportar-se e Marley ajuda – mesmo inconscientemente – no crescimento interior das pessoas ao redor.

Preste atenção também em ERIC DANE, como melhor amigo de John Grogan, tirando boas risadas do público.Vale cada centavo do ingresso, comédia descompromissada e leve. Saímos do cinema com sorriso prazeroso e atualmente isso é raridade.

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: --

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

PALPITES PARA OSCAR 2009

www.judao.com.brA falta de BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS nas principais categorias me pegou desprevenido. Tinha plena convicção de vê-lo entre os cinco melhores filmes, porém votantes da Academia provam conservadorismo quase amador novamente.
Talvez nós estejamos errados e eles certos...
Só falta HEATH LEDGER perder como ator coadjuvante!

FILME:
- Quem Quer Ser Milionário ?

DIRETOR:
- Danny Boyle (Quem Quer Ser Milionário ?)

ATOR:
- Mickey Rourke (O Lutador)

ATRIZ:
- Kate Winslet (O Leitor)

ATOR COADJUVANTE:
- Heath Ledger (Batman - O Cavaleiro das Trevas)

ATRIZ COADJUVANTE:
- Penelope Cruz (Vicky Cristina Barcelona)

ROTEIRO ADAPTADO:
- Quem Quer Ser Milionário ?

ROTEIRO ORIGINAL:
- Wall-E

ANIMAÇÃO:
- Wall-E

FOTOGRAFIA:
- O Curioso Caso de Benjamin Button

MONTAGEM:
- Quem Quer Ser Milionário ?

FIGURINO:
- A Duquesa

DIREÇÃO DE ARTE:
- Batman - O Cavaleiro das Trevas

TRILHA SONORA:
- Quem Quer Ser um Milionário ?

CANÇÃO:
- "Down to Earth" (Wall-E)

MAQUIAGEM:
- O Curioso Caso de Benjamin Button

EDIÇÃO DE SOM:
- Batman - O Cavaleiro das Trevas

MIXAGEM DE SOM:
- Batman - O Cavaleiro das Trevas

EFEITOS ESPECIAIS:
- Batman - O Cavaleiro das Trevas

FILME ESTRANGEIRO:
- Valsa em Bashir

DOCUMENTÁRIO:
- Man on Wire

DOCUMENTÁRIO CURTA:
- The Final Inch

CURTA METRAGEM:
- New Boy

CURTA ANIMAÇÃO:
- Presto

terça-feira, fevereiro 10, 2009

ANTES DA ESTRÉIA

www.cinepop.com.brWATCHMAN – O FILME
Diretor: Zack Snyder
Elenco: Patrick Wilson, Billy Crudup, Danny Woodburn
Gênero: Ação
Lançamento: 06 de Março de 2009

A bíblia dos quadrinhos estava a bons anos na geladeira e fãs salivavam a cada novo rumor da adaptação às telonas. Eis que ZACK SNYDER capturou mínimos fragmentos na HQ 300, do mestre Frank Miller e ganhou aval para estar atrás das câmeras em WATCHMAN – O FILME.
Primeiras cenas e trailers estão arrebatadores, para nerd algum botar defeito (apesar de sempre ter objeções).
A construção dos cenários e os figurinos implementam esta trama cheia de ação e suspense.
BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS deu pontapé inicial e colocou seriedade no gênero, portanto SNYDER terá responsabilidades dobradas.

EXPECTATIVA: 9,0

www.cinepop.com.brQUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ?
Diretor: Danny Boyle
Elenco: Dav Pates, Anil Kapoor, Freida Pinto
Gênero: Drama
Lançamento: 06 de Março de 2009


Aclamado com os louros do Globo de Ouro, QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO ? é o mais novo trabalho do diretor DANNY BOYLE (TRANSPOTTING – SEM LIMITES).
A crítica especializada rasgou elogios, dando como certa sua glorificação também na noite do Oscar (isso se O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON não roubar a cena).
Com atores desconhecidos, BOYLE dirige drama impactante como só ele sabe, levando veracidade ao interessante roteiro.
E você, aposta em quem ?

EXPECTATIVA: 7,0

www.cinepop.com.brA VIDA SECRETA DAS ABELHAS
Diretor: Gina Prince-Bythewood
Elenco: Dakota Fanning, Queen Latifah, Paul Bettany, Jennifer Hudson e Alicia Keys
Gênero: Drama
Lançamento: 13 de Março de 2009


Após alguns anos fora das telonas DAKOTA FANNING (CHAMAS DA VINGANÇA) impõe novamente sua enorme capacidade dramática, encabeçando elenco que conta com nomes como QUEEN LATIFAH (A CASA CAIU), PAUL BETTANY (O CÓDIGO DA VINCI), JENNIFER HUDSON (DREAMGIRLS) e a cantora ALICIA KEYS tentando espaço em outra mídia.A VIDA SECRETA DAS ABELHAS é dirigido pela desconhecida GINA PRINCE-BYTHEWOOD, tendo roteiro interessante. Basta agora torcer para a película ser ao menos relevante.

EXPECTATIVA: 6,0

www.cinepop.com.brABISMO DO MEDO 2
Diretor: Jon Harris
Elenco: Shauna MacDonald, Natalie Mendoza, MyAnna Buring
Gênero: Terror
Lançamento: 27 de Março de 2009


Desnecessária. Esta é a palavra que define ABISMO DO MEDO 2, terror psicológico que provavelmente cairá nas “armadilhas das continuações”.
Se o primeiro episódio foi verdadeiramente angustiante, como uma descida ao inferno, aqui será apenas reprise das seqüências impactantes e sanguinárias de outrora e a cara de pau é tanta que usará a única sobrevivente, juntamente com as amigas (mostradas em flashbacks). Preguiça da brava.

EXPECTATIVA: 3,0

segunda-feira, fevereiro 09, 2009

VERÔNICA

www.cinepop.com.br
Diferentemente do roteiro em ÚLTIMA PARADA – 174, VERÔNICA mostra que nem sempre quem é pobre vira marginal. Também comenta sobre o estado deplorável da nossa educação sem cair nas armadilhas costumeiras dos dramas nacionais.MAURÍCIO FARIAS (O CORONEL E O LOBISOMEM) compõe roteiro lotado de suspense implacável, onde cada segundo parece ser o último – apesar do terço inicial ser bastante morno.

VERÔNICA é única e exclusivamente de ANDRÉA BELTRÃO (GRANDE FAMÍLIA – O FILME), que dá a professora ternura, compaixão e certa arrogância quando lhe é necessário. MATHEUS DE SÁ - interpreta o garotinho Leandro – tem personalidade suficiente para impor-se bem nas seqüências fortes. MARCO RICCA (O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA), fazendo policial corrupto, serve apenas como mero coadjuvante, mesmo que ao longo do filme FARIAS dê a ele certa importância, tentando tira-lo do ostracismo.

Quando os pais de Leandro são brutalmente assassinados na favela onde moravam - espectadores ficam sabendo o porque da atitude ao longo da trama –, Verônica leva-o para casa sem saber que o garoto trazia consigo, pen-drive com informações sobre envolvimento da polícia no tráfico.Paulo, ex-marido dela pode estar envolvido no esquema e bandidos literalmente saem à caça dos fugitivos.

Após anos e anos escondendo verdadeiro talento por trás da cabeleireira no seriado global, BELTRÃO transforma-se no coração e alma deste filmaço, que irradia atitude e competência.

NOTA: 7,5
ORÇAMENTO: --

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

QUASE DEUSES

www.xgoogle.com.br
Hollywood ama esquecer alguns atores e atrizes talentosos e com potencial dramático incrível. Vejam por exemplo BARRY PEPPER, que estrelou O RESGATE DO SOLDADO RYAN e convenceu, apesar da persona de Tom Hanks chamar mais atenção, DESÁFIO NO ÁRTICO fabuloso conto sobre esperança e fé e 3 ENTERROS, onde junto com Tommy Lee Jones fez western moderno. MOS DEF (16 QUADRAS) é outro nitidamente ignorado, mas neste QUASE DEUSES, prova não ficar devendo em nada a um Don Cheadle, por exemplo.

Ele e ALAN RICKMAN (SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET) como médico impulsivo e ao mesmo tempo piedoso, são a alma de uma direção que cairia num pastiche medonho e sonolento. A fotografia levemente esbranquiçada no primeiro ato contrastam bem as atrocidades vividas pelos negros na época. Viajamos aproximadamente 40 anos – em segundo plano há 2ª Guerra Mundial, importantes revoluções e etc. – e o cuidado com locações fica evidente. Um dos “poréns” está no fraco tratamento dado à maquiagem no desfecho, onde mesmo passando várias décadas ninguém parece envelhecer.

Vivien Thomas sonha ser médico e luta contra meio mundo para realizar tal meta, o problema está na discriminação racial sofrida por ele. Consegue então proeza inacreditável para época (salva garoto de rara doença), com ajuda do “mentor” Alfred Blalock.

Até mesmo costumeiros clichês (presentes nessas obras desde quando o cinema nasceu), são categoricamente driblados ou passam diante de nós sutil e elegantemente. Película agradabilíssima, inspirado num fato real.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: --

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

MUSAS CINEMA E PIPOCA

Nome de Nascimento: Emilie de Ravin
Cidade: Mount Eliza, Austrália
Nascimento: 27 de Dezembro de 1981

Você, provavelmente a conhecerá como a "Claire" de LOST, porém esta Musa participou também de VIAGEM MALDITA em 2006 e este ano a veremos em PUBLIC ENEMIES.
Na TV também filmou ROSWELL.
Esperamos vê-lo outras vezes, afinal de contas, é uma belíssima loira!


www.comicsplace.net

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

UM DIA DE CÃO

www.submarino.com.br
Sedento por uma história visceral e inteligente, SIDNEY LUMET (ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO) traça em UM DIA DE CÃO momentos tensos, deixando os espectadores quase sem fôlego e salpicando um humor sutil e quase imperceptível, num longa que ainda hoje, 34 anos após seu lançamento causa impressão bastante positiva ao verdadeiro cinéfilo.

Temos grande acerto já nos minutos iniciais, onde várias imagens lotadas de contrastes, causam um impacto perturbador. AL PACINO (O PODEROSO CHEFÃO) e JOHN CAZALE (O PODEROSO CHEFÃO) estão tão naturais que, mesmo como supostos vilões, conseguem empatia imediata do público.

No roteiro, um assalto rápido, transforma-se numa grande atração televisiva, onde mídia – sempre inescrupulosa – e polícia mostram-se tão despreparados quanto os criminosos – que ganham confiança até dos reféns. Quando Sonny sai e é ovacionado pela multidão aglomerada em frente ao banco, prova-se a inversão de valores dentro de uma sociedade tremendamente arrogante e individualista (tendo aí seus “15 minutos de fama”).

A apresentação dos protagonistas é quase inexistente, jogando-nos abruptamente às atitudes explosivas de Sonny e Sal. O fato de ser filmado em no máximo duas ou três locações facilitaria o processo de irrelevância, mas a câmera ágil do diretor mantém o nível de suspense sempre elevado, fora que faz um embate entre homossexualismo, numa época onde o tema era praticamente proibido. UM DIA DE CÃO transformou-se de fato, numa obra prima... recomendadíssimo.

NOTA: 8,5
ORÇAMENTO: --
Related Posts with Thumbnails