sexta-feira, setembro 24, 2010

A MOSCA

cinedica.com.br

Filmes como FOME ANIMAL, EVIL DEAD – A MORTE DO DEMÔNIO e até mesmo ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO, sempre me atraíram e por isso A MOSCA, foi um programaço para meu fim de tarde.
O roteiro tem tudo que o fã do sub-gênero gosta: o cientista nerd com sinais de loucura (sua experiência apenas aflora essa característica), muita nojeira, gosmas e salivas ácidas, transformações absurdas e a violência quase irresponsável do diretor.

Mas em certos pontos, o longa envelheceu mal e há passagens pouco resolvidas (o lance do 'repórter inescrupuloso' está defasado e a seqüência de Seth Brundle tendo a idéia da solução para o problema do tele-transporte é jogada ao público de forma rápida demais), sem contar JOHN GETZ, péssimo na sua interpretação, diferentemente do canastrão e aterrorizante JEFF GOLDBLUM (GODZILLA).

Ao contrário do que pode parecer, existe a questão que DAVID CRONENBERG (SENHORES DO CRIME), usou metaforicamente a transformação do indivíduo, não física como está exposta, mas psicologicamente... pois o cara tinha tudo e vai se afundando cada vez mais em atitudes incertas. Vemos inicialmente a mutação de forma sutil, para depois tornar-se gradativa e rápida.

O cientista Seth Brundle cria uma máquina de tele-transporte, porém sua experiência só dá certo com objetos inanimados. Num momento de inspiração, monta a fórmula correta e vai testá-la num macaco e dá certo. Na hora em que faz o experimento nele mesmo, uma mosca entra na cabine e seu gene misturado com a do inseto, culminando numa fusão apavorante.

O desfecho é ultra-trash e a maquiagem asquerosa, assim como o fato dele guardar dentes, orelhas e todas as partes do seu corpo que se 'desprenderam' num armário, criando uma espécie de ‘museu’, para lembrá-lo do ser humano que um dia foi.
Nesta mescla de gêneros e situações CRONENBERG encontra o timming ideal para ser gore e crítico, tomando um rumo que deixa o espectador com um ‘sorriso maroto’ ao subirem os créditos.

Título Original: The Fly
Ano Lançamento: 1986 (EUA)
Dir: David Cronenberg
Elenco: Jeff Goldblum, Geena Davis, John Getz, Joy Boushel, Leslie Carlson, George Chuvalo, David Cronenberg


ORÇAMENTO: 15 Milhões de Dólares

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails