sexta-feira, julho 30, 2010

DESENROLA

anafrancadesign.com.br

Essa safra de diretores e diretoras nacionais, vem conseguindo moldar muito bem (ao menos nos cinemas), a juventude atual, sem as ‘maquiagens’ impostas pelas babaquices globais, como Malhação, que estupra qualquer resquício de inteligência, jogando pré-adolescentes de classe alta, que vivem em um ‘mundinho paralelo’ ao nosso.

ROSANE SVARTMAN (MAIS UMA VEZ AMOR), assim como Laís Bodanzki e seu AS MELHORES COISAS DO MUNDO, preza pelo diálogo inteligente, colocando dentro do roteiro, uma salada de referências como a internet e o grau de exposição nestes tempos de Youtube, e toma o máximo de cuidado para não parecer piegas ou tratar-nos como idiotas ‘aborrecentes’.

Infelizmente, a presença de PEDRO BIAL (achei que eu estava assistindo ao Big Brother Brasil, e isso me incomodou muito), foi desnecessária e um ator de verdade, poderia representar muito melhor um professor, do que ele. Fora isso, o restante do elenco é de uma doçura e simpatia absurdas, a começar pela protagonista OLÍVIA TORRES e sua beleza diferenciada, passando por LUCAS SALLES, até chegar em KAYKY BRITO, que não ofende, nem prejudica o time.

Priscila, uma jovem de 16 anos, que está no ensino médio e resolve passar um fim de semana na praia, com os amigos da escola. Ela sente uma atração por Rafa, que tem o típico jeitão de cafajeste e todas as meninas aos seus pés. Na outra ‘ponta’ dessa história está Boca, que após ter um vídeo postado na internet, onde diz ter transado com Priscila, percebe sentir atração por ela.

Talvez se transferíssemos todos esses detalhes do cinema para a TV, teríamos uma gama abrangente, que mostrasse realmente quem são os jovens.
Dar uma missão como a de Malhação, nas mãos de diretores incompetentes e dispostos a fazer mais do mesmo é simples... difícil mesmo seria agitar uma mudança radical nas grades das emissoras!

Título Original: Desenrola - O Filme
Ano Lançamento: 2010 (Reino Unido)
Dir.: Rosane Svartman
Elenco: Olívia Torres, Lucas Salles, Kayky Brito, Letícia Spiller, Juliana Paiva, Daniel Passi

ORÇAMENTO: --

quinta-feira, julho 29, 2010

DIÁRIO DE UM CINÉFILO # 10

Olá querido ‘blog-diário’...

E Sylvester Stallone, numa de suas entrevistas para promover OS MERCENÁRIOS, profana tal frase: “"Lá (no Brasil) você pode atirar nas pessoas, explodir coisas e eles dizem - 'Obrigado! E aqui está um macaco para você levar para casa'.
Não poderíamos ter feito o que fizemos (em outro lugar). Explodimos muita terra. Parecia assim: 'todo mundo traz o cachorro quente. Vamos fazer um churrasco. Vamos explodir essa cidade".

E a população brasileira, que só é patriota de 4 em 4 anos e adora tirar sarro da ‘desgraça alheia’ – as piadas do goleiro Bruno, que pipocam na web..., ou as milhões de frases contra os portugueses – revolta-se, pois ficaram indignadas com essas palavras agressivas, sujas, maldosas e revoltantes.... é, realmente o politicamente incorreto acabou, que pena!

Dane-se o que Sly falou, isso não vai nem melhorar e nem piorar a visão que os gringos tem daqui (bundas, carnaval e futebol, basicamente)... e um amigo meu ainda me pergunta o que achei daquilo tudo...
Honestamente, não achei nada, aliás, acho sim... acho que deveríamos perceber que, uma boa parte dos nossos compatriotas, vivem na merda mesmo, na miséria, sem água, saneamento básico, educação e etc e apenas 1% tem a mordomia de viver em mansões de luxo.

Gostaria honestamente de ser poupado de toda essa balela horripilante, que não tem sentido... aliás, sentido teria, se também parássemos de fazer piada de toda e qualquer tosquice que aparece na TV.
Então, assim como na postagem anterior, peço-lhes para olharem ‘o próprio umbigo’. Talvez, por ele não ter falado nenhuma mentira, é que a repercussão tenha sido tão grande!

Bom diário, volto a ‘trocar idéias’ com você qualquer dia desses...
Acho que por hoje é só!

Escrito em: 29 / 07 / 2010

quarta-feira, julho 28, 2010

TOP CP - 5 MAIORES JOGOS MODERNOS DE TABULEIRO

Os jogos de tabuleiro divertiram a minha infância e, algumas vezes, continuam a ser usados por mim e pela minha família e amigos, para passar o tempo e divertir! Aqui, são os 5 melhores jogos, selecionados por mim!

1- Detetive

Clássico jogo, lançado pela Estrela. Em DETETIVE, os jogadores terão que desvendar um crime misterioso, tentando descobrir qual a arma utilizada, quem foi o assassino e em que cômodo da casa a vítima foi morta.
2- Scotland Yard
Lançado pela Grow, SCOTLAND YARD é um jogo de detetive, onde você visita lugares, recolhe pistas e monta o quebra cabeças, para desvendar os crimes. São 100 histórias e nem sempre conseguir as pistas é o suficiente... tendo que usar o raciocínio e a lógica!3- War
WAR foi lançado pela Grow no Brasil, com o intuito de 'diversão também para adultos'. Nele, você traça planos, guerrea com seus adversários, faz alianças e tenta cumprir seu objetivo final!4- Imagem e Ação
Com 30 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, IMAGEM E AÇÃO é um jogo onde, você precisa transmitir aos jogadores da sua equipe as palavras e expressões sorteadas, por meio de desenhos. Uma diversão muito boa e engraçada!5- Perfil 2
Talvez o jogo mais novo da lista, PERFIL 2, tem como objetivo, fazer o jogador acertar qual palavra está escrita na cartela, por meio de 20 dicas. É ideal para se jogar com um grande número de pessoas!Hors concours- Banco Imobiliário
Um dos jogos mais conhecidos mundialmente, BANCO IMOBILIÁRIO foi lançado em 1935, licenciado em 80 países e produzido em 26 línguas. Mais de 200 milhões de unidades já foram vendidas.

terça-feira, julho 27, 2010

KICK ASS - QUEBRANDO TUDO

adorocinema.com

Se Quentin Tarantino ousou em manipular a cultura pop em diálogos açucarados (CÃES DE ALUGUEL, PULP FICTION e JACK BROWN são exemplos disso), MATTHEW VAUGH (NEM TUDO É O QUE PARECE) extrapolou os limites e KICK-ASS – QUEBRANDO TUDO, talvez seja o mais expoente filme sobre ‘heróis sem poderes’ dos últimos tempos.

Colorido e suficientemente rápido para fazerem os espectadores pularem da cadeira, a película começa um pouco morna e AARON JOHNSON (O SENHOR DOS LADRÕES) demora a entrar no clima imposto pelo diretor. Já a sensacional CHLOE MORETZ (500 DIAS COM ELA) é um arraso só e faz de Hit-Girl uma das personagens femininas mais arrasadoras dos últimos cinco anos. E NICOLAS CAGE (O SENHOR DAS ARMAS), finalmente não atrapalha, indo até razoavelmente bem!

A violência é explícita (com pernas cortadas, balas na cabeça e ângulos nervosos), mas a mistura certeira entre gangsters, pessoas encapuzadas, sangue e diálogos absurdamente maravilhosos (e a animação estupenda no meio da trama), são quase um complemento para o ato final!

Dave Lizewski é um nerd, que decide transformar-se num herói e compra pela internet uma roupa de mergulho ridícula, para sair em defesa dos fracos e oprimidos. O problema é que, em sua primeira investida como Kick-Ass, toma uma facada e é atropelado, mas após recuperar-se, acaba conhecendo outros super-heróis (estes mais bem treinados) e indo à caça do chefão Frank D'Amico.

Inspirado na HQ de Mark Millar, VAUGH usa seqüências de luta bastante limpas e sem grandes trucagens, para dar maior impacto e reverencia sem medo Batman, Homem Aranha e Superman.
No fim das contas, a vontade é de comprar uma roupa tosca e sair dando porrada nos mal-feitores pela rua... e vivam os nerds!

Título Original: Kick Ass
Ano Lançamento:
2010 (Reino Unido)

Dir.:
Matthew Vaughn
Elenco: Aaron Johnson, Nicolas Cage, Chloe Moretz, Christopher Mintz-Plasse, Mark Strong, Lyndsy Fonseca

ORÇAMENTO: 30 Milhões de Dólares

sexta-feira, julho 23, 2010

O CAÇADOR

leokidman-nosfazemosadiferenca.blogspot.com

O cinema coreano, de uns tempos para cá vem dando passos largos para uma hegemonia criativa, pouco vista em outros países. Obviamente que, assim como no Brasil, os filmes de lá levam peculiaridades ímpares, que poderiam divagar com nosso modo de pensar e ver tais obras. Porém, nomes como Park Chan-Wook, Bong Joon-ho, Je gyu Kang ou mesmo o diretor deste O CAÇADOR, HONG-JIN NA, ultrapassam limites culturais e nos presenteiam com obras de rara beleza e percepção.

A violência aqui é crua e desde os primeiros instantes, o roteiro insere um suspense quase insuportável para o espectador (assim como escancara uma crítica ao sistema judicial), ainda mais, por saberem usar a fotografia escurecida para o próprio benefício, sem exageros ou panfletagens baratas.
Diferentemente de títulos como OLD BOY, O HOSPEDEIRO e A IRMANDADE DA GUERRA, o tom sarcástico (que sempre é inserido no meio das tramas por lá), pode até existir, mas é ofuscado pelos diálogos cortantes e pelos enquadramentos geniais.

Jung-ho é ex-policial, que ganha a vida como cafetão. Ultimamente várias de suas garotas sumiram, deixando-o lotado de dívidas. Num dia, Mi-jin é enviada para um cliente e também desaparece e após algumas coincidências, Jung-ho decide ir atrás do homem, pois desconfia ser ele o ‘seqüestrador’. Ao ser preso, o jovem confessa o crime, mas, sem provas concretas é solto e o ex-policial, decide ir sozinho e investigar o paradeiro da garota.

A química entre o detetive e a garotinha, filha de Mi-jin, poderia dar à película ares de canastrice, mas apenas aumenta o poder da história e crava O CAÇADOR como um dos grandes achados do gênero policial dos últimos tempos.
Outra coisa pouco comum, é a tensão, que surge ultra-potente no primeiro ato, diminui para dar espaço ao drama no meio e retorna com igual força no terço final.
Que a criatividade oriental, continue elevada por várias e várias décadas!

Título Original: Chugyeogja
Ano Lançamento: 2008 (Coréia do Sul)
Dir.: Hong-jin Na
Elenco: Yun-seok Kim, Jung-woo Ha, Yeong-hie Seo, In-gi Jung, Hyo-ju Park

ORÇAMENTO: --

quinta-feira, julho 22, 2010

DIÁRIO DE UM CINÉFILO # 9

Olá querido ‘blog-diário’...

Não, eu não sou ateu...
Mas, provavelmente após esta postagem, muitos que lerem dirão que eu sou!

Estávamos nós, do Grupo de Jovens, fazendo o que fazemos todos os Sábados, ou seja, nos reunindo para conversar sobre um tema específico...
Papo vai, papo vem, surgiu na pauta a “Renovação Carismática” e eu e meu irmão, fomos categóricos em discordar de toda aquela pregação exagerada que é feita por lá (já vejo a ira nos olhos de muita gente, após ler isso).

Concordo plenamente que a religião é fundamental para as pessoas, mas acho interessante o fato de que, quem é muito ligado ao meio, ficar meio cego (tipo como acontece no filme ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA), e não perceber que podemos debater e não aceitar certos termos que a Igreja nos impõe. Como por exemplo, a proibição pelo Vaticano, em relação ao uso de preservativos... infelizmente a mentalidade dos mandatários parece ter parado no tempo, e provavelmente ainda esteja no século XV, tamanha falta de bom senso, para perceberem que mudamos... sim, a juventude mudou e até mesmo esta ‘entidade santa’ mudou!

No meio do debate, frases como: “Vocês falam tudo isso, por falta de conhecimento”, foram ditas.
Mas, ninguém admite que, por vezes a falta de conhecimento (ou a tal cegueira) seja muito mais deles, do que nossa (que temos, ao menos, um pouco mais de coragem e pulso firme, para debater tais situações)...
Não quero ser hipócrita, e dizer que estou certo em tudo, mas gostaria de discutir, sem parecer que estou xingando ou, como disse o PC Siqueira em seu canal no YouTube, ofendendo pessoalmente o outro.

Talvez, se tentássemos entender melhor a maneira do outro pensar, (e que se dane se ele é católico, evangélico, budista, ateu ou acredita no cosmo), guerras deixariam de existir e toda essa falsidade em relação ao ‘livre arbítrio’ e ao capitalismo também (pois o Catolicismo prega que não devemos nos apegar aos bens materiais, mas algumas Igrejas são construídas com ouro maciço...).

O interessante é que pregam, por exemplo o não adultério, mas traem, pregam a irmandade entre todos, mas, todos sabemos que não é bem assim... então, para finalizar este texto, gostaria de pedir para você: antes de julgarem esta postagem, procurem julgarem-se antes e verem os próprios defeitos!

Bom diário, volto a ‘trocar idéias’ com você qualquer dia desses...
Acho que por hoje é só!

Escrito em: 13 / 07 / 2010

quarta-feira, julho 21, 2010

ENTREVISTA COM WENDEL BEZERRA

100grana.files.wordpress.comPara quem não reconhece logo de cara, este da foto acima, é dono das vozes nacionais de nada menos que Goku, Bob Esponja e o 'quase vampiro' Edward da saga Crepúsculo.
Conseguimos uma entrevista com ele, que você confere logo abaixo... mas antes, gostaria de agradecê-lo imensamente pela atenção ao Cinema e Pipoca!
Então vamos lá:

CINEMA E PIPOCA: Qual foi seu primeiro trabalho como dublador e qual o personagem que mais gostou de fazer ?
WENDEL BEZERRA: Pra ser sincero, realmente não me lembro da 1a dublagem, pois faz muito tempo, mais de 28 anos (tenho 36 hoje). Porém, a primeira a ter destaque foi o Jamie da série "Super Vicky", que passava na sessão comédia da globo nos anos 80. Goku de DBZ e Bob Esponja são os personagens por quem mais tenho carinho, pois mudaram minha vida profissional, mas tem inúmeros personagens e atores que adorei dublar.

CP: O mercado de dubladores aqui no Brasil é bastante abrangente ? Tem como viver só desta profissão ?
WB: É um mercado com muitas oscilações, pois é bastante sazonal, mas os bons e verdadeiros profissionais do mercado vivem, e bem, exclusivamente de dublagem.

CP: Você prefere dublar filmes ou desenhos animados ? Por que ?
WB: Pra mim, não existe essa preferência. Eu amo dublar. Existem desenhos chatos e legais, assim como filmes e seriados Live Action.

CP: Como surgiu o personagem Goku na sua carreira ?
WB: O Goku surgiu através de um teste a pedido da Tv Bandeirantes. Alguns dubladores de 1o escalão fizeram tal teste e, felizmente, eu fui escolhido.

CP: Muita gente te reconhece, como 'a voz de Edward' de Crepúsculo ?
WB: Não, até hoje ninguém associou minha voz ao "Edward", mas ao Goku já aconteceu algumas vezes.

CP: O que você acha dos filmes da saga Crepúsculo ?
WB: Eu gostei bastante e tenho achado um melhor que o outro. Tenho muito orgulho de poder fazer parte de um projeto tão bom e de tanto sucesso como esse.

CP: Para finalizar... o que é necessário para quem quer iniciar na carreira de dublador ?
WB: É importante fazer um curso de dublagem hoje em dia. Por isso, indico o meu, que realmente acredito ser o melhor de São Paulo. www.universidadededublagem.com.br
Para quem é maior de idade, é essencial também possuir o registro profissional de ator.

Obrigado e grande abraço,
Wendel Bezerra

terça-feira, julho 20, 2010

ABISMO DO MEDO 2

www.downsfree.biz

Alguns produtores perdem a oportunidade de manterem bons filmes no inconsciente coletivo, e jogam aos espectadores continuações medíocres e feito às pressas, apenas para faturarem uma ‘grana extra’. Foi assim com JOGOS MORTAIS, ANJOS DA NOITE e com este ABISMO DO MEDO, que precisou de apenas 4 anos para ganhar uma continuação.

Nada aqui é novo, e já era de se esperar tal comentário, até porque é bem mais prático entupir sua tela com litros de sangue, do que tentar contar, mais à fundo o que seriam as tais criaturas abissais e assassinas, que gritam feito um... bem, feito um monstro da caverna mesmo!
O diálogo entre Sarah e o policial, no início do filme é triste de acompanhar, mas salvam-se uns sustos aqui e outros ali e o contínuo clima de claustrofobia (apesar de ser menos intenso que o anterior, o diretor JON HARRIS provou entender do assunto).

Sarah foge da caverna e um morador local, encontra a jovem totalmente desorientada e assustada. O policial Vaines, desconfia que a garota tenha sido a responsável pelo desaparecimento das amigas e a obriga a descer novamente na caverna.
Presos lá, após um desmoronamento, eles tentam desesperadamente fugir e dão de cara com as criaturas mortais e sedentas por carne humana!

Exagerando ainda mais na violência explícita e gore, ABISMO DO MEDO 2 é uma clichezada só (com um desfecho dos mais vergonhosos da minha vida), que se segura na figura de SHAUNA MCDONALD, pois seus ‘companheiros de aventura’ poderiam ser devorados na primeira cena, que não sentiríamos a falta deles.
Sem NEIL MARSHALL na direção (ele foi apenas produtor executivo), a seqüência até homenageia o primeiro ‘episódio’ bem, mas é pouco... os fãs (e eu me incluo nisso), queriam mais e acabaram tendo, mais do mesmo!

Título Original: The Descent: Part 2
Ano Lançamento: 2009 (Reino Unido)
Dir.: Jon Harris
Elenco: Shauna Macdonald, Natalie Jackson Mendoza, Krysten Cummings, Gavan O'Herlihy, Joshua Dallas, Anna Skellern

ORÇAMENTO: 10 Milhões de Dólares

sexta-feira, julho 16, 2010

IRONIAS DO AMOR

adorocinema.com

O dilema aqui é, até que ponto o espectador consegue suportar um par romântico tão desconectado quanto JESSE BRADFORD (A CONQUISTA DA HONRA) e ELISHA CUTHBERT (UM SHOW DE VIZINHA) ?
Ele, parece ter problemas de expressão facial e ela rompe todas as barreiras da ‘vergonha alheia’, com suas dancinhas toscas.

YANN SAMUELL (que não fez nada digno de nota), dirige e compromete ainda mais o longa, com uma edição tão simplista e uma fotografia tão manjada que irritam.
Na trilha sonora, batidas previsíveis – como se precisássemos de ajuda, para entender quando temos que nos emocionar - e AUSTIN BASIS, ridículo no papel de melhor amigo de Charlie.

Após um encontro nada peculiar no metrô, Charlie e Jordan começam a sair e a paixão é instantânea. Mas, ao contrário dele, que é todo ‘certinho’, ela é completamente maluca.
É um relacionamento que tinha tudo para dar errado, mas pela ‘ironia’ do destino (e de Hollywood), acaba conectando-se de alguma forma.

A grande vantagem, é o tempo curto e as poucas tiradas bacanas, mas nada salva um produto quando não existe um grande ‘chefe’ por trás das câmeras.
IRONIAS DO AMOR é uma refilmagem do coreano, YEOPGIJEOGIN GEUNYEO e requer paciência e insônia profunda, para não cair no sono no meio da película!

Título Original: My Sassy Girl
Ano Lançamento: 2008 (EUA)
Dir.: Yann Samuel
Elenco: Elisha Cuthbert, Jesse Bradford, Austin Basis, Chris Sarandon, Jay Patterson, Brian Reddy

ORÇAMENTO: --

quinta-feira, julho 15, 2010

19º OSCARZINHO

Como é de praxe... após as 20 últimas críticas, o CINEMA E PIPOCA faz o Oscarzinho e 'premia' os melhores e piores filmes em diversas categorias.

OS PIORES

Pior Ação / Aventura
- FÚRIA DE TITÃS
- RESIDENT EVIL – REGENERAÇÃO *
- ALIENS – O RESGATE
- ENCONTRO EXPLOSIVO

Pior Cena de Ação
- Luta Final dos Anjos (LEGIÃO)
- Luta contra Kraken (FÚRIA DE TITÃS)
- Alice contra o Dragão (ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS)
- Qualquer cena que contenha morte (PREMONIÇÃO 4)
- Luta Final (ALIENS – O RESGATE) *

Pior Terror / Suspense
- LEGIÃO
- RESIDENT EVIL – REGENERAÇÃO
- ALIENS – O RESGATE
- PREMONIÇÃO 4 *

Pior Efeitos Especiais
- LEGIÃO
- PREMONIÇÃO 4
- ALIENS – O RESGATE *

Pior Maquiagem
- LEMBRANÇAS
- PREMONIÇÃO 4 *
- ALIENS – O RESGATE

Pior Ator Coadjuvante
- Lucas Black (LEGIÃO)
- Liam Neeson (FÚRIA DE TITÃS) *
- Mykelti Williamson (PREMONIÇÃO 4)
- Peter Saarsgard (ENCONTRO EXPLOSIVO)

Pior Atriz Coadjuvante
- Kate Walsh (LEGIÃO)
- Krista Allen (PREMONIÇÃO 4) *
- Carrie Henn (ALIENS – O RESGATE)

Pior Ator
- John Travolta (DUPLA IMPLACÁVEL)
- Sam Worthington (FÚRIA DE TITÃS)
- Willian Hope (ALIENS – O RESGATE) *
- Tom Cruise (ENCONTRO EXPLOSIVO)

Pior Atriz
- Adrianne Palicki (LEGIÃO)
- Gemma Arterton (FÚRIA DE TITÃS)
- Emilie deRavin (LEMBRANÇAS)
- Shantel VanSanten (PREMONIÇÃO 4) *
- Cameron Diaz (ENCONTRO EXPLOSIVO)

Pior Revelação
- Bobby Campo (ator PREMONIÇÃO 4) *
- Scott Charles Stewart (diretor LEGIÃO)
- Makoto Kamiya (diretor RESIDENT EVIL – DEGENERAÇÃO)
- Carrie Henn (atriz coadjuvante ALIENS – O RESGATE)

Pior Roteiro
- ENCONTRO EXPLOSIVO
- LEGIÃO
- FÚRIA DE TITÃS
- PREMONIÇÃO 4 *
- ALIENS – O RESGATE

Pior Diretor
- Scott Charles Stewart (LEGIÃO)
- Makoto Kamiya (RESIDENT EVIL – DEGENERAÇÃO)
- Tim Burton (ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS)
- David R. Ellis (PREMONIÇÃO 4) *
- James Mangold (ENCONTRO EXPLOSIVO)

Pior Filme
- LEGIÃO
- RESIDENT EVIL – DEGENERAÇÃO
- PREMONIÇÃO 4 *
- ALIENS – O RESGATE
- ENCONTRO EXPLOSIVO

Os Premiados foram:
- PREMONIÇÃO 4 (8): Pior Terror / Suspense - Pior Maquiagem - Pior Atriz Coadjuvante - Pior Atriz - Pior Revelação – Pior Roteiro – Pior Diretor – Pior Filme
- ALIENS – O RESGATE (3): Pior Cena de Ação - Pior Efeitos Especiais - Pior Ator
- RESIDENT EVIL – DEGENERAÇÃO (1): Pior Ação / Aventura
- FÚRIA DE TITÃS (1): Pior Ator Coadjuvante

OS MELHORES

Melhor Ação / Aventura
- 24 HORAS – A REDENÇÃO
- ALIENS – O 8º PASSAGEIRO
- ALIEN 3
- TOY STORY 3
- ULTIMATO BOURNE *

Melhor Cena Ação
- Perseguição ao carro (DUPLA IMPLACÁVEL)
- Qualquer cena de ação (ULTIMATO BOURNE)
- Cena Final (ALIEN – O 8º PASSAGEIRO)
- Cena Inicial (TOY STORY 3) *

Melhor Terror / Suspense
- ILHA DO MEDO
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO *
- LUNAR

Melhor Ficção
- LUNAR
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO *

Melhor Drama
- O IMAGINÁRIO MUNDO DO DR. PARNASSUS
- ILHA DO MEDO
- ANJOS DO SOL *
- INVICTUS
- A ESTRADA

Melhor Efeitos Especiais
- FÚRIA DE TITÃS
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS *
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO

Melhor Figurino
- O IMAGINÁRIO MUNDO DO DR. PARNASSUS
- ILHA DO MEDO
- A ESTRADA
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS *

Melhor Maquiagem
- O IMAGINÁRIO MUNDO DO DR. PARNASSUS
- ILHA DO MEDO
- A ESTRADA *
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO

Melhor Fotografia
- O IMAGINÁRIO MUNDO DO DR. PARNASSUS
- ULTIMATO BOURNE
- ILHA DO MEDO
- INVICTUS
- A ESTRADA *

Melhor Edição de Som
- DUPLA IMPLACÁVEL
- ULTIMATO BOURNE *
- ILHA DO MEDO
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Melhor Ator Coadjuvante
- David Strathairn (ULTIMATO BOURNE)
- Mark Ruffalo (ILHA DO MEDO)
- Matt Damon (INVICTUS)
- Robert Duvall (A ESTRADA) *
- Kodi Smit-McPhee (A ESTRADA)

Melhor Atriz Coadjuvante
- Darlene Glória (ANJOS DO SOL)
- Charlize Theron (A ESTRADA)
- Helena Bonhan Carter (ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS) *

Melhor Ator
- Morgan Freeman (INVICTUS)
- Leonardo Di Caprio (ILHA DO MEDO)
- Antônio Calloni (ANJOS DO SOL)
- Sam Rockwell (LUNAR) *
- Viggo Mortensen (A ESTRADA)

Melhor Atriz
- Fernanda Carvalho (ANJOS DO SOL)
- Sigourney Weaver (ALIEN – O 8º PASSAGEIRO) *

Melhor Revelação
- Fernanda Carvalho (atriz ANJOS DO SOL)
- Duncan Jones (diretor LUNAR) *
- Kodi Smit-McPhee (ator coadjuvante A ESTRADA)

Melhor Roteiro
- ULTIMATO BOURNE
- ILHA DO MEDO
- LUNAR *
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO
- TOY STORY 3

Melhor Diretor
- Paul Greengrass (ULTIMATO BOURNE)
- Martin Scorsese (ILHA DO MEDO)
- Rudi Lagemann (ANJOS DO SOL)
- Duncan Jones (LUNAR)
- Ridley Scott (ALIEN – O 8º PASSAGEIRO) *
- Lee Unkrich (TOY STORY 3)

Melhor Filme
- ULTIMATO BOURNE
- ILHA DO MEDO
- LUNAR
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO *
- TOY STORY 3

Os Premiados foram:
- ALIEN – O 8º PASSAGEIRO (5): Melhor Terror / Suspense - Melhor Ficção - Melhor Atriz - Melhor Diretor – Melhor Filme
- ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS (3): Melhor Efeitos Especiais – Melhor Figurino – Melhor Atriz Coadjuvante
- A ESTRADA (3): Melhor Maquiagem - Melhor Fotografia - Melhor Ator Coadjuvante
- LUNAR (3): Melhor Ator - Melhor Revelação - Melhor Roteiro
- ULTIMATO BOURNE (2): Melhor Ação / Aventura - Melhor Edição de Som
- TOY STORY 3 (1): Melhor Cena Ação
- ANJOS DO SOL (1): Melhor Drama

quarta-feira, julho 14, 2010

TOP CP - 5 MAIORES FILMES SOBRE A INDEPENDÊNCIA DOS EUA

Os Estados Unidos da América, comemoraram no último dia 4 de Julho, sua independência, que ocorreu no ano de 1776.
Portanto, nada mais justo, do que homenagear os 'filhos' de Tio Sam, com uma lista dos filmes sobre esta data tão importante!
Então, vamos a eles:

- INDEPENDENCE DAY (1996)tvcinemaemusica.files.wordpress.com
O megalomaníaco ROLLAND EMMERICH, criou este, que talvez seja o filme mais conhecido sobre o tema (mas não por isso, o melhor).
WILL SMITH trouxe carisma à obra, mas nem assim, deixou de ser ignorado pela crítica... já o público, lotou os cinemas (sua bilheteria ao redor do mundo, ultrapassou os 800 milhões de dólares).
requeintudes.files.wordpress.com
- O ÚLTIMO DOS MOICANOS (1992)
No meio da luta entre franceses e ingleses, pelas terras norte americanas, MICHAEL MANN insere um toque de romance e dirige DANIEL DAY-LEWIS impecavelmente.
Fora isso, é notável perceber o trabalho detalhado em relação à escolha da trilha sonora (que faturou o Oscar, naquele ano)!

- O PATRIOTA (2000)sol.sapo.pt
Novamente ROLAND EMMERICH, busca conforto em histórias sobre a Independência dos Estados Unidos. E em O PATRIOTA, ao menos consegue livrar-se um pouco das grandiloqüências medíocres de INDEPENDENCE DAY.
Pode não ser um filme perfeito (e aliás, está longe disso), mas por vezes emociona e tem HEATH LEDGER em plena forma!

usinacomunica.files.wordpress.com- A DUQUESA (2008)
O início tremendamente promissor (sem muitas amarras), agrada em cheio, principalmente quem gosta de filmes de época. Pena que o diretor SAUL DIBB, não mantenha o fôlego no segundo e terceiro ato.
O roteiro conta a história de uma mulher, que se vê presa aos métodos severos da sociedade patriarcal inglesa, por estarem em um momento político decisivo, marcado pela Revolução Francesa e pela Independência dos Estados Unidos.

- O SOL É PARA TODOS (1962)img.blogs.abril.com.br
Marcado como sendo o primeiro filme a tratar do tema intolerância racial sem 'máscaras', O SOL É PARA TODOS tem em GREGORY PECK, seu maior triunfo!
Prova o quanto podemos ser mesquinhos e prepotentes em certos momentos! Obra prima!

terça-feira, julho 13, 2010

ENCONTRO EXPLOSIVO

cinemacomrapadura.com.br

Tudo bem que o cinema é fantasioso e inúmeras vezes não condiz com a realidade, mas existe um grau de tolerância para isso e existem também diretores que sabem dosá-la com perfeição.
JAMES MANGOLD, em sua primeira incursão nos blockbusters americanos, cai num efusivo emaranhado de clichês, a começar pelos protagonistas, passando pelas coreografias de ação, até chegar ao desfecho, panfletário e banal (comigo, sem mim, comigo, sem mim... – terrível, quem viu, sabe do que estou falando!).

Burocrático e tendencioso, TOM CRUISE (OPERAÇÃO VALQUÍRIA) e CAMERON DIAZ (AS PANTERAS), são uma cópia descarada de Brad Pitt e Angelina Jolie em SR. E SRA. SMITH, com menos carisma e química.
Em inúmeros momentos, existem cortes severos na edição, que acabam deixando o espectador sem saber ao certo o que aconteceu.

Há uma seqüência em que, os protagonistas fazem um balé ao atirarem juntos nos inimigos e a sensação foi a de que MANGOLD queria gritar para o mundo: “Eu queria ser Doug Liman, porra!”.
Apesar disso, as locações ao redor do mundo, são de tirar o chapéu e, provavelmente ENCONTRO EXPLOSIVO safa-se do desastre total por causa deste detalhe.

O agente secreto Roy Miller, esconde consigo uma bateria que nunca descarrega e está sendo procurado pelo governo norte-americano e por um contrabandista de armas.
Aparece então, June Havens em seu caminho e ele a usa para passar com o material pela alfândega e, mesmo sem perceber, vai entrar nesta caçada ao lado do veterano agente!

Com visíveis influências da produtora, a película é um misto de comédia, aventura e romance que não engrena nunca.
Esperamos não termos que ‘apreciar’ uma indigesta continuação... JAMES MANGOLD, volte aos filmes mais independentes, pelo amor dos Lumiere.

Título Original: Knight & Day
Ano Lançamento:
2010 (EUA)

Dir.:
James Mangold

Elenco:
Tom Cruise, Cameron Diaz, Peter Sarsgaard, Jordi Mollà, Viola Davis, Falk Hentschel, Paul Dano


ORÇAMENTO: 117 Milhões de Dólares

sexta-feira, julho 09, 2010

TOY STORY 3

www.adorocinema.com

Eu sei que já se tornou meio redundante comentar isso da Pixar, mas TOY STORY 3 é sensacional (CARROS pode ser considerado o pior projeto da empresa, e ainda sim, fica anos luz à frente de HAPPY FEET, por exemplo) e, mesmo não tendo a seriedade e o cunho crítico-social de WALL-E, remete-nos à nossa infância e, traz de volta aquela gostosa sensação de nostalgia e ingenuidade.

Antes da crítica do filme, quero comentar sobre o curta-metragem de abertura, intitulado DIA E NOITE, que cita as diferenças e anseios mútuos dos seres humanos de forma muito sutil e delicada.
Falando da animação, se optarem pelo 2D, não sentirão tanta diferença assim, pois usam a ferramenta, apenas para uma aproximação maior do personagem em foco e para que os objetos sejam ‘arremessados’ em direção ao público.

Andy, agora está indo para a faculdade e já não tem tanta afinidade com seus brinquedos, como antigamente. Depois de algumas confusões, eles acabam indo para na lixeira, mas salvam-se e vão para uma creche.
Chegando lá, são recebidos carinhosamente por Ken, pelo urso Lotso e pelos outros, mas logo irão descobrir que ‘o buraco é mais embaixo’ e nem tudo são flores.

O que mais se ouve, nos 103 minutos de projeção, são frases hilárias, como: “Vai lá Ken, seu metrossexual de borracha” ou “Pelas barbas de Falcon” e a dublagem também, não deixa nada a desejar!
Além disso, as referências óbvias dos filmes de faroeste, Missão Impossível e etc, estão escancarados para quem quiser ver e, para finalizar, tente assistir TOY STORY 3 e não ficar com um baita nó na garganta, com o fantástico desfecho. Aplaudam e venerem novamente a Pixar, outra obra prima para ficar na história!

Título Original: Toy Story 3
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir.: Lee Unkrich
Vozes Originais: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Don Rickles, Wallace Shawn, Estelle Harris, John Ratzenberger, Ned Beatty, Michael Keaton


ORÇAMENTO: 200 Milhões de Dólares

quinta-feira, julho 08, 2010

TOP CP - 10 FILMES QUE INSPIRAM VIAGENS

E ai rapazeada...
Eu, do Cinema e Pipoca, juntamente com meu grande amigo Jonathan do blog Eu Vou de Mochila, resolvemos fazer um Top 10 dos Filmes que Inspiram Viagens!
Depois de muita conversa, muitos filmes bacanas deixados de fora e muitas horas em frente à televisão, terminamos a maratona e aqui estão os escolhidos!

10º- EURO TRIPgoodcomics.comicbookresources.com
CINEMA E PIPOCA: "Um dos muitos ‘genéricos’ de AMERICAN PIE, EURO TRIP é escrachado, bizarro e serve muito bem para se ver com os amigos."

EU VOU DE MOCHILA:
"Quatro amigos em um mochilão pela Europa, com cenas e situações muito engraçadas. Mostra um pouco de como são os países por quais passam e dá uma idéia de como fazer um mochilão pela Europa, claro que na vida real a coisa mudaria um pouco. Mas é um ótimo filme pra quem ta pensando em fazer um mochilão pelo velho continente."

adorocinema.com9º- O ALBERGUE
CINEMA E PIPOCA: "Cuidado com o albergue que você, caro mochileiro, escolhe... Poderá ser assassinado friamente, por malucos encapuzados e sedentos por tripas e sangue... Calma, calma, é só brincadeira, mas o fato é que, não poderíamos deixar a produção de fora e, mesmo com os altos e baixos, agrada aos fãs do gênero."

EU VOU DE MOCHILA:
"Apesar de ser um filme de terror, onde alguns hóspedes do albergue são assassinados, me levou a ter mais vontade de ficar em albergues durante um mochilão, pois sabemos que o filme não retrata a realidade."

8º- O CÓDIGO DA VINCIadorocinema.com
CINEMA E PIPOCA: "Ok, o filme nem é lá tão bom, mas ao menos o uso de uma fotografia escurecida de Paris, couberam muito bem!
A viagem, por vezes confusa de Robert Langdon, tem dois principais pontos positivos: as ruas estreitas e claustrofóbicas da cidade e PAUL BETTANY como Silas."

EU VOU DE MOCHILA:
"O filme não tem relação nenhuma com viagem. Mas ao ver Robert Langdon passando por locais históricos na França, Inglaterra e Escócia, me faze querer conhecer esses locais de perto."

cinemacomrapadura.com.br7º- SEM DESTINO
CINEMA E PIPOCA: "Clássico, pouco comentado atualmente. Tudo é muito anos 70, desde as roupas até as motos ‘envenenadas’ dos protagonistas.
Friso aqui, a fotografia do deserto dos Estados Unidos como plano de fundo e o final, inesperado e com uma edição caprichadíssima!"

EU VOU DE MOCHILA:
"Liberdade é a palavra-chave desse clássico onde dois amigos viajam pelos EUA de moto, o filme se passa na década de 60 e abrange assuntos como o movimento hippie."

6º- DEBI E LÓID – DOIS IDIOTAS EM APUROS rangeljordan7.files.wordpress.com
CINEMA E PIPOCA: "Comédia rasgada, que fez de JIM CARREY um astro, e conta ainda com um inconfundível JEFF DANIELS. Ótima pedida e um Road movie bem diferente do comum."

EU VOU DE MOCHILA:
"Dois amigos saem em uma viagem até Aspen apenas para devolver uma maleta para a dona. Quando descobrem que a maleta está cheia de dinheiro, acabam gastando e se divertindo. Faz pensar em não levar a vida tão a sério e aproveitar esses momento."

ericnc.files.wordpress.com5º- DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
CINEMA E PIPOCA: "Outra produção que capricha nas locações e faz das paisagens, praticamente outro personagem, nesta viagem cheia de percalços do jovem Che Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América do Sul. WALTER SALLES e GAEL GARCÍA BERNAL estão fantásticos."

EU VOU DE MOCHILA:
"Esse filme mostra a primeira viagem de Ernesto Guevara pela América do Sul. Junto com seu amigo, Alberto Granado, exploram a fundo algumas regiões e o que era para ser apenas uma aventura, acaba transformando para sempre aquele que posteriormente viria a se tornar um dos maiores líderes revolucionários."

4º- PEQUENA MISS SUNSHINEadorocinema.com
CINEMA E PIPOCA: "Drama sensacional, com dois atores em plena química: ABIGAIL BRESLIN e ALAN ARKIN. É um filme que mostra todas as diferenças e dificuldades numa família, mas também o poder do perdão e da redenção! (Notem a fotografia, magnífica)"

EU VOU DE MOCHILA:
"Uma família embarca em uma Kombi numa viagem de três dias entre o Novo México e a Califórnia. O filme nos mostra que nada melhor que um tempo juntos para ajeitar algumas coisas que não estão muito bem entre uma família."

portalcine.files.wordpress.com3º- NA NATUREZA SELVAGEM
CINEMA E PIPOCA: "Baseado numa história real, o filme de SEAN PENN poderia cair numa clichezada só. Mas toda cautela e sutileza nos fazem, praticamente sentir, todas as dores e dúvidas do jovem. EMILE HIRSCH tem sua melhor performance aqui!"

EU VOU DE MOCHILA:
"Nos mostra Christopher McCandless que abandona tudo e sai em busca de contato com a natureza, no mais intenso significado da palavra. Nos faz pensar à que realmente devemos dar valor."

2º- ANTES DO PÔR DO SOL triptimevideolocadora.com
CINEMA E PIPOCA: "Química perfeita, locações esplendorosas, um diretor em plena sintonia e no auge da criatividade e dois atores que se entregam ao roteiro, quase sem cortes... A Paris, vista sob à câmera de RICHARD LINKLARTER é mais apaixonante do que de costume!"

EU VOU DE MOCHILA:
"Enquanto conversam, o casal Jesse e Celine passeiam por Paris, nos mostrando alguns lugares peculiares dessa cidade e fazendo com que a vontade de conhece-la aumente."

cinemagia.files.wordpress.com1º- UP – ALTAS AVENTURAS
CINEMA E PIPOCA: "Tenho que confessar uma coisa... quase chorei com o início deste filme. A Pixar conseguiu outra vez me emocionar, com a história um tanto surpreendente de um velinho que sai com sua casa, içada por balões de ar, para desvendar o mundo. A floresta como um todo e os personagens secundários são um achado (sem contar o próprio Fredericksen e o gordinho Russell)."

EU VOU DE MOCHILA:
"Animação muito boa, faz a gente parar e pensar se estamos deixando algum sonho de lado além de mostrar que nunca é tarde para realizar algum sonho e fazer aquela viagem cheia de aventuras. O único "problema" é que Carl Fredericksen leva a casa nas costas, literalmente."

quarta-feira, julho 07, 2010

TOP CP - 10 MAIORES VENCEDORES DO FRAMBOESA DE OURO

Hoje, no TOP 10 do Cinema e Pipoca, comentaremos sobre os 10 Filmes mais premiados no Framboesa de Ouro...
É a menção honrosa para as piores produções... Vamos a elas então!

1º) SHOWGIRLS (1995) - 8 Prêmios
PAUL VERHOEVEN, em mais uma de suas 'orgias visuais', nos traz uma jovem, que vai para Las Vegas, tentar a vida como dançarina, mas acaba entrando no mundo da prostituição. É um completo desastre... fiquem de olho nas atuações, ninguém se salva!

2º) A RECONQUISTA (2000) - 8 Prêmios
Se você consegue levar à sério um filme que tenha JOHN TRAVOLTA e FOREST WITHAKER com cabelos ridículos e uma história sem nenhum cabimento, vá em frente e perca uma hora e meia de sua vida! Vergonha alheia, em nível máximo.

3º) CONTATO DE RISCO (2003) - 7 Prêmios
Com egos super inflados, os astros BEN AFFLECK e JENNIFER LOPEZ, protagonizaram esse misto de comédia romântica, ação policial e... bem, e sei lá mais o que! Foi destruído pela crítica e afundou nas bilheterias!

4º) THE LONELY LADY (1983) - 6 Prêmios

5º) MAMÃEZINHA QUERIDA (1981) - 6 Prêmios
Dirigido por FRANK PERRY, o roteiro conta, sob o olhar da filha adotiva, toda tirania de sua mãe. FAYE DUNAWAY está no elenco.

6º) BOLERO (1984) - 6 Prêmios

7º) STRIPTEASE (1996) - 6 Prêmios
DEMI MOORE como dançarina de casa noturna, não consegue excitar nem seu marido ASHTON KUTCHER, nessa palhaçada tosca e sem qualquer fundamento.

8º) AS LOUCAS AVENTURAS DE JAMES WEST (1999) - 5 Prêmios
WILL SMITH e KEVIN KLINE são dirigidos pessimamente por BARRY SONNENFELD. Os exageros gráficos, os diálogos terríveis e o humor medíocre fazem deste, um dos piores exemplares desta lista. Nem a deliciosa SALMA HAYEK salva!

9º) FORA DE CASA ! (2001) - 5 Prêmios
Comédia estrelada e dirigida por TOM GREEN... precisa dizer mais ?

10º) DESTINO INSÓLITO (2002) - 5 Prêmios
GUY RITCHIE, na fase 'eu amo Madonna', fez sua esposa estrelar esse romance... e como tudo, nessa época de sua vida, foi uma tremenda porcaria!

Menção Honrosa: MULHER GATO (2004) - 4 Prêmios
Talvez o pior de todos os filmes já indicados pelo FRAMBOESA DE OURO!

terça-feira, julho 06, 2010

ALIEN 3

philmclub.files.wordpress.com

Continuando as críticas da cine-série ALIEN, a grande verdade aqui é que, este longa-metragem, apesar de estar anos-luz à frente do segundo episódio, tem interferências visíveis do estúdio, portanto, o talentoso DAVID FINCHER (CLUBE DA LUTA), acaba de mãos atadas, sem poder mostrar tudo o que gostaria. Mas mesmo assim, entrega um produto lotado de sangue, ação e uma correria desenfreada do início ao fim, que agrada, ao menos os fãs.

O diretor extrapola o nível de tensão no terço final, quando os prisioneiros da nave, servem como cobaia, para atrair e encurralar o extraterrestre.
SIGOURNEY WEAVER, deixa qualquer resquício de feminilidade de lado, para compor uma Tenente Ripley ‘versão testosterona na veia’. O roteiro de DAVID GILER, é extremamente machista, mas traz também o lado do desespero e das incertezas dos prisioneiros (que foram esquecidos dentro da nave, vagando pelo espaço), em relação ao futuro de suas próprias vidas.

A protagonista é, novamente, a única sobrevivente de sua nave e é encontrada por antigos condenados de uma prisão espacial de segurança máxima.
Após diversas mortes, Ripley desconfia que um alienígena pode ter ‘viajado’ com ela. Suas suspeitas são confirmadas e eles terão que unir forças para acabarem com a criatura.

Apesar da indicação ao Oscar de Efeitos Especiais, a técnica da época, tornou-se datada e, hoje em dia tira risos dos espectadores e o outro problema, são os cortes repentinos e desnecessários, que teimam em aparecer de dez em dez minutos, principalmente no desfecho.
Fora isso, ALIEN 3 redime a franquia... mas será que, sem a influência pesada do estúdio nas escolhas de FINCHER, teríamos outra obra prima ?

Título Original: Alien 3
Ano Lançamento: 1992 (EUA)
Dir.: David Fincher
Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Paul McGann, Brian Glover, Ralph Brown, Danny Webb

ORÇAMENTO: 25 Milhões de Dólares

PODCAST 10 - VERDADEIROS CONTOS DE FADAS


Você sabia que, as histórias por trás dos contos de fadas, nem sempre foram tão belas assim ? A conotação de antigamente era outra e, ao longo dos anos (e com a entrada de Walt Disney), houve uma distorção na originalidade (muitas vezes duvidosa) das obras. Querem saber mais... então acompanhe neste podcast!

DURAÇÃO: 16 minutos aprox.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU PERGUNTAS TOSCAS:
enviem e-mails para blogcinemaepipoca@hotmail.com

RSS DO BLOG: aqui!

INFORMAÇÕES:
Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (o arquivo está no formato MP3) para desfrutar dessa baboseira no seu PC.


sexta-feira, julho 02, 2010

PODCASTS DE 5 A 9

Estamos colocando todos os Podcasts anteriores aqui, na página principal, por um único motivo:
Facilitar a visualização e a interação com os leitores... Vamos a eles então!















Related Posts with Thumbnails