sábado, janeiro 29, 2011

PODCAST 17 - CLÁSSICOS DA SESSÃO DA TARDE


Éder (@ederdbz), Dan (@danpessoa), Jone (@euvoudemochila) comentam neste podcast, sobre os filmes que marcaram as infâncias de cada um, quando a Sessão da Tarde ainda era inteligente e formava bons cinéfilos.

DURAÇÃO: 50 minutos aprox.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU PERGUNTAS TOSCAS:
enviel e-mails para blogcinemaepipoca@hotmail.com

INFORMAÇÕES:
Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (o arquivo está no formato MP3) para desfrutar dessa baboseira no seu PC.


sexta-feira, janeiro 28, 2011

A LENDA DOS GUARDIÕES

entretenimento.r7.com

Desde a primeira vez que tive contato com A LENDA DOS GUARDIÕES, fiquei com ‘um pé atrás’, pois um épico com corujas, não era a melhor pedida para um multiplex, mesmo que fosse em 3D.
Após bons trabalhos, ZACK SNYDER (300) se firmou definitivamente na indústria de Hollywood e hoje, consegue fazer praticamente tudo que quer... e foi dessa forma que tirou esse roteiro do papel.

Outro fator importante a se destacar, é que SNYDER insiste em fazer gotas de chuva e penas virem na direção da tela, apenas para acentuar o uso da nova tecnologia e isso acaba soando forçado em alguns momentos – dá até para antecipar, se o uso será mais efetivo nesta ou naquela cena.
É o típico roteiro, já visto em milhões de filmes, onde o personagem principal acaba caindo em território inimigo e terá que juntar forças para salvar sua pele.

Outros clichezões aparentes são as cenas de pôr do sol ao fundo, as câmeras lentas, vistas tantas vezes também em WATCHMAN, por exemplo e a cantoria, que poderia ser facilmente cortada.
Soren é um herói tremendamente relutante e pouco convincente, ao contrário da maioria dos seus amigos de jornada.

Soren é uma jovem coruja, que é fascinado pelas histórias contadas por seu pai, sobre um grupo de guerreiros que salvaram as corujas numa guerra.
Numa noite, ao tentarem voar, ele e seu irmão Kludd, caem de cima da árvore e são capturados e feitos prisioneiros, pelos Puros. Agora, Soren e seus novos amigos, tentarão uma fuga audaciosa e arriscada.

A recriação dos animais em computação gráfica beira a perfeição, mas ao pontuar o bem e o mal de forma tão incisiva, perde-se muito no sentido de levar reviravoltas ao extremo e causar maior impacto.
No fim das contas é pouco engraçado para os adultos, muito violento para as crianças e não tem um por cento do encanto das produções da Dreamworks ou da Pixar... por tanto coloque o DVD do Shrek ou de Wall-E e divirta-se muito mais! E não espere continuação!

Título Original: Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole
Ano Lançamento: 2010 (EUA / Austrália)
Dir: Zack Snyder
Vozes: Ryan Kwanten, Emilie de Ravin, Rachael Taylor, Hugo Weaving, Helen Mirren, Jim Sturgess, Geoffrey Rush, Sam Neill


ORÇAMENTO: 120 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de A LENDA DOS GUARDIÕES ?
* ZACK SNYDER pode ser considerado um diretor revolucionário ?

quinta-feira, janeiro 27, 2011

TOP CP – OS 5 MELHORES FILMES DE TARANTINO

1- Cães de Aluguel (1992)
Completamente desconhecido e com quase nada de dinheiro no bolso, TARANTINO dirigiu, atuou e roteirizou CÃES DE ALUGUEL.
Ao lado de Michael Madsen, Harvey Keitel, Steve Buscemi e Tim Roth, impôs ritmo, dinamismo e diálogos fabulosos (o que, futuramente, tornaria sua marca registrada). Não é só o melhor filme dele, como também um dos melhores da década de 90.

2- Bastardos Inglórios (2009)

Ao esquecer boa parte da história real sobre a 2ª Guerra Mundial, criar um grupo que é especializado em matar nazistas e colocar uma francesa que busca vingança, TARANTINO não só deu novo fôlego a este, já defasado sub-gênero, como também fez com que Brad Pitt provasse novamente, não ser apenas um ‘rostinho bonito’ em Hollywood. A seqüência final é antológica.

3- Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Ao tirar PULP FICTION ‘da cartola’, TARANTINO não só colocou seu nome de vez, entre os diretores mais versáteis e diferenciados do cinemão, como também ajudou a Miramax, que estava devendo horrores e John Travolta a voltar aos holofotes.

4- Kill Bill - Volume 1 (2003)

A primeira parte da saga da noiva, que busca vingança de seu ex-marido, que a deixou em coma, é uma homenagem e tanto aos filmes orientais, com seqüências maravilhosas em anime e Uma Thurman devidamente poderosa e perigosa.

5- À Prova de Morte (2007)

Após vários e vários e vários e vários atrasos, eis que a parte de TARANTINO para o projeto GRINDHOUSE saiu aqui no Brasil.
E como não poderia deixar de ser, é trash, nojento e coloca Kurt Russell de volta nas telonas.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

PROFISSÕES NO MUNDO DO CINEMA - PARTE V

Continuando nossas matérias, que falam um pouco sobre cada segmento no mundo espetacular do cinema.

Gags man
É o especialista em criar situações cômicas ou diálogos de humor em cenas preexistentes de um roteiro definitivo.

Pesquisador
É o profissional contratado para colher informações sobre a época, hábitos e vestimentas para roteiros que serão escritos sobre determinados temas históricos. O profissional pode também ser contratado após vários tratamentos do roteiro para corrigir erros de data em roteiros históricos ou baseados em fatos reais.

O Desenho Animado
É a técnica de criar movimentos naturais em cinema e vídeo de objetos ou personagens, desenhando-se, recortando-se papéis ou moldando massas; a decomposição do movimento em vários quadros, filmados a seguir em câmera adaptada a uma truca vertical, ordenados um a um. Um desenhista pode empregar o método de animação de 24 quadros (ou frames) por segundo em uma truca "quadro a quadro" (Oxberry) ou pelo sistema de computação gráfica, usando programas de animação para computadores.

Assistente de Direção
É o técnico de cinema responsável por tudo o que deverá acontecer no local de filmagem, seja do ponto de vista técnico ou artístico. É o profissional que substitui o diretor do filme na preparação do set. Controla todos os setores para que tudo esteja pronto na hora em que o diretor chegar para filmar. Seu trabalho começa desde o detalhamento plano a plano do roteiro, na etapa de pré-produção. Ele visita as locações escolhidas pelo diretor, o diretor de fotografia e o diretor de produção, analisando os prós e contras que possam interferir no andamento das filmagens e no resultado artístico da cena. Toma conhecimento de todas as intenções do diretor, das possibilidades técnicas e das providências de produção que devem ser tomadas para que as filmagens aconteçam ali a tempo e hora previstos no plano de trabalho elaborado pela produção com a sua participação. Ele tem que obter e controlar todas as informações com antecedência, conferindo tudo, evitando falhas, atrasos ou interrupções desnecessárias das filmagens. Tem sempre de estar apto a responder qualquer pergunta do diretor e demais membros da equipe e providenciar soluções imediatas a problemas que se coloquem de forma imprevista. Auxilia o diretor na preparação e realização artística do filme. Subordinado diretamente ao diretor do filme, trafega com desenvoltura entre todos os departamentos da equipe.

Fonte: Mundo Vestibular

terça-feira, janeiro 25, 2011

OSCAR 2011 - LISTA COMPLETA DOS INDICADOS

Liderando a corrida das indicações pelo Oscar (que acontecerá dia 27/02), está O DISCURSO DO REI e logo atrás, BRAVURA INDÔMITA. Apesar da Academia ter esquecido de CHRISTOPHER NOLAN, como Melhor Diretor por A ORIGEM, grande parte das nomeações já eram esperadas. Confiram logo abaixo:

Melhor Filme

A Rede Social
Bravura Indômita
A Origem
Toy Story 3
O Discurso do Rei
Cisne Negro
127 Horas
O Vencedor
Minhas Mães e meu Pai
Inverno da Alma

Melhor Diretor
Darren Aronovsky - Cisne Negro
David Fincher - A Rede Social
Tom Hooper - O Discurso do Rei
David O. Russell - O Vencedor
Joel e Ethan Coen - Bravura Indômita

Melhor Roteiro Original
Another Year
O Vencedor
A Origem
Minhas Mães e Meu Pai
O Discurso do Rei

Melhor Roteiro Adaptado
A Rede Social
127 Horas
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma

Melhor Longa de Animação
Como Treinar Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3

Melhor Ator
Javier Bardem - Biutiful
Jesse Eisenberg - A Rede Social
Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127 Horas
Jeff Bridges - Bravura Indômita

Melhor Atriz
Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence - Inverno da Alma
Natalie Portman - Cisne Negro
Michelle Williams - Namorados Para Sempre
Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai

Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
Jeremy Renner - Atração Perigosa
Geoffrey Rush - O Discurso do Rei
John Hawkes - Inverno da Alma
Mark Ruffalo - Minhas Mães e meu Pai

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams - O Vencedor
Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
Jacki Weaver - Animal Kingdom
Melissa Leo - O Vencedor
Hailee Steinfeld - Bravura Indômita

Melhor Filme em Língua Estrangeira
Biutiful
Fora-da-Lei
Dente Canino
Incêndios
Em um Mundo Melhor

Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas
I am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita

Melhor Fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor Edição
Cisne Negro
O Vencedor
O Discurso do Rei
A Rede Social
127 Horas

Melhor Mixagem de Som
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita
Salt

Melhor Edição de Som
Tron - O Legado
A Origem
Toy Story 3
Incontrolável
Bravura Indômita

Melhores Efeitos Visuais
A Origem
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I
Além da Vida
Homem de Ferro 2

Melhor Maquiagem
O Lobisomem
Caminho da Liberdade
Minha Versão para o Amor

Melhor Trilha Sonora Original
Alexandre Desplat - O Discurso do Rei
John Powell - Como Treinar o seu Dragão
A.R. Rahman - 127 Horas
Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social
Hans Zimmer - A Origem

Melhor Canção Original
"We Belong Together" - Toy Story 3
"Coming Home" - Country Strong
"I See the Light" - Enrolados
"If I Rise" - 127 Horas

Melhor Animação de Curta-Metragem
Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, Carnet de Voyage

Melhor Curta-Metragem
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Melhor Documentário de Longa-Metragem
Lixo Extraordinário
Exit Through the Gift Shop
Trabalho Interno
Gasland
Restrepo

Melhor Documentário de Curta-Metragem
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers no More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

FRAMBOESA DE OURO 2011

Com uma nova categoria, batizada “Pior 3D de Arrancar os Olhos”, essa edição do FRAMBOESA DE OURO (que acontecerá um dia antes do Oscar, portanto 26/02), tem como grandes destaques ECLIPSE e O ÚLTIMO MESTRE DO AR... cada um com 9 indicações.
Veja a lista, abaixo:

Pior Filme
Caçador de Recompensas
O Último Mestre do Ar
Sex and The City 2
A Saga Crepúsculo: Eclipse
Os Vampiros Que Se Mordam

Pior Diretor
Michael Patrick King – Sex and The City 2
M. Night Shyamalan – O Último Mestre do Ar
David Slade – A Saga Crepúsculo: Eclipse
Jason Friedberg e Aaron Seltzer – Os Vampiros Que Se Mordam
Sylvester Stallone – Os Mercenários

Pior Roteiro
O Último Mestre do Ar
Sex and The City 2
A Saga Crepúsculo: Eclipse
Os Vampiros Que Se Mordam
Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família

Pior Ator
Jack Black – As Viagens de Gulliver
Gerard Butler – Caçador de Recompensas
Ashton Kutcher – Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor
Taylor Lautner – A Saga Crepúsculo: Eclipse e Idas e Vindas do Amor
Robert Pattinson – A Saga Crepúsculo: Eclipse e Lembranças

Pior Atriz
Jennifer Aniston – Caçador de Recompensas e Coincidências do Amor
Miley Cyrus – A Última Música
As Quatro Amigas – Sex and the City 2
Megan Fox – Jonah Hex
Kristen Stewart – A Saga Crepúsculo: Eclipse

Pior Ator Coadjuvante
Billy Ray Cyrus – Missão Quase Impossível
George Lopez – Marmaduke, Missão Quase Impossível e Idas e Vindas do Amor
Dev Patel – O Último Mestre do Ar
Jackson Rathbone – O Último Mestre do Ar e A Saga Crepúsculo: Eclipse
Rob Schneider – Gente Grande

Pior Atriz Coadjuvante
Cher – Burlesque
Liza Minnelli – Sex and the City 2
Nicola Peltz – O Último Mestre do Ar
Barbra Streisand – Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família
Jessica Alba – O Assassino em Mim, Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família, Machete e Idas e Vindas do Amor

Pior Casal ou Elenco
Jennifer Aniston e Gerard Butler – Caçador de Recompensas
A cara de Josh Brolin e o sotaque de Megan Fox – Jonah Hex
O elenco de O Último Mestre do Ar
O elenco de Sex and the City 2
O elenco de A Saga Crepúsculo: Eclipse

Pior Prelúdio, Remake, Sequência ou Plágio Descarado
Fúria de Titãs
Sex and the City 2
O Último Mestre do Ar
A Saga Crepúsculo: Eclipse
Os Vampiros que se Mordam

Pior 3-D de Arrancar os Olhos
Fúria de Titãs
O Último Mestre do Ar
Como Cães e Gatos 2
Jogos Mortais – O Final
O Quebra-Nozes 3D

NOSFERATU

http://500filmesemquantosdias.blogspot.com

Ao transpor pela primeira vez para as telas, a história de Bram Stoker em NOSFERATU (os nomes foram mudados, pois Stoker não permitiu que fossem usados), F. W. MURNAU (TABU), implementou uma visão gótica, soturna e com ângulos de câmera usados incansavelmente ainda hoje – como quando o vampiro é visto de baixo para cima, criando uma ilusão de grandiosidade e maior perigo.

Boa parte dos espectadores, acostumados com a linguagem cinematográfica atual, achará o ritmo lento, principalmente nos dois primeiros atos, mas isso é, de certa forma necessário para conhecermos melhor e mais a fundo os personagens.
Outro uso interessante - e que ainda faz 'gelar a espinha' - é o da sombra de Nosferatu, primeiro em seu castelo, ao entrar no quarto de Thomas Hutter e depois ao pegar Ellen, dormindo tranquilamente.

A maquiagem exagerada é a principal referência de como o expressionismo alemão estava em voga naquela época e as interpretações, quase teatrais, colocam NOSFERATU como uma obra de raro e imenso valor.
MAX SCHRECK causa uma mistura de repulsa e medo e assim como toda criação do roteiro, segue impecável, os coadjuvantes têm espaço e importância na trama.

O agente imobiliário Hutter, viaja até os Montes Cárpatus para vender uma propriedade. Chegando no local, é recebido pelo Conde Orlock, um vampiro que, para manter seu poder muda-se para a Alemanha e espalha terror entre os moradores locais.
Sente-se então, atraído por Ellen, esposa do agente imobiliário, percebendo isso, ela tentará de tudo para acabar com a maldição.

Mesmo com a câmera estática, MURNAU consegue planos maravilhosos e usa locações estonteantes. A qualquer cinéfilo que se preze, é um título indispensável, que fez com que Hollywood se rendesse às trucagens do diretor.
Envelheceu com classe e poderia ser mostrado a todos os fãs de uma certa ‘saga em que vampiros brilham no sol’, provando que o tal Edward, não serve nem para encostar no caixão de Nosferatu.

Título Original: Nosferatu, eine Symphonie des Grauens
Ano Lançamento: 1922 (Alemanha)
Dir: F. W. Murnau
Elenco: Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schröder, Alexander Granach, Georg H. Schnell


ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de NOSFERATU ?
* O que acha desse terror atual, comparado com os terrores mais antigos ?

segunda-feira, janeiro 24, 2011

PROMOÇÃO: INGRESSOS PARA SPLICE - A NOVA ESPÉCIE

O Cinema e Pipoca, novammente com a Califórnia Filmes sorteará 10 pares de ingressos para a ficção científica SPLICE - A NOVA ESPÉCIE (hotsite do filme), estrelada por Adrien Brody e Sarah Polley, que estreará nos cinemas dia 04/02!

Para participar, basta responder a pergunta: "Por qual filme, Adrien Brody, protagonista de SPLICE - A NOVA ESPÉCIE, ganhou o Oscar de Melhor Ator ?"

*Envie sua resposta para o e-mail: blogcinemaepipoca@hotmail.com

*Ou para o Twitter @ederdbz

As respostas corretas, já estarão, automaticamente selecionadas.

Sinopse

Clive e Elsa são dois brilhantes cientistas especializados na combinação de DNA e se dedicam a criar espécies híbridas de animais para um laboratório farmacêutico. Depois do sucesso de seu ultimo experimento, decidem em segredo dar um passo mais adiante e usar DNA humano para a criação de um novo ser que os ajude a revolucionar a medicina moderna. Mas a espécie resultante é muito mais que uma nova escala na árvore evolutiva: uma surpreendente criatura que excede seus sonhos mais ambiciosos.

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO

1. A Promoção é aberta aos residentes de todo Brasil e, para concorrer, os participantes devem responder à pergunta indicada.
2. A Promoção é válida para inscrições no período compreendido entre os dias 24/01/2011 a 06/02/2011.
3. Os nomes dos vencedores serão divulgados no blog http://www.cinemaepipoca.blogspot.com/ a partir da data de término da Promoção.
4. Caso os participantes tenham dúvidas, os mesmos poderão solicitar esclarecimentos por e-mail para blogcinemaepipoca@hotmail.com.
5. Convite válido de 2ª a 5ª feira, exceto feriados.
6. Válido em todos os cinemas, exceto Circuito Araújo, Grupo Estação, Cinemark Iguatemi, Salas VIP do Cinemark Cidade Jardim, Kinoplex ParkShopping Platinum (em Brasília), Kinoplex Vl. Olímpia Platinum (São Paulo).

sexta-feira, janeiro 21, 2011

INCONTROLÁVEL

online-naweb.blogspot.com

INCONTROLÁVEL é o típico filme que faz muitos críticos chiarem, mas agrada em cheio a galera, que vai ao cinema atrás de diversão escapista e descompromissada.
Ao contrário de Michael Bay, por exemplo, TONY SCOTT é um diretor mais contido – mesmo que em certos momentos, use um pouco da sua megalomania – e seus cortes nervosos deixam a obra melhor e mais ágil.

Nos primeiros 40 minutos, o roteiro transforma o trem desgovernado no personagem mais importante da trama, sem apontar este ou aquele, como o ‘herói em questão’.
Mas depois disso, Frank e Will pegam a responsabilidade e todo esse heroísmo que SCOTT não havia mostrado, para si e vão até o desfecho, com direito a redenção familiar e tudo mais.

Os dois, fazem a típica dupla do cinemão hollywoodiano, que não se dão bem num primeiro momento, mas ao contarem suas vidas e dificuldades, transformam-se em grandes amigos.
Dentre os envolvidos, além de DENZEL WAWSHINGTON (CHAMAS DA VINGANÇA) e CHRIS PINE (STAR TREK), que tem uma empatia impressionante com o público, podemos citar ROSARIO DOWSON (SANTOS E DEMÔNIOS) e KEVIN DUNN (TRANSFORMERS), que estão muito à vontade e naturais em seus diálogos.

Por causa de um erro humano, um trem carregado de produtos altamente tóxicos está desgovernado e em altíssima velocidade. Após inúmeras tentativas frustradas, um maquinista e um engenheiro prestes a se aposentar vão arriscar suas vidas para que um acidente terrível não ocorra, mesmo que para isso seja necessário passar por cima de ordens dos seus superiores.

Depois de SEQÜESTRO NO METRÔ 123, ninguém imaginaria que SCOTT estaria preparando outro filme com temática semelhante, mas INCONTROLÁVEL tem um clima de urgência muito maior.
Mesmo com clichês óbvios do gênero (os vilões são os empresários inescrupulosos), mesmo com mentiras absurdas (o trem fazendo a tal ‘curva perigosa’ é um desses exemplos), tem ótimos momentos de ação, feitos na marra pelo diretor... a diversão é garantida, mesmo que após duas horas, você esqueça completamente dele!

Título Original: Unstoppable
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Tony Scott
Elenco: Denzel Washington, Chris Pine, Rosario Dawson, Ethan Suplee, Kevin Dunn, Kevin Corrigan


ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de INCONTROLÁVEL ?
* Qual o melhor filme que TONY SCOTT e DENZEL WASHINGTON fizeram juntos ?

quinta-feira, janeiro 20, 2011

TOP CP - OS MAIORES ROBÔS DO CINEMA

Desde sempre o cinema flertou com a ficção científica, trazendo-nos ótimas criações robóticas, sejam elas humanóides ou não.
Neste TOP, colocaremos os 10 maiores robôs, que tivemos oportunidade de vermos, até aqui...

- Rotwang (Metrópolis, 1927)

Criada para ser uma espécie de 'líder da classe operária', para influenciar os empregados a fazer as vontades dos patrões, Rotwang tem um design sensacional e curvas femininas - talvez para facilitar essa 'ligação' entre eles. Mesmo após muitas décadas, Rotwang continua inspirando diversos outros humanóides.

- HAL - 9000 (2001, Uma Odisséia no Espaço, 1968)

É o robô com a estética mais simples dentre todos (um círculo com uma luz vermelha), mas como personagem é extremamente complexo e trágico e conta sua voz tranquila e apaziguadora - e isso o deixa mais amedrontador.

- R2-D2 (Star Wars, 1977)

Com o formato de um cesto de lixo, R2-D2 é muito curioso e adora aventuras. Em seu compartimento, guarda todas as geringonças que você imaginar.

- Replicantes (Blade Runner - O Caçador de Andróides, 1982)

São robôs, aparentemente idênticos aos seres humanos, criados para substituir-nos em atividades perigosas e trabalhos pesados. Com o passar do tempo, eles foram ganhando mais inteligência e consciência de que poderiam durar muito mais do que o 'prazo de validade' estipulado pela empresa que os criou, que era de 4 anos.

- Robocop (Robocop, 1987)

Alex Murphy era um tira, que foi fuzilado por uma gangue. Uma corporação policial, o 'recria', com partes cibernéticas e assim nasce Robocop. Um ciborgue violento, mas que ainda trás consigo, algumas lembranças do passado, por isso a buscar por vingança aos assassinos de Murphy é a sua principal meta.

- Gigante de Ferro (Gigante de Ferro, 1999)

Doce, carismático e ingênuo, assim é o robô encontrado na floresta pelo garoto Hogarth Hughes.
Porém, ao ser atacado pelas forças militres norte-americanas, ativa seu 'modo de defesa' e se transforma numa arma de combate poderosíssima.

- David (A.I. - Inteligência Artificial, 2001)

Criado para ser o filho perfeito, que nunca envelhece e está disposto a amar seus pais para sempre, é abandonado pela 'mãe' e sai numa jornada perigosa à procura dela. É um conto de fadas, que esbarra em citações como as de Pinóquio, por exemplo. Melancólico e triste.

- Sonny (Eu, Robô, 2004)

Numa sociedade que se acostumou a viver no meio desses robôs, e que conta com 3 leis fundamentais, Sonny é acusado de ter assassinado seu criador. Porém, no decorrer da investigação, ele prova ser bastante confiável. É inspirado na obra do 'pai da ficção' Isaac Isimov.

- Optimus Prime (Transformers, 2007)

Ele é o líder dos Autobouts e vive em Cyberton. Depois de ter quadrinhos e desenhos animados, foi para o cinema com estilo, transformando-se num caminhão de cores vivas. Com suas armas poderosas e os amigos fiéis ao lado, combate os Decepticons.

- Wall-E (Wall-E, 2008)

Vivendo num mundo isolado, este robozinho 'catador de lixo' é extremamente curioso, trabalhador nato, e tem como melhor amigo, uma barata.
Apaixona-se perdidamente por Eva, uma robô que vem para a Terra, colher mostras de algum ser vivo, num planeta devastado pela poluição.


Hors Concours:

- T-800 (Exterminador do Futuro, 1984)

Apontado por alguns, como o melhor robô da história do cinema, T-800 que no primeiro filme era o vilão e queria assassinar Sarah Connor de qualquer jeito e depois, transformou-se num herói, salvando a vida de John, tem estilo e tem frases memoráveis... quem não se lembra do 'Hasta la vista, baby'!

quarta-feira, janeiro 19, 2011

OS ATORES QUE INTERPRETARAM 007

O agente secreto mais aclamado de todos os tempos, já teve várias faces no decorrer dessas décadas, desde sua estréia nos cinemas em 1962, com 007 CONTRA O SATÂNICO DR. NO.
Neste meio tempo, arrebatou milhões de fãs ao redor do mundo, assim como faturou alto nas bilheterias. O Cinema e Pipoca, mostra agora, todos os atores que encarnaram o personagem, os títulos e nossa visão a respeito das interpretações.


- SEAN CONNERY:
o primeiro, e talvez o melhor a recriar todo charme do personagem. Esteve presente em sete filmes e foi referência para os que se seguiram. Impôs o jeito sexy e sedutor e tornou-se um grande ícone da cultura pop. Após OO7 – OS DIAMANTES SÃO ETERNOS, resolveu se afastar e participar de produções completamente diferentes, mas voltaria a vestir o terno preto, pouco mais de dez anos depois, a pedido dos fãs e dos produtores.
Currículo do Agente:
007 Contra o Satânico Dr. No (1962)
Moscou Contra 007 (1963)
007 Contra Goldfinger (1964)
007 Contra a Chantagem Atômica (1965)
Com 007 só se Vive Duas Vezes (1967)
007 os Diamantes são Eternos (1971)
007 - Nunca Mais Outra Vez (1983)

- GEORGE LAZENBY: este australiano, resolveu deixar a carreira de modelo e tentar a sorte, substituindo Sean Connery, como James Bond. Resultado: fracasso nas bilheterias.
Sua carreira jamais brilhou como gostaria, mesmo que A SERVIÇO SECRETO DE SUA MAJESTADE, não seja tão ruim assim.
Currículo do Agente:A Serviço Secreto de sua Majestade (1969)

- ROGER MOORE: Já era um ator razoavelmente conhecido e, ao pegar a batuta deixada por Connery, foi difícil de largar, estando presente em nada menos que sete produções do agente secreto. Muitos fãs dão de ombros e dizem que MOORE foi o pior 007 dentre todos.
Currículo do Agente:
007 Viva e Deixe Morrer (1973)
007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (1974)
007 - O Espião Que Me Amava (1977)
007 Contra o Foguete da Morte (1979)
007 - Somente Para Seus Olhos (1981)
007 Contra Octopussy (1983)
007 - Na Mira dos Assassinos (1985)

- TIMOTHY DALTON: colocando um tom mais realista em seu James Bond, DALTON fez apenas dois filmes, mas deixou sua marca na franquia. Após ficar seis anos, sem interpretar o agente, foi chamado para protagonizar GoldenEye, mas recusou. Este galês era ator renomado no teatro.
Currículo do Agente:
007 - Marcado Para a Morte (1987)
007 - Permissão Para Matar (1989)

- PIERCE BROSNAN: desde 1984, BROSNAN era cotado para vestir o terno do agente, mas alguns problemas contratuais, atrasaram um pouco, toda negociação.
Dentre todos, usa as melhores armas e tem os vilões mais megalomaníacos da franquia, revigorando a já cansada vida do herói.
Currículo do Agente:
007 Contra GoldenEye (1995)
007 - O Amanhã Nunca Morre (1997)
007 - O Mundo Não é o Bastante (1999)
007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002)

- DANIEL CRAIG: muitos ‘torceram o nariz’ para a escolha do ator, como novo Bond, afinal o cara era loiro e de uma beleza, um tanto, diferente.
Já no primeiro minuto, ele detona tudo e prova merecer o cargo, recriando uma personificação mais realista e plausível, muito diferente de BROSNAN e suas paranóias.
Currículo do Agente:
007 - Cassino Royale (2006)
007 - Quantum of Solace (2008)


Curiosidade:
Em versões não oficiais dos filmes do agente secreto, mais dois atores o interpretaram:
Barry Nelson, no Telefilme Cassino Royale (1954);
David Niven, em Cassino Royale (1967).

terça-feira, janeiro 18, 2011

ENROLADOS

adorocinema.com

Desde que presenciamos nossa primeira animação dos Estúdios Disney, percebemos que existem regras básicas por lá. Portanto, as protagonistas sempre são afinadíssimas e preparadas para ‘soltar a voz’ se necessário, assim como os personagens secundários, que são meio bobos e criados para levar alívio cômico, quando o roteiro vai de encontro ao drama. Foi assim em A BELA E A FERA, BRANCA DE NEVE E OS 7 ANÕES e, nesta tentativa de atualizar o clássico de Rapunzel.

Na primeira fala, já há certo incômodo, ao percebermos que a dublagem nacional, para o príncipe em questão é de Luciano Huck.
Se até a Dreamworks acabou esgotando suas piadinhas sobre os contos de fadas ‘politicamente incorretos’ em SHREK, essa iniciativa do estúdio de Mickey e Cia sai pela culatra, mesmo com uma ou outra sacada bacana (como o fato de Rapunzel ser uma adolescente em conflito consigo mesmo ou a bela mudança de como a garota teria sido raptada pelo terrível madrasta).

Os diretores BYRON HOWARD e NATHAN GRENO exageram nas músicas, cansam o espectador e provam que a Disney, sem a Pixar fica devendo, por esse tipo de ‘padronização’, que nunca é bom.
Se nem Rapunzel, nem o príncipe tem força suficiente para ganhar a nossa empatia, nos contentamos com o camaleão e o cavalo e suas peripécias.

Quando era bebê, Rapunzel, a princesa de um palácio, foi raptada e trancafiada numa torre muito alta. Sua raptora, descobriu que ao cantar uma canção e tocar nos longos cabelos da jovem, ela rejuvenesce.
Ao completar 18 anos, um ladrão fugitivo sobe na torre e a convence a descer de lá e conhecer o mundo. Ao descobrir a traição, a madrasta corre para recuperar seu valioso tesouro.

No fim, a lição de moral dada por Rapunzel , na vilã e o clichê de salvar o amado com as lágrimas que caem em seu rosto, me fazem, novamente sentir saudade de criações tão maravilhosas como Wall-E, Sr. Fredericksen e até mesmo Relâmpago McQueen.
ENROLADOS, como filme infantil pode até agradar, mas como uma nova visão para as princesas, fica bem abaixo do esperado.

Título Original: Tangled
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Byron Howard e Nathan Greno
Vozes: Mandy Moore, Matthew Gray Gubler, David Schwimmer, Zachary Levi, Grey DeLisle, Carolyn Lawrence, Peter Sallis


ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

*O que você achou de ENROLADOS ?
*O que você acha das atuais animações da Disney, sem a Pixar?

segunda-feira, janeiro 17, 2011

GLOBO DE OURO 2011 - OS VENCEDORES

Melhor Filme (Drama): A REDE SOCIAL
Melhor Filme (Musical / Comédia): MINHAS MÃES E MEU PAI
Melhor Ator (Drama): COLIN FIRTH - O DISCURSO DO REI
Melhor Atriz (Drama): NATALIE PORTMAN - CISNE NEGRO
Melhor ator (Musical / Comédia): PAUL GIAMATTI - BARNEY'S VERSION
Melhor Atriz (Musical / Comédia): ANNETTE BENING - MINHAS MÃES E MEU PAI
Melhor Ator Coadjuvante: CHRISTIAN BALE - O VENCEDOR
Melhor Atriz Coadjuvante: MELISSA LEO - O VENCEDOR
Melhor Diretor: DAVID FINCHER - A REDE SOCIAL
Melhor Roteiro: A REDE SOCIAL
Melhor Filmes em Língue Estrangeira: EM UM MUNDO MELHOR (Dinamarca / Suécia)
Melhor Longa Animado: TOY STORY 3
Melhor Trilha Sonora Original: A REDE SOCIAL
Melhor Canção Original: 'You Haven't Seen The Last of Me' - BURLESQUE

Melhor Série (Drama): BOARDWALK EMPIRE
Melhor Atriz em Série Dramática: KATEY SAGAL - SONS OF ANARCHY
Melhor Ator em Série Dramática: STEVE BUSCEMI - BOARDWALK EMPIRE
Melhor Série de TV (Comédia / Musical): GLEE
Melhor Atriz em Série Musical ou de Humor: LAURA LINNEY - THE BIG C
Melhor Ator em Série Musical ou de Humor: JIM PARSONS - THE BIG BANG THEORY
Melhor Minissérie ou Telefilme: CARLOS
Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme: CLAIRE DANES - TEMPLE GRANDIN
Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme: AL PACINO - YOU DON'T KNOW JACK
Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme: JANE LYNCH - GLEE
Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Telefilme: CHRIS COLFER - GLEE

14ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, ocorre entre 21 e 29 de janeiro de 2011, com um recorde de 134 filmes brasileiros e conta com a presença e participação de profissionais internacionais da Alemanha, EUA e curadores de festivais de Cannes, Locarno e Santa Maria da Feira.

Ao todo são 30 longas em pré-estreias nacionais e mundiais, 104 curtas, 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, cinco debates temáticos com a participação de diretores como Cláudio Assis, Julio Bressane e Cacá Diegues, três lançamentos de livros e dois diálogos audiovisuais com a participação de profissionais do setor. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público estimado em mais de 30 mil pessoas.

MOSTRA AURORA CHEGA À 4a EDIÇÃO APOSTANDO NA NOVA GERAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO
Grande destaque de Tiradentes, a Mostra Aurora chega a sua quarta edição com programação dedicada exclusivamente a realizadores em início de trajetória, com até dois longas realizados. Os filmes são avaliados pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem.

Nesta edição, a seleção é composta por cinco documentários e duas ficções, realizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Os filmes são Enchente, de Julio Pecly e Paulo Silva, Riscado, de Gustavo Pizzi, Remições do Rio Negro, de Erlan Souza e Fernanda Bizarria, Sertão Progresso, de Cristian Cancino, Os Residentes, de Tiago Mata Machado, Santos Dumont – Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano, e Vigias, de Marcelo Lordello.

MOSTRAS OLHARES E VERTENTES EXPANDEM A DIVERSIDADE DA PROGRAMAÇÃO DE TIRADENTES

Além da Mostra Aurora, as seções Olhares e Vertentes testemunham a diversidade da produção brasileira contemporânea. Os oito longas da Mostra Olhares reúnem filmes já premiados em festivais brasileiros e internacionais: A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande; Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro; Ex-isto, de Cao Guimarães; Leite e Ferro, de Claudia Priscilla; Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini; O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; Paranã Puca – Onde o Mar se Arrebenta, de Jura Capela; Transeunte, de Eryk Rocha e Vips, de Toniko Melo.
Os sete longas da Mostra Vertentes mantêm muitas diferenças entre si. Alguns já foram exibidos em mostras e festivais, sem, no entanto, terem obtido nessas ocasiões o mesmo destaque dos filmes da Olhares. Outros estão em começo de percurso. O que os une, para a curadoria, é a necessidade de serem visto com mais cuidado, sem tanta pressa, porque cada um deles tem sua proposta e importância. São eles Copa Vidigal, de Luciano Vidigal; Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven; Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan; No Olho da Rua, de Rogério Corrêa; O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno; Os Monstros, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes e Solidão e Fé, de Tatiana Lohman.

HOMENAGENS E MOSTRINHA COMPLETAM PROGRAMAÇÃO DE LONGAS

Foram assim definidas as escolhas dos homenageados desta edição – o ator pernambucano Irandhir Santos, com sua filmografia ainda recente e em fase inicial, e o cineasta carioca Paulo Cezar Saraceni, com uma bio(filmo)grafia situada na comissão de frente do cinema brasileiro moderno (com seu auge nos anos 60 e 70), compondo uma espécie de plano e contraplano histórico do cinema político brasileiro.

A tradicional Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, completa a programação de longas com as exibições de Eu e Meu Guarda-Chuva, Gui, Estopa e a Natureza e Brasil Animado, a primeira animação em 3D do Brasil.

MAIS DE 100 CURTAS SERÃO EXIBIDOS EM OITO MOSTRAS TEMÁTICAS

A programação de curtas da Mostra Tiradentes também reflete a diversidade e extensão da produção: são 104 filmes de 14 estados do país, distribuídos em oito mostras distintas – Homenagem, Foco, Panorama, Curtas na Praça, Cena Mineira, Juvenil, Mostrinha e Especial.

A seleção dessa mostra apresenta 19 títulos de nove estados diferentes, incluindo curtas como Caos, Haruo Ohara, Contagem e O Sarcófago.

A Mostra Panorama, com curadoria de Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães, exibirá 37 curtas de 10 estados brasileiros que, juntamente com os 15 títulos programados para a mostra Curtas na Praça, desenham um amplo painel da produção contemporânea de curtas brasileiros. Completam ainda a programação de curtas da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, as mostras Cena Brasil, a Cena Mineira, que destaca a efervescência da produção audiovisual do estado, Mostrinha e Juvenil, que apostam na formação de novo público para o cinema brasileiro e os Curtas Homenagem.

PROGRAMAÇÃO DE SEMINÁRIO PROMOVE ENCONTROS E DEBATES DOS FILMES EM EXIBIÇÃO NA MOSTRA

O 14º Seminário do Cinema Brasileiro: ideias e perspectivas promove 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, que reunidos, discutirão os filmes em exibição na programação, além de cinco debates com enfoques na temática central desta edição (Inquietações Políticas) e nos homenageados – Irandhir Santos e Paulo Cezar Saraceni. Três lançamentos de livros e dois encontros de profissionais do setor também integram a programação do Seminário.

Acompanhe a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2011:
No Twitter: www.twitter.com/universoprod
No Facebook: universoproducao
Na Web: http://www.mostratiradentes.com.br/

INSCRIÇÕES PARA O CINE - PE 2011

As inscrições para as mostras competitivas de filmes de longas-metragens e curtas-metragens do 15º Cine PE Festival do Audiovisual terminam no dia 31 de janeiro.
O festival acontecerá de 2 a 7 de maio de 2011, no Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As inscrições podem ser feitas através do site do festival: http://www.cine-pe.com.br/.

A ficha de inscrição e o regulamento do festival estão disponíveis no site. A inscrição será efetivada após o recebimento do material exigido no regulamento e a organização do Cine PE ressalta que os filmes deverão ser inéditas, em Pernambuco, no que diz respeito à exibição em salas de cinema e televisão.

Os resultados das seleções dos curtas e longas metragens serão divulgados na primeira quinzena de março (2011). Os longas, escolhidos por uma curadoria especial, poderão ser conhecidos a partir da segunda quinzena do mesmo mês (março/2011).

REGULAMENTO - Para efeito de inscrição e de escolha pelo júri oficial, o regulamento do Cine PE 2011 permanece o mesmo da edição anterior. Não haverá, portanto, diferença de categoria no caso dos curtas-metragens exibidos em digital, captados em câmera 16mm, 35mm ou digital. Os curtas, exibidos em bitola 35mm, e os longas-metragens, exibidos em 35mm ou em digital, serão inscritos por categoria: ficção, animação ou documentário. Os vencedores da Mostra Competitiva de Curtas Digitais levarão o troféu Calunga, premiação oficial do Cine PE, de Melhor Curta Digital do Cine PE 2011; Melhor Diretor; Melhor Roteiro e Melhor Montagem, totalizando quatro premiações.

Os selecionados para a Mostra Competitiva de Curtas Metragens 35mm disputarão os prêmios de Melhor Curta-Metragem do Cine PE 2011; Melhor Diretor; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Montagem; Melhor Edição de Som; Melhor Trilha Sonora; Melhor Direção de Arte; Melhor Ator e Melhor Atriz. Ao todo, serão dez vencedores em curta 35mm.

Os longas disputarão os prêmios de Melhor Longa Metragem Brasileiro do Cine PE 2011; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Edição de Som; Melhor Montagem; Melhor Trilha Sonora; Melhor Direção de Arte; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Ator; e Melhor Atriz, somando 12 prêmios.

sexta-feira, janeiro 14, 2011

VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS



VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS está longe de ser o melhor trabalho do diretor WOODY ALLEN, mas mesmo assim, a eficácia do roteiro – principalmente nos dois primeiros atos -, que consegue conversar bem, tanto com o sexo masculino, quanto com o feminino é invejável.
Essa comédia dramática coloca em pauta, até que ponto a ilusão é viável, pois, como você descobrirá ao subirem os créditos, por vezes é mais fácil viver esse tipo de mentira, do que uma verdade dolorosa e irreversível.

Acima de todos os astros em tela, dois são os nomes de destaque: FREIDA PINTO (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO), que irradia uma sensualidade tão natural e bela, que fica difícil não se apaixonar por sua personagem e GEMMA JONES (O DIÁRIO DE BRIDGET JONES), hilária como uma sogra chata, intrometida e completamente dependente da filha.

Conhecido por suas paranóias, o diretor eleva o tom do negativismo ao extremo, levando seus personagens para a beira de um precipício de escolhas erradas e sem volta, que culminará numa avalanche decepções e constrangimentos.
Num certo momento, o roteiro se perde e instala uma confusão na cabeça do espectador, dando a entender, que não é o mesmo WOODY ALLEN dos velhos tempos.

Após anos e anos de casamento, Alfie decide separar-se da esposa, pois necessita ‘reascender’ seu espírito aventureiro de algumas décadas atrás e encontra outra mulher, bem mais nova. Sally, filha dele, também está indo mal na relação e decidi dar algumas investidas no chefe, enquanto seu marido, flerta com uma garota que é noiva e está prestes a casar.

NAOMI WATTS (KING KONG), ANTHONY HOPKINS (O SILÊNCIO DOS INOCENTES), JOSH BROLIN (BRAVURA INDÔMITA) e um apagado ANTONIO BANDERAS (A BALADA DO PISTOLEIRO), também tentam colocar a história – que por vezes, parece mais um enredo de novela das oito – totalmente nos eixos, mas ainda ficam devendo. No fim, são noventa minutos esquecíveis, mas nem por isso cem por cento descartáveis.

Título Original: You Will Meet a Tall Dark Stranger
Ano Lançamento: 2010 (EUA / Espanha)
Dir: Woody Allen
Elenco: Naomi Watts, Anthony Hopkins, Josh Brolin, Antonio Banderas, Anna Friel, Freida Pinto, Christian McKay


ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que achou de VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS ?
* Qual o melhor filme de WOODY ALLEN para você ?

quinta-feira, janeiro 13, 2011

TOP CP - A 3ª IDADE NO CINEMA

Por vezes, quando entro numa sala de cinema, fico reparando a faixa etária da galera que também vai acompanhar o filme.
Dependendo da obra em questão, muitos senhores e senhoras, que já chegaram na Melhor Idade, aparecem para se divertir ou se emocionar ali – pena que na minha família, o pessoal seja tão cético em relação a isso, mas enfim... nada é perfeito.

E essa geração com muito mais experiência e vivência do que a gente, já trouxe inúmeros momentos bons para a sétima arte.
Listarei alguns destes senhores e senhoras aqui:

- Harry Brown (do filme HARRY BROWN, 2009)

Quem é:
É um senhor amargurado, que mora num apartamento, numa região perigosa da cidade. Ele é ex-fuzileiro e tem como grande amigo, um vizinho chamado Leonard.
Um dia Leonard é assassinado, e os criminosos postos em liberdade, nessa hora, Harry Brown decide fazer justiça com as próprias mãos
Gostaria que fosse meu avô, porque?: Talvez. O velhinho tem um vigor físico impressionante, fora que é ex-fuzileiro, e poderia me ensinar diversas técnicas de auto-defesa.

- Elsa e Fred (do filme ELSA & FRED – UM AMOR DE PAIXÃO, 2005)

Quem são: Uma senhora de 82 anos e um senhor de 80, que são solteiros e, acabam se conhecendo por acaso e cultivando um amor imenso um pelo outro.
Mesmo com as divergências da família, driblam esses preconceitos e desconfianças, para terem momentos deliciosos juntos.
Gostaria que fossem meus avós, porque?: Sem sombra de dúvida. Elsa consegue levantar o astral de qualquer ser humano cabisbaixo e Fred entende como conquistar o coração de uma mulher.

- Benjamin Button (do filme O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON, 2008)

Quem é: Por ter nascido velho, Benjamin é um senhor muito inocente, que foi abandonado pelos pais. Recebe um carinho especial de sua madrasta e vai, aos poucos descobrindo o significado e as dificuldades da vida.
Gostaria que fossem meus avós, porque?: Talvez. Seria interessante, ter um idoso, aprendendo ao meu lado, como bons – e peculiares – amigos.

- Carl Fredericksen (do filme UP – ALTAS AVENTURAS, 2009)

Quem é: Carl é um velho viúvo e muito ranzinza, que não tem vida social e que viu o bairro onde morava – antigamente pacato -, ser tomado por edifícios e pelo barulho das grandes metrópoles. O medo de ir para o asilo, faz criar coragem e partir para uma aventura sensacional.
Gostaria que fossem meus avós, porque?: Sim. Apesar de ranzinza no início, Fredericksen prova ter um coração enorme, esperando apenas por uma companhia confiável.

- Walt Kowalski (do filme GRAN TORINO, 2008)

Quem é: veterano da Guerra da Coréia, vive amargurado e é extremamente preconceituoso em relação aos Orientais. Leva a vida tomando cerveja e fazendo concertos na sua casa e tem um belo Gran Torino na garagem.
Gostaria que fossem meus avós, porque?: Provavelmente não. Da lista, seria o mais difícil de se relacionar. Pode ser que, com muita, mas muita paciência mesmo, nos entenderíamos, mas as discussões seriam inevitáveis.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

A EXTINÇÃO DOS CINEMAS DE RUA

Infelizmente dizer isso é triste, mas os Cinemas de Rua estão com seus dias contados e é questão de tempo (pouco tempo) para se extinguirem por completo.
Para vocês terem uma idéia, aqui em Campinas, onde vivo, há muitos e muitos anos que os Cinemas de Rua não existem mais. Foram devorados por outros segmentos, como Igrejas Evangélicas, Bingos e etc. Tive que me deslocar para São Paulo para conhecê-los ‘ao vivo’.


Ninguém mais enxerga isso, ninguém vê que esses locais belíssimos, que ajudavam a dar o charme para uma certa região, foram destruídos e ‘saíram do mapa’ sem o glamour de outros tempos. Os mais velhos cita-os com nostalgia, como uma vaga e remota lembrança e nós, mais novos, preferimos o conforto das salas dos shopping centers e seus blockbusters de verão.

Resolvi escrever este texto, não só em homenagem à memória da Cinelândia ou do Cine Tijuca-Palace, ambos no Rio de Janeiro ou o Cine Metro, na capital paulista, mas principalmente pela notícia chata de que o Cine Belas Artes (SP), será mais um a fechar as portas, deixando de exibir obras primas como MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS ou A IDADE DA TERRA.


O fato é que nem o amor incomensurável de André Sturm, diretor do Cine Belas Artes, pela 7ª arte, pôde manter o espaço ativo.
Fica agora, as lembranças de um passado glorioso e suntuoso, pois se formos esperar alguém fazer algo diferente, a espera será longa e cansativa.

Me sinto incomodado, ao ver como campineiros, paulistas, cariocas e etc., tratam suas histórias e tradições... igualzinho tratam suas ‘vidas 100% contemporâneas’.

Related Posts with Thumbnails