terça-feira, maio 31, 2011

SE BEBER, NÃO CASE! - PARTE 2

www.adorocinema.com

O gênero humor está fadado a ser cada dia mais sem graça, devido a este ‘politicamente correto’ que a mídia em geral acabou enfiando na cabeça da maioria das pessoas. Se lá atrás a galera do MONTHY PYTHON tirava sarro até das para-olimpíadas (numa seqüência genial que pode ser vista no Youtube), atualmente temos que tomar cuidado com qualquer ‘vírgula a mais’ que colocamos em nossos textos ou comentários.

Mas ainda existem cidadãos corajosos o suficiente para extravasar os limites e colocar num único roteiro um macaco fumante, o desaparecimento de alguém, tiroteios e gangsters. Ok, é fato que TODD PHILIPS já havia feito algo bem semelhante em SE BEBER NÃO CASE!, mas querendo ou não, era uma repetição que os fãs necessitavam.

A familiaridade do espectador com Phil, Alan e Stu é mais honesta e ainda temos uma presença maior do Sr. Chow, interpretado novamente por KEN JEONG.
Claro que Las Vegas é muito mais interessante que Bangcoc e o ineditismo do anterior não existe aqui. Por esses dois motivos, SE BEBER NÃO CASE! – PARTE 2 perde alguns pontos, mas são meros detalhes que muita gente nem vai notar.

Stu vai se casar na exótica Tailândia e Phil, Alan e Doug são convidados e para não correr o risco de passar por outra enrascada, Stu decide fazer uma despedida de solteiro ‘mais segura’ num restaurante. Porém, os amigos e sua noiva o convence a tomar algumas cervejas na beira da praia e nada sai como planejado.

PAUL GIAMATTI (SIDEWAYS – ENTRE UMAS E OUTRAS) e MIKE TYSON tem participações especiais que deixarão os espectadores com ainda mais motivos para rirem e se surpreenderem.
Tudo que acontece em Vegas, fica em Vegas. Mas será que tudo o que acontece em Bangcoc, também fica por lá? É correr nos cinemas para conferir!

Título Original: The Hangover Part 2
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Todd Phillips
Elenco: Bradley Cooper, Ed Helms, Zach Galifianakis, Justin Bartha, Jamie Chung, Paul Giamatti


ORÇAMENTO: 46 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de SE BEBER, NÃO CASE - PARTE 2 ?
* Se sente incomodado com as piadas 'sujas' que compoem o roteiro do filme ?

sexta-feira, maio 27, 2011

SEXO SEM COMPROMISSO

adorocinema.com

Quem já assistiu a uma comédia romântica já conhece todos os clichês, pois é um gênero que raramente se reinventa, mas mesmo assim leva multidões aos cinemas.
IVAN REITMAN é um cidadão que tem em seu currículo bons filmes, como OS CAÇA FANTASMAS e em menor escala EVOLUÇÃO e tentou a sorte neste SEXO SEM COMPROMISSO.

Desde o primeiro instante, percebemos claramente que se não fosse a química perfeita entre o canastrão ASHTON KUTCHER (EFEITO BORBOLETA) e a linda e talentosa NATALIE PORTMAN (CISNE NEGRO), a produção cairia facilmente numa pieguice tremenda. É fato que os clichês estão lá, é fato que os amigos imbecis do protagonista existem e a reviravolta final, para ficarem juntos também, mas nada disso tira os méritos do filme.

REITMAN demora para engrenar e fica em cima do muro no primeiro ato - jogar situações típicas de comédia pastelão ou escancarar o romance logo de cara ?, deve ter perguntado para si mesmo –, mas passando esse momento de dúvida, tudo se encaixa direitinho.
E NATALIE PORTMAN... essa é um caso à parte e interpreta uma personagem que deixa qualquer marmanjo babando, com sua deliciosa mistura entre ternura e safadeza.

Adam é filho de um famoso apresentador de televisão e sonha em ser roteirista. Emma é uma médica solteira, que aguarda o casamento da irmã mais nova. Ao se encontrarem os dois decidem que serão ‘amigos com benefícios’, mas também colocam algumas regras, como nunca se apaixonar um pelo outro ou terem ciúmes. Mas o destino proporciona uma grata surpresa quando as regras são quebradas.

As amigas de Emma que poderiam ter um espaço maior, trocam diálogos hilários e KEVIN KLINE (TRÊS VEZES AMOR) como o ‘velho’ pai tarado de Adam só adicionam mais sagacidade ao roteiro. Dentre tantas comédias românticas sem graça que saem todos os anos, SEXO SEM COMPROMISSO é uma das poucas que se salvam!

Título Original: No Strings Attached
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Ivan Reitman
Elenco: Natalie Portman, Ashton Kutcher, Cary Elwes, Lake Bell, Kevin Kline, Olivia Thirlby


ORÇAMENTO: 25 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de SEXO SEM COMPROMISSO ?
* Qual a melhor comédia romântica que viu nos últimos tempos ?

quinta-feira, maio 26, 2011

AS ROTAS DOS ROAD MOVIES

Tirado do site NextMovie, este é um gráfico informando a rota percorrida em alguns Road Movies famosos. Curioso e bem interessante!

Clique na imagem para ampliá-la

quarta-feira, maio 25, 2011

1ª AÇÃO SOCIAL CINEMA E PIPOCA


Dia 23 de maio de 2011, o Cinema e Pipoca, juntamente com os parceiros e podcasters Diógenes (www.conquistadoresde.info), Jonathan (www.euvoudemichola.sairdobrasil.com), Ana (www.thementalmorfose.blogspot.com) e Dan (www.danpessoa.blogspot.com), realizou a 1ª Ação Social no Lar dos Velhinhos de Campinas / SP, que foi fundado em 1904, conta com um espaço de 70 mil metros e abriga mais de 150 idosos.


Este é um pequeno projeto social que tem como intuito divertir. Nossa primeira opção de filme seria ELSA E FRED – UM AMOR DE PAIXÃO, mas como no DVD só havia a opção com legendas, passamos UP – ALTAS AVENTURAS.
A sessão teve início às 14 horas e o melhor de tudo foi a interação e os comentários dos idosos no decorrer do filme... e não poderia faltar a pipoca e o refrigerante, para dar ainda mais o clima de cinema.


Gostaríamos de agradecer imensamente a Vanessa Thomé, que era a plantonista do dia e nos recebeu com a maior atenção, a Isis Camargo, que é a Coordenadora da Área Técnica e intermediou nossa ida para lá e a todos os 200 funcionários que cuidam destes senhores e senhoras com tanto amor e dedicação!


Quem quiser maiores informações do Lar dos Velhinhos de Campinas/SP, acesse http://www.lardosvelhinhosdecampinas.org.br

terça-feira, maio 24, 2011

OS AGENTES DO DESTINO

www.adorocinema.com

São raras as vezes que o cinemão norte-americano consegue retratar com respeito os contos do escritor Philip K. Dick, que era um visionário e tinha um conceito completamente obscuro para a humanidade. BLADE RUNNER e MINORITY REPORT podem não ser 100% fieis, mas ao menos carregam vários elementos dele, ao contrário de O PAGAMENTO, O VIDENTE e agora este OS AGENTES DO DESTINO.

É óbvio que a ‘suavização’ nos roteiros vem para abranger um número maior de espectadores e conseguir uma classificação indicativa menor, mas a produção já começa errada com aquele rápido flerte entre David e Elise e a paixão avassaladora que chega em seguida. Quem se convence com algo desse tipo? Quem em sã consciência beija uma garota que estava no banheiro masculino e já sai perdidamente apaixonado por ela? Só mesmo o diretor GEORGE NOLFI (roteirista de O ULTIMATO BOURNE) para acreditar nisso.

EMILY BLUNT (O DIABO VESTE PRADA), tem uma beleza hipnótica, mas está ainda mais perdida que MATT DAMON (INVICTUS), que com seus discursos lotados de carisma e desenvoltura – que deixariam Barack Obama com inveja –, revelam um personagem um tanto tendencioso. Somente da metade para o final, quando TERRENCE STAMP (SIM SENHOR!) fica à frente das câmeras é que a produção engrena e o ritmo dá uma boa acelerada, expondo um senso de urgência arrebatador.

Perto de se eleger senador nos Estados Unidos, o político David Morris se apaixona pela dançarina Elise Sellas. Porém, estranhos homens com poder de modificar o destino aparecem e pressionam David a não dar continuidade ao romance, para que o futuro de ambos não seja atrapalhado.

Os dois atos que correm paralelamente e algumas lacunas abertas que ficam sem nenhuma explicação pelo tom simplista e metódico de NOLFI e o fato de ser vendido como uma ficção científica e o transformarem num romance me incomodaram demais.
"Vocês não tem o livre arbítrio... só aparentam ter" - diz o personagem de Terrence Stamp. Mas não duvido nada que NOLFI também tenha escutado isso de um produtor de Hollywood... Essa é a forma natural das coisas.

Título Original: The Adjustment Bureau
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: George Nolfi
Elenco: Matt Damon, Emily Blunt, Florence Kastriner, Terence Stamp, Anthony Mack
ie

ORÇAMENTO: 51 Milhões de Dólares
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de OS AGENTES DO DESTINO ?
* Qual seu conto favorito escrito por Philip K. Dick ?

sábado, maio 21, 2011

4ª MOSTRA LIVE DE CINEMA ABRE INSCRIÇÕES


Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para a 4ª Mostra Live Cinema, que acontece no Rio de Janeiro de 1º a 4 de setembro, no Oi Futuro de Ipanema. Podem ser inscritos quaisquer tipos de trabalhos de Live Cinema, Live Images, performances e composições audiovisuais onde a imagem e o som sejam manipulados ao vivo, usando softwares e hardwares de manipulação de imagem, som, dados e luz em tempo real. O regulamento completo e a ficha de inscrições estão no site www.livecinema.com.br. O evento tem patrocínio da Oi pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio cultural do Oi Futuro.

sexta-feira, maio 20, 2011

GREMLINS

infernosobrenatural.blogspot.com

Não sei ao certo quando tudo isso começou, mas é fato que o mundo se tornou mais chato com toda essa ‘máscara’ que o politicamente correto trouxe. Pensamos um milhão de vezes antes de contarmos uma piada, relemos tweets para ver se não há nenhuma palavra que pode ser entendida errada por terceiros e etc.

E nas ‘Sessões da Tarde’ da Rede Globo isso também ficou evidente e se lá nos anos 90, víamos produções despreocupadas com este tipo de futilidade – os garotos de CONTA COMIGO fumavam, a visão de um modo de ensino arcaico era exposto com muita sutileza em CURTINDO A VIDA ADOIDADO e a rebeldia adolescente era tema de OS GAROTOS PERDIDOS –, hoje a emissora parece querer deixar os jovens espectadores retardados, com seus filmes de cachorros falantes e humor raso.

Uma dessas produções que se repetiram à exaustão por lá foi GREMLINS, uma salada de referências pop, muito bem boladas e estilizadas e uma homenagem maravilhosa ao gênero trash (a cena do monstrinho sendo triturado pelo liquidificador ou explodindo dentro do microondas deixam isso bem claro), dirigida por JOE DANTE (PEQUENOS GUERREIROS), produzida por STEVEN SPIELBERG (TUBARÃO), que tem uma pequena cena no filme e roteirizada por CHRIS COLUMBUS (PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS).
O humor negro é uma característica fortíssima também e se num primeiro instante, tudo leva a crer que estaremos diante de uma obra inofensiva com bichinhos fofinhos, espere até ser pego de surpresa por eles.

Um garoto ganha de presente de aniversário um animal bem diferente. O vendedor comenta que não pode molhá-lo, nem expô-lo diante da luz muito forte. Porém, um acidente acontece e o novo animal de estimação entra em contato com a água, multiplicando-se em diversos outros seres, muito mais agressivos e perigosos, que trarão o caos para a pequena cidade.

No fim das contas, CHRIS COLUMBUS é um profissional que tem mais talento em escrever histórias do que propriamente dirigir e GREMLINS é um exemplo disso.
Com personagens marcantes (e COREY FELDMAN bem novinho no elenco), uma pitadinha de ficção científica e uma dose de comédia pastelão (os monstros assistindo Branca de Neve é de fazer chorar de rir), ainda hoje mantém-se irretocável e categoricamente maluco... espero que a época do ‘politicamente incorreto’ retorne, nem que seja só no cinema!

Título Original: Gremlins
Ano Lançamento: 1984 (EUA)
Dir: Joe Dante
Elenco: Hoyt Axton, Zach Galligan, Phoebe Cates, Polly Holliday, Corey Feldman, Harry Carey Jr.


ORÇAMENTO: 11 Milhões de Dólares


PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de GREMLINS ?
* Qual sua opinião sobre o 'politicamente correto', que é moda nos dias atuais ?

quinta-feira, maio 19, 2011

O QUE SÃO EASTER EGGS?

Nemo aparece em Monstros SA

Na tradução literal para o português seria 'ovo de páscoa', mas na verdade são detalhes ou homenagens colocados pelos diretores ou produtores do filme.
Caso você seja um espectador menos atento, coisas como a inserção de Gavião Arqueiro em Thor (que é um Easter Egg bem exposto, se comparado com outros) ou a óbvia referência a HAL 9000 de 2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO na animação da Pixar, WALL-E ou a aparição de um boneco de Roger Rabbit, na prateleira de uma loja em DE VOLTA PARA O FUTURO 2, são 'easter egg'.

Alguns outros exemplos abaixo:

- Nos créditos iniciais de WATCHMAN, quando Nite Owl esmurra um bandido. Reparem que existe ao fundo várias capas de Batman #1. O local da cena nada mais é do que a saída da Casa de Ópera de Gotham City, lugar onde o casal de ricaços, Sr e Sra Wayne seria brutalmente assassinado, dando origem a passado remoto de Batman/Bruce Wayne! (Fonte: Zine Acesso)


- Em HOMEM DE FERRO, aparece rapidamente o escudo de Capitão América sendo construído.



- No final de CLOVERFIELD - MONSTRO, aparece a criatura caindo nas águas de Manhattan.

quarta-feira, maio 18, 2011

TOP CP - 5 MAIORES NINJAS DO CINEMA

Talvez esta tenha sido uma das listas mais difíceis de fazer, pois apesar de haver diversos ninjas espalhados pela 7ª arte, são poucos os que realmente se destacam. Aqui vão cinco que, ao meu ver, travaram ótimas batalhas!

- A Noiva (Kill Bill 1 e 2)


- Raizo (Ninja Assassino)


- Kambei (Os Sete Samurais)


- As Tartarugas Ninja (As Tartarugas Ninja 1, 2 e 3)



E na sua lista, quem estaria?

terça-feira, maio 17, 2011

DEAD SNOW

curingadownloads.net

Desde a primeira vez que ouvi falar de DEAD SNOW, produção norueguesa que tem em seu roteiro muita trasheira, sacadas bacanas e principalmente zumbis-nazistas, fiquei empolgadíssimo para assistir, pois sou grande fã deste universo de ‘mortos-vivos’ criado por George Romero.

Obviamente existem algumas ‘licenças poéticas’ aqui e estes seres abomináveis, que antes eram lentos e quase mumificados, correm feito atletas e são, de certa forma bem espertos e organizados. Os noventa minutos são suficientes para o desconhecido diretor TOMMY WIRKOLA contar sua história, fazer seu banquete sangue e dar um ponto final respeitável à sua obra.

É verdade que as atuações dos atores não convencem em nada, por serem superficiais e quase amadoras, mas vamos falar a verdade, quem se importa com isso? Queremos ver as mortes mais absurdas possíveis e isso você encontra aos montes aqui...
Além disso tudo, conta-se com um cenário deslumbrante, onde o branco é utilizado de maneira bem esperta.

Um grupo de amigos, vão para uma casa no meio do nada para passarem um final de semana só curtindo e bebendo. Mas numa noite, um velho aparece por lá e conta uma história apavorante sobre alguns nazistas que dominavam a região na época da 2ª Guerra Mundial.
Ao encontrarem um pequeno baú lotado de ouro, eles erguem estes soldados ‘mortos-vivos’, que haviam morrido ali.

Com personagens idiotas o suficiente para serem despedaçados pelos zumbis-nazistas e um desfecho genuinamente gore – com direito a serra elétrica, machadinho, martelo e etc. -, DEAD SNOW é um filme de nicho..., portanto se é fã do gênero veja-o (tive que fazer o download, pois nunca uma produção dessas chegaria por aqui por meios legais), caso contrário, passe longe, senão você poderá ter uma surpresa nada agradável em seus sonhos!

Título Original: Død snø
Ano Lançamento: 2009 (Noruega)
Dir: Tommy Wirkola
Elenco: Vegar Hoel, Stig Frode Henriksen, Charlotte Frogner, Lasse Valdal, Evy Kasseth Røsten


ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de DEAD SNOW ?
* Acha que o sub-gênero zumbi, já está defasado ?

segunda-feira, maio 16, 2011

EXTRA - MORTAL KOMBAT LEGACY - EPISÓDIOS 3, 4 E 5

Após um pequeno atraso em nossas postagens do seriado MORTAL KOMBAT - LEGACY, ela está de volta em nossas páginas, com 3 episódios de uma vez só.






sábado, maio 14, 2011

8° PRÊMIO ACIE DE CINEMA


O Prêmio ACIE de Cinema, promovido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, com o patrocínio da RioFilme e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, chega a sua oitava edição trazendo o melhor da safra nacional de 2010. No total, 18 filmes concorrem ao prêmio, dividido em nove categorias, incluindo a de melhor filme pelo júri popular. O Prêmio conta ainda com o apoio do Canal Brasil e do designer de jóias Antonio Bernardo.

Todos os títulos são exibidos gratuitamente dentro da Mostra ACIE, entre os dias 17 e 22 de maio, no CCBB. O encerramento oficial será excepcionalmente no dia 21, no Cinecarioca, do Complexo do Alemão, com a pré-estreia nacional do longa “4 x UPP”, dirigido por Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Rodrigo Felha e Wagner Novais.

Entre os 18 longas em competição, o campeão de bilheteria de 2010, Tropa de Elite 2, é também o vencedor no número de indicações. O filme de José Padilha concorre em todas as categorias, com exceção de ‘Melhor Atriz’. No segundo lugar do ranking vem Lula, o Filho do Brasil que entra na disputa com 4 indicações. As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky, e Olhos Azuis, de José Joffily, concorrem igualmente aos troféus de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Roteiro’. Os demais concorrem em apenas uma categoria (lista completa abaixo).

Todo o histórico do prêmio e outras informações estão disponíveis no site www.premioaciedecinema.com.br

LISTA DE INDICADOS:

Melhor Filme
As Melhores Coisas do Mundo
Olhos Azuis
Tropa de Elite 2
5 x Favela - Agora por Nós Mesmos

Melhor Diretor
Daniel Filho por Chico Xavier
José Joffily por Olhos Azuis
José Padilha por Tropa de Elite 2
Laíz Bodanzky por As Melhores Coisas do Mundo

Melhor Roteiro
Bráulio Mantovani Por Tropa de Elite 2
Luiz Bolognesi por As Melhores Coisas do Mundo
Marcelo Gomes e Karim Ainouz por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
Paulo Halm e Melanie Dimantas por Olhos Azuis

Melhor Ator
Marat Descartes por Os Inquilinos (Os Incomodados Que Se Mudem)
Nelson Xavier por Chico Xavier
Rui Ricardo Diaz por Lula, O Filho do Brasil
Wagner Moura por Tropa de Elite 2

Melhor Atriz
Glória Pires por Lula, O Filho do Brasil
Maria Padilha por Praça Saens Peña
Nanda Costa por Sonhos Roubados
Zezé Polessa por O Bem Amado

Melhor Fotografia
Gustavo Hadba por Lula, O Filho do Brasil
Lula Carvalho por Tropa de Elite 2
Paulo Vainer por Eu e Meu Guarda-Chuva
Rodolfo Sanchez por 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado

Melhor Trilha Sonora

Antônio Pinto E Jacques Morelembaum por Lula, O Filho do Brasil
Guto Graça Mello por O Homem Que Engarrafava Nuvens
Pedro Bromfman por Tropa de Elite 2
Pedro Luís por Praça Saens Peña

Melhor Documentário
Dzi Croquettes
Caro Francis
O Abraço Corporativo
Uma Noite em 67

FESTIVAL DE MICROMETRAGENS LEVA FILMES PARA CANNES


Grande vencedor do festival Cel.U.Cine 2010, O MALA MAN, das paulistas Marina Puech e Lana Sultani, será exibido no ‘Short Film Corner’ (SFC), no Festival de Cannes. Durante o evento francês, que será realizado de 11 a 22 de maio, também serão promovidas ações de divulgação do festival de micrometragem patrocinado pela Oi com apoio cultural do Oi Futuro. Desde sua primeira edição, em 2008, o Cel.U.Cine teve mais de mil filmes inscritos e hoje é considerado a maior plataforma de visibilidade deste formato de produção audiovisual.

Além de Cannes, o Cel.U.Cine aparece no circuito internacional com 11 filmes concorrendo na terceira edição do festival holandês ‘LIsFE – Leiden International Short Film Experience’, realizado anualmente por estudantes estrangeiros da Leiden University. O evento é totalmente dedicado aos curta-metragens e reúne, este ano, competidores para o ‘Pocket Cinema Award’, microfilmes desenvolvidos a partir de câmeras fotográficas e de celulares. O festival será no dia 10 de junho e terá como tema ‘Remake de Filmes Clássicos’.

sexta-feira, maio 13, 2011

13 FILMES PARA ASSISTIR NA 6ª FEIRA 13

Antes de colocarmos nossa lista, gostaria de perguntar: Você sabe por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de má sorte?

Se não sabe, saiba aqui (fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br):
A fonte mais familiar é da teologia cristã. O treze é significativo para os cristãos porque é o número de pessoas que estavam presentes na última ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o décimo terceiro a chegar.

Os cristãos, tradicionalmente, têm mais cautela com as sextas-feiras por Jesus ter sido crucificado nesse dia. Além disso, alguns teólogos dizem que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira, e que o grande dilúvio começou em uma sexta-feira.

Há ainda outros relatos: A sexta-feira recebeu seu nome em inglês em homenagem a Frigg, a deusa nórdica do amor e do sexo. Essa forte figura feminina, de acordo com os historiadores, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Essa caracterização também pode ter tido um papel no medo do número 13. Foi dito que Frigg se uniria a uma convenção de bruxas, normalmente um grupo de 12, totalizando 13.

Em uma sexta-feira 13 de 1306, o Rei Filipe da França queimou os reverenciados cavaleiros templários, marcando a ocasião como um dia do mal.

Independente de qual seja o fato real, é notório que a data já está empregnada na cultura popular mundial. E aqui estão alguns filmes para verem e se assustarem neste dia:

- OS PÁSSAROS (1963)



- O EXORCISTA (1973)



- O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)



- ALIEN - O 8º PASSAGEIRO (1979)



- O ILUMINADO (1980)



- HOLOCAUSTO CANIBAL (1980)



- A MORTE DO DEMÔNIO (1981)



- A MOSCA (1986)



- A BRUXA DE BLAIR (1999)



- ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO (2004)



- JOGOS MORTAIS (2004)



- A FRONTEIRA (2007)



- A INVASORA (2007)

quarta-feira, maio 11, 2011

ENTREVISTA COM O FUNDADOR DO ESTÚDIO DE DUBLAGEM GOTA MÁGICA

"Mesmo sem você saber, em algum momento meu trabalho fez parte da sua vida"... essa frase que estampa o site de Mário Lúcio de Freitas, estampa bem a importância de seu trabalho para várias gerações que, ainda hoje são influenciados por músicas e vinhetas que ele criou.

Agradeço imensamente por ter aceitado o convite de dar uma entrevista para o Cinema e Pipoca... sou da época em que a Gota Mágica, juntamente com a TV Manchete viraram mania entre a criançada.

Então, vamos para as perguntas:

Cinema e Pipoca:
Nos conte um pouco da sua carreira no mundo artístico.
Mário Lúcio de Freitas: Minha carreira é muito extensa. Ela se iniciou em 1952, no circo Marabá de meu pai. Nesta época eu já era palhacinho e cantor. Depois fui para a TV – trabalhei na TV Paulista, hoje Rede Globo, de 60 a 67 – atuando como apresentador, ator, cantor e diretor. Depois fui músico de conjunto, tendo integrado vários grupos famosos – Os Beatniks, Os Iguais, The Jet Black's e Os Incríveis – e posteriormente virei produtor musical, diretor de dublagem, etc. etc. etc.
CP: Para quem não se lembra, quais as músicas de desenhos animados que você compôs? E qual a composição própria que mais gosta?
MLF: Criei muitas aberturas de TV – não só da área infantil: Chaves, Clube do Chaves, Punk, a levada da breca, Fly - o pequen
o guerreiro, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Ursinhos Carinhosos, Bananas de Pijamas, etc;
TJ Brasil, Aqui Agora, Hebe, Programa Livre, Escolinha do Golias, etc;
novelas como Chispita, Os ricos também choram, Jerônimo, S
ombras do Passado, Pecado de
Amor, o Direito de Nascer, etc. Minha composição preferida, em termos de arranjo, é a abertura de Rei Arthur, e como criação talvez seja a abertura de Angel - a menina das flores.


CP: Como surgiu a idéia de fundar o estúdio de dublagem Gota Mágica?
MLF: A Gota Mágica não era apenas um estúdio de dublagem. Fazia dublagem, mas também publicidade, discos, disc 900, shows em circo, eventos etc. Foi o primeiro estúdio polivalente do Brasil. Surgiu da possibilidades de se juntar todas essas vertentes num espaço só.

CP: É mais fácil ser dublador hoje, do que era antigamente? Por quê?
MLF: Acho que seja, sim, e penso que a Gota ajudou um pouco nesse processo, pois abriu suas portas para a imprensa e para os fãs, o que não acontecia anteriormente. O dublador era um artistas anônimo, e hoje tem mais o reconhecimento do grande público.

CP: E a qualidade da nossa dublagem é boa se comparada com outros países?
MLF: Excelente. Em minhas várias viagens pelo exterior pude comprovar isso. Tem dublagem por aí que é sofrível.

CP: Por que a Gota Mágica acabou?
MLF: A Gota fechou suas portas não por falta de trabalho nem pelo não reconhecimento de sua qualidade. Veja que faz 13 anos que isso ocorreu e a gente continua falando dela. Seu fechamento se deveu por problemas particulares meus, que acabaram interferindo em seu funcionamento.

CP: Você continua dublando e fazendo temas de abertura de desenhos animados?
MLF: Não. Por causa de uma ação indenizatória que está em curso, esse mercado me ficou praticamente fechado. Mas venho atuando na criação de livros infantis, de audiosnovelas, de shows, etc. Um mercado parecido, mas não o mesmo.

CP: Está trabalhando em algum novo projeto? E se sim, qual seria?
MLF: Em parceria com Hellen Palácio, acabei de lançar a coleção de livros com CD chamada "Contando e Cantando Cantigas de Roda, pela editora Vida & Consciência. São dez livros, com histórias baseadas nas letras das cantigas da cultura oral brasileira. Dirigi também recentemente a audionovela de Zíbia Gasparetto "Se abrindo pra vida", entre outros trabalhos.

CP: É mais complicado trabalhar para o público adulto ou infantil? E quais as principais diferenças?
MLF: Sempre trabalhei para os dois. Fiz mais de 15 produções para novelas da Globo, muitos discos adultos, mas o mercado infantil me fascina mais. Talvez pela minha origem circense. A diferença é que a criança não mente. Ela gosta ou não gosta, e já o mercado adulto sofre muita influência política, de interesses comerciais envolvidos.

CP: Deixe um recado final para todos os leitores, que assim como eu, admiram e sentem muita saudade da Gota Mágica!
MLF: Obrigado a voces por acompanharem meu trabalho e quem sabe a Gota não volte um dia desses, né? Grande abraço a todos.

Algumas aberturas feitas pela Gota Mágica:










terça-feira, maio 10, 2011

FEDERAL

adorocinema.com

Se tenho orgulho de dizer que filmes como TROPA DE ELITE, CIDADE DE DEUS, O HOMEM QUE COPIAVA, dentre muitos outros são brasileiros, tenho vergonha de dizer o mesmo para obras desnecessárias como FEDERAL, um lixo cinematográfico que me faz questionar quem são os ‘profissionais’ que injetam o dinheiro das ‘leis de incentivo para a Cultura’ num projeto tão irrelevante como este.

Há uma tomada aérea de Brasília... um dos protagonistas está com a mulher grávida... os policiais colocam um saco na cabeça do traficante para tentarem tirar alguma informação dele... Sim minha gente, FEDERAL queria ser TROPA DE ELITE e ERIK DE CASTRO queria ser JOSÉ PADILHA.

É uma sucessão tão grande de equívocos e escolhas amadoras, que até os palavrões inseridos soam desnecessários e os diálogos parecem ter sido tirados da mente de um adolescente de 13 anos. O roteiro não esmiúça a investigação na busca dos criminosos... o ideal para CASTRO é que a polícia chegue metralhando tudo, provando que os policiais são homens viris e que preferem mais o tiroteio gratuito do que o planejamento antecipado.

Há um tom machista e ofensivo dentro dos 90 minutos da trama, até porque as mulheres aparecem apenas para transarem ou se drogarem.
Daí, além de ter no elenco o ‘quase ator’ CARLOS ALBERTO RICCELLI (BRASÍLIA 18%) e SELTON MELLO (O CORONEL E O LOBISOMEM), que honestamente não sei por que aceitou entrar nessa bomba, me aparece MICHAEL MADSEN (CÃES DE ALUGUEL), louco para ganhar uns trocados em qualquer produção por aí.

Vital e seu grupo de policiais precisam capturar um perigoso traficante de drogas internacional que se instalou em Brasília.
Com a esposa grávida, ele divide seu tempo e faz de tudo para que ela não participe deste mundo violento.

Precisei de muito esforço, coragem e uma boa dose de insônia para chegar nos créditos finais de FEDERAL, que é sempre sombra de dúvidas um dos piores filmes nacionais de todos os tempos... Lembre bem deste nome ERIK DE CASTRO, caso apareça estampando algum cartaz nos cinemas, passe longe!

Título Original: Federal
Ano Lançamento: 2010 (Brasil / Colômbia / França)
Dir: Erik de Castro
Elenco: Selton Mello, Carolina Gómez, Roberto Cano, Carlos Alberto Riccelli, Michael Madsen


ORÇAMENTO: 5 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de FEDERAL ?
* É o pior filme nacional de todos os tempos ?

sexta-feira, maio 06, 2011

SOBRENATURAL

www.cinepop.com.br

Foram pouquíssimos os filmes de terror e suspense, que me perturbaram e me fizeram perder o sono por uma noite, até porque quem está acostumado com o gênero já conhece todas as artimanhas que serão impostas ali, tirando raríssimas exceções.
JAMES WAN é um diretor que soube dosar muito bem seqüências perturbadoras com um roteiro impactante em JOGOS MORTAIS e volta com seu companheiro de longa data LEIGH WHANNEL para este SOBRENATURAL, sem contar a produção executiva de OREN PELI, responsável por ATIVIDADE PARANORMAL (percebe-se muita influência dele por aqui).

Mesmo que os personagens de PATRICK WILSON (WATCHMAN) e ROSE BYRNE (SUNSHINE – ALERTA SOLAR) estejam naquele nicho comum – ela tenta qualquer coisa para curar seu filho, ele é cético e não crê em rituais ‘místicos’ –, o espectador é pego desprevenido pelo uso de uma linguagem oitentista, que flerta com produções como A MORTE DO DEMÔNIO, seus figurinos bizarros e a maquiagem de gosto duvidoso, O ILUMINADO (com aquele plano inicial) ou mesmo o clipe de Thriller de Michael Jackson, que abusava do gelo seco.

(Cuidado com os spoilers deste parágrafo)
Num primeiro ato, o uso de um terror muito psicológico é visto com excelência, mas ao passar dos minutos essa atmosfera infelizmente se dilui, dando lugar a uma tentativa de horror que por vezes não funciona – após Josh atravessar o mundo dos sonhos, parece não haver muito o que temer, principalmente com um demônio maquiado igual os integrantes do Cirque du Soleil.

Depois de mudarem para uma casa com seus três filhos, o casal Josh e Renai percebe que algo estranho está acontecendo, pois objetos se movem sozinhos e vultos estranhos os atormentam. Para piorar, um dos filhos cai numa espécie de coma. É aí que pedirão ajuda e entenderão os reais motivos de tudo isso.

A inserção dos dois ‘caçadores de fantasmas’ e suas tiradinhas cômicas quase põe tudo a perder, a sorte é que LIN SHAYE (2001 MANÍACOS) e seu rosto bastante expressivo colocam SOBRENATURAL nos trilhos novamente.
Sam Raimi, Peter Jackson, John Carpeter, Wes Craven, podem se sentirem aliviados, pois aqui está um homenagem sincera a esses bons tempos que não voltam mais.

Título Original: Insidious
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: James Wan
Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Barbara Hershey, Angus Sampson, Ty Simpkins


ORÇAMENTO: 1,5 Milhão de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de SOBRENATURAL ?
* Há espaço para o terror oitentista neste novo século ?

quarta-feira, maio 04, 2011

PROMOÇÃO: DVD DE MANGUE NEGRO

E quem vai levar para a casa, um DVD Duplo do filme MANGUE NEGRO é



Parabéns...

Mande seus dados (Nome Completo e Endereço com Bairro, Cidade e Estado) para blogcinemaepipoca@hotmail.com


O Cinema e Pipoca, juntamente com o Portal Guia ABC lança um promoção via twitter e você, poderá ganhar um DVD Duplo do filme nacional MANGUE NEGRO, com diversos extras, luva personalizada e muito terror.

Quer saber como participar?

1º passo: Dê RT na mensagem: Sigo @cinema_e_pipoca e @portalguiaabc e estou concorrendo ao DVD duplo de MANGUE NEGRO. http://bit.ly/ihpV9m (@Cinema_e_Pipoca)
2º passo: Entre no link http://bit.ly/ihpV9m e clique no botão 'Quero Participar'.

Quanto mais retweets mais chances de ganhar...

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO

1. A Promoção é aberta aos residentes de todo Brasil e, para concorrer, os participantes devem seguir os perfis @cinema_e_pipoca e @portalguiaabc e retwittar a mensagem acima.
2. A Promoção é válida até conseguirmos chegar aos 600 seguidores.
3. O nome do vencedor será divulgado no blog www.cinemaepipoca.blogspot.com e no site www.portalguiaabc.com.br a partir da data de término da Promoção.
4. O prêmio é individual e intransferível e, em nenhuma hipótese, o vencedor poderá trocá-lo ou recebê-lo em dinheiro.
5. Caso os participantes tenham dúvidas, os mesmos poderão solicitar esclarecimentos por e-mail para blogcinemaepipoca@hotmail.com.

Obs.: Gostaríamos de agradecer imensamente a produtora Fábulas Negras e ao diretor Rodrigo Aragão por nos enviarem o DVD para sorteio.

terça-feira, maio 03, 2011

THOR

www.cinepop.com.br

E o Universo Marvel nos cinemas vem sendo moldado com um cuidado impressionante (aqui os indícios são a SHIELD, o Gavião Arqueiro e a menção à Bruce Banner). O fato a se pontuar é que KENNETH BRANAGH (HENRIQUE V), era uma escolha inusitada para a direção de THOR, mas para o estúdio que apostou em Robert Downey Jr. como protagonista em HOMEM DE FERRO, podíamos esperar tudo.

A divisão principal no filme está entre as seqüências passadas em Asgard, que são sempre grandiosíssima, com detalhes impressionantes, causando o impacto visual que poucos acreditavam que haveria (os ângulos que BRANAGH escolhe para mostrar o tamanho descomunal das construções de lá são de encher os olhos) e as passadas na Terra, onde por vezes o roteiro se perde em piadinhas desnecessárias.

O desconhecido CHRIS HEMSWORTH (STAR TREK) impõe ritmo e tem uma presença realmente imponente como o ‘salvador da pátria’ em questão, outros que fazem bem seus papeis são ANTHONY HOPKINS, como Odin, RENE RUSSO numa participação especial, mas otimamente conduzida como Frigga e TOM HIDDLESTON como Loki, de resto atores como NATALIE PORTMAN, STELLAN SKARSGARD e, principalmente KAT DENNINGS, que tenta ser o alívio cômico, não tem muita função por lá.

Ao disseminar a guerra, que há muito tempo não dominava os reinos de Asgard, o jovem e poderoso Thor é enviado à Terra por seu pai Odin e obrigado a viver com os mortais como forma de castigo. Em Asgard seu irmão Loki, planeja algo para assumir o poder e isso faz com que os guerreiros, amigos de Thor percebam a farsa e viajem onde o herói está, levando com eles inimigos muito poderosos.

O 3D não é peça fundamental para verem o filme e poucos são os momentos em que realmente a ferramenta faz diferença. As lutas são ferozes e as câmeras lentas são usadas com total parcimônia e cuidado – Zack Snyder pode assistir para aprender – e no fim, agrada tanto os fãs antigos, quanto aqueles que nunca colocaram as mãos numa HQ do semi-deus. Eu estou pronto para OS VINGADORES... e você?

Título Original: Thor
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Kenneth Branagh
Elenco: Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Natalie Portman, Anthony Hopkins, Idris Elba, Kat Dennings, Ray Stevenson, Stellan Skarsgård, Rene Russo


ORÇAMENTO: 150 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de THOR ?
* O que você espera para o filme OS VINGADORES ?
Related Posts with Thumbnails