quarta-feira, novembro 30, 2011

ENTREVISTA COM O ORGANIZADOR DO FESTIVAL POP DE CINEMA DE ITAPEVA


Entrevista com Daniel Gaggini, um dos organizadores do Festival Pop de Cinema de Itapeva/SP, que aconteceu entre os dias 09 a 19 de Novembro de 2011.


Site Oficial: http://www.festivalpopdecinema.com/2011/

Cinema e Pipoca: Como surgiu a idéia do evento e quais as principais novidades para este ano?
Daniel Gaggini- A ideia surgiu da necessidade da cidade de Itapeva (a 300 km de São Paulo) de receber eventos culturais. A cidade fica situada em uma região carente destas iniciativas e, como eu e o Rafael trabalhamos com cinema, achamos que nada melhor do que um Festival Popular de Cinema para contribuir para a formação de público.
As novidades deste ano foram o CINE NA PRAÇA (exibição de virais ao ar livre) e uma noite dedicada aos filmes vencedores das 04 edições anteriores.

CP- Qual a média de público que pretendem alcançar no Festival? 
DG- Neste ano, o Festival recebeu 2.370 pessoas, em 10 dias de evento.

CP- Que filmes você destacaria nesta edição do Festival?
DG- Sem dúvida foi a melhor programação de todos os tempos, mas vale a pena destacar dois filmes: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO, de Daniel Ribeiro, que recebeu 33% dos votos e foi o grande vencedor do Festival, e A MULA TEIMOSA E O CONTROLE REMOTO, de Helio Villela Nunes, vencedor do prêmio especial, concedido pelo júri.

CP- Como é o processo de seleção dos filmes do Festival? E quantas obras serão exibidas?
DG- Só exibimos filmes que já receberam prêmios de júri popular em festivais de cinema no Brasil e exterior. A partir desta primeira seleção, montamos a grade de filmes que disputarão o título de melhor filme no festival. Este ano foram exibidos 16 curtas-metragens e 8 virais.

CP- Gostaria que falasse um pouco sobre as Palestras e Oficinas que serão feitas no decorrer do Festival.
DG- Oferecemos duas oficinas, uma de cinema e a outra de interpretação e, no final do curso, que durou três dias, os alunos das duas turmas se reuniram e realizaram um filme de curta duração, que foi exibido no encerramento do Festival. Trinta jovens foram beneficiados.

CP- Qual a importância do festival para Itapeva?
DG- Achamos que o festival proporciona, além de entretenimento de qualidade para uma cidade carente de iniciativas culturais, a possibilidade de aproximar o grande público do cinema e, consequentemente, contribuir para a formação de plateias.  

7º CURTA CANOA - FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE CINEMA DE CANOA QUEBRADA



O Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada chega à sétima edição e leva ao Ceará mais de cem produções. Este ano, a mostra acontece entre os dias 5 e 10 de dezembro, na praia mais charmosa do litoral cearense, localizada a 15 Km de Aracati, município sede. “A data é marcada sempre em semana de lua cheia, para que as projeções ao ar livre sejam mágicas”, diz Adriano Lima, idealizador e diretor geral do Curta Canoa. O festival tem como objetivos promover o turismo e levar o cinema à região, que não tem salas de exibição, e incentivar a produção local de curtas por meio de oficinas e exibição de filmes produzidos por jovens cineastas cearenses. Além da mostra competitiva com 76 filmes e outras cinco mostras, o Curta Canoa 2011 terá oficinas e um desfile de moda no encerramento do festival. Em Canoa Quebrada, as exibições são realizadas ao ar livre, num telão gigante montado no Pólo de Lazer, sempre a partir das 19h. Também haverá projeções e oficinas em Aracati.  A expectativa de público é de 10 mil pessoas.

O Curta Canoa 2011 é uma realização da J. A. Lima Produções, com patrocínio da Petrobras e do BNB. Para Adriano Lima, a importância do Curta Canoa extrapola o fomento ao turismo e tem também um papel social na região. “A ideia é fazer o cinema chegar a Canoa Quebrada. Levamos cultura para a comunidade, que não tem acesso à produção de curtas-metragens. É o evento mais esperado da cidade tanto pelos moradores quanto por turistas que freqüentam a praia”, diz Adriano, lembrando que na semana do festival os hotéis da cidade têm 100% de ocupação.

Troféu Lua Estrela - Na Mostra Competitiva, 76 produções (19 curtas em 35 mm e 57 em vídeo) disputam o troféu Lua Estrela em diversas categorias. Os curtas em 35 mm serão premiados nas categorias: Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte, Ator, Atriz e Melhor Som. O troféu Lua Estrela será concedido aos melhores curtas em vídeo nas categorias: Vídeo, Direção, Roteiro, Fotografia, Trilha Original, Direção de Arte e Melhor Som. Foram selecionados trabalhos das cinco regiões brasileiras. Norte: AM (01 vídeo); Nordeste: BA (01 vídeo), CE (01 filme e 08 vídeos), MA (01 vídeo), PB (04 vídeos) e PE (05 vídeos); Centro-Oeste: DF (01 filme e 03 vídeos) e GO (01 vídeo); Sudeste: ES (02 filmes), MG (04 filmes e 01 vídeo), RJ (04 filmes e 12 vídeos) e SP (07 filmes e 15 vídeos); Sul: PR (01 vídeo) RS (03 vídeos), e SC (01 vídeo).

Outras mostras - O festival apresenta também a Mostra Latino-Americana de Curta, de caráter não-competitivo, composta de onze curtas da Argentina, Paraguai, Bolívia e Venezuela; a Mostra do Minuto, realizada em parceria com a Faculdade Católica do Ceará, com produções de alunos, tendo como temática “Praias, usos e abusos”; a Mostra Infantil, organizada por Mallú Moraes e Adriano Lima, e as mostras locais Canoa Faz Cinema, realizada pelo Instituto Cultural de Juventude e Capacitação (ICJC) e Associação de Esportes Radicais do Aracati (AERA), através do Departamento de Cultura e Audiovisual; e Majorlândia Faz Cinema. As mostras locais são compostas de dez curtas produzidos, respectivamente, por jovens de Canoa Quebrada e Majorlândia, sob a coordenação do cineasta Rodrigo Tasso.

Oficinas: um olhar sobre o meio ambiente - O legado que o Curta Canoa deixa para a região está nas oficinas de audiovisual realizadas em Canoa Quebrada e Aracati, que têm como foco, em especial, a defesa ao meio ambiente. Parte destas ministradas por professores da Faculdade Católica do Ceará: Oficina de Fotografia, com Chico Gomes, fotógrafo do Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA), da Católica; Pensamento Criativo, com o professor Cláudio Sena; Câmera, com o professor Fernando Maia; e Som de Animação, ministrada por Alexandre Jardim, do Centro Técnico Audiovisual (CTAV), em parceria com Joaquim Eufrazino (Babá). As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 02 de dezembro. Os interessados devem enviar um email para producao@jalimaproducoes.com.br, com o nome, contato e indicar em qual oficina deseja se inscrever.

Mostra Infantil em Aracati - A cidade de Aracati vai sediar a Mostra Infantil, com exibições no Casarão Cultural Dr. Valdir Menezes, de 06 a 09 (terça a sexta-feira) pela manhã, a partir das 8h30. No mesmo local serão realizadas as oficinas Som de Animação (de 06 a 08, das 9h às 12h) e Pensamento Criativo (dias 08 e 09, das 14h às 17h). No Auditório da Biblioteca da Prefeitura Municipal, o público de Aracati também poderá conferir os curtas da Mostra Competitiva a partir da terça-feira, dia 06, às 19 horas. A cada dia serão exibidos os curtas que na noite anterior foram projetados em Canoa Quebrada.


Desfile de moda - O Curta Canoa promove pelo primeiro ano, em parceria com a Faculdade Católica, o evento Moda Canoa. Por meio de concurso foram selecionados três estudantes do curso de graduação em Design de Moda. Cada um vai apresentar seis looks masculinos e femininos na noite de encerramento do festival, 10 de dezembro, às 18h, no Pólo de Lazer de Canoa Quebrada. O desfile será apresentado ao público e para uma comissão julgadora, com premiação para o vencedor. Para fomentar o comércio local no ramo da moda, no dia 3 de dezembro, das 14 às 18h, no Auditório da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Asdecq), uma palestra será proferida por Ricardo Bessa, professor da Faculdade Católica, com o tema Planejamento de Coleção e Tendência de Moda, tendo como público alvo os lojistas e as confecções de Canoa Quebrada e localidades próximas.

Patrocínio: Petrobras e BNB. Apoio Cultural: COELCE, Centro Técnico Audiovisual (CTAV), Sebrae/CE e Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC). Tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) / Lei Estadual Nº 13.811, e do Governo Federal, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Parceria: Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ).

SERVIÇO
Curta Canoa 2011 – De 5 a 10/12 na praia de Canoa Quebrada e de 06 a 10 em Aracati, Ceará. Entrada franca.

Inscrições para oficinas – As inscrições para as oficinas estão abertas até o dia 02/12.
Enviar nome, contato e nome da oficina para producao@jalimaproducoes.com.br.
Info: 85-3251.1105 / 85-9635.3880 / 85-3226.0751 / 88-9951.7070.
E-mail: curtacanoa@jalimaproducoes.com.br.

EVENTO MULTIMÍDIA FAZ HOMENAGEM AO DIRETOR OLNEY SÃO PAULO


Vitima da ditadura militar, o cineasta Olney São Paulo será homenageado dentro da mostra de curtas do Tocayo, evento multimídia que vai ocupar o Galpão da Ação da Cidadania, no Centro do Rio, dia 3 de dezembro. Ao todo serão exbidos quatro títulos de Olney, entre eles, Manhã Cinzenta (1968), obra que culminou em sua prisão pela censura federal. Além deste, também poderão ser vistos: Grito da Terra (1964), Sob o ditame do rude Almajesto: sinais de chuva (1976), e Pinto Vem aí (1976). Esta é a 12ª edição do Tocayo que vai reunir cerca de 50 artistas, ocupando 5.000 m² de área com 12h de atividades culturais.


O baiano Olney São Paulo se apaixonou pelo cinema ainda cedo. Seu primeiro curta, Um crime na feira, foi feito aos 19 anos, e desde então não parou mais. Sua filmografia inclui oito curtas, três médias e cinco longa-metragens, entre eles, o Grito da Terra, lançado em 1964. O filme foi o primeiro longa de Oney e abordava a realidade do nordeste brasileiro. Entre 1965 e 1967, o filme foi exibido em diversos festivais nacionais, mas acabou sofrendo cortes pela Censura Federal, por fazer menção à Luiz Carlos Prestes, na época, membro do Partido Comunista Brasileiro. Por conta disso, o produtor, Ciro de Carvalho, não aceita que o filme represente o Brasil em festivais internacionais, mas recebem prêmio do governo de Carlos Lacerda, o que lhes possibilita saldar dívidas bancárias e confeccionar uma nova cópia do filme, sem cortes, e exibi-la nos principais cinemas do nordeste.

Realizado entre os anos de 1968 e 1969, "Manhã Cinzenta" é inspirado no conto homônimo de Olney e traz registro de alguns acontecimentos da época, feitos com um câmera 16mm e da documentação feita por José Carlos Avellar sobre protestos de rua. Para driblar a censura, Olney fez várias cópias do filme e as enviou para diversas cinematecas e festivais internacionais. Em 8 de outubro de 1969, um avião brasileiro é sequestrado por membros da organização MR-8 e desviado de Cuba. Um dos sequestradores era membro da diretoria da Federação Carioca de Cineclubistas, presidida na época por Sílvio Tendler. Por coincidência Manhã Cinzenta havia sido exibido a bordo e Olney acaba tendo seu nome vinculado pelas autoridades brasileiras ao sequestro. O cineasta é detido e levado para local ignorado, ficando incomunicável por doze dias. Liberado, em 5 de dezembro é internado, com suspeita de pneumonia dupla.

Os negativos e cópias de Manhã Cinzenta foram confiscados, mas uma das cópias é salva por Cosme Alves Neto, então diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde ficou escondida por vinte e cinco anos. Por conta disso, embora proibido no país pela Censura Federal, o filme foi exibido na Itália, no Festival de Pesaro, no Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar, e na Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, em 1970. O filme participou também da XIX Semana Internacional de Mannheim, onde conquistou o prêmio de melhor média-metragem. Alem disso, o longa também foi premiado no Festival de Oberhausen, na Alemanha, em 1972. Nesse mesmo ano, Olney é absolvido definitivamente das acusações relacionadas ao filme Manhã Cinzenta, porém morreu cedo, em São Paulo, aos 41 anos, de câncer no pulmão.

SOBRE O TOCAYO:


Em sua 12ª edição, o Tocayo vai ocupar o Galpão da Ação da Cidadania, no Centro, do Rio, dia 3 de dezembro, trazendo trabalhos de jovens artistas que vem se destacando no ramos das artes-visuais, entre eles, Alexandre Cavalcanti, Daniel BO e Antonio Bokel, além de outros já consagrados como Guilherme Secchin. O espaço também receberá instalações de Vicente Tigre, Maria Lynch, Peu Mello, e dos coletivos MUDA, MIMU e Fuso Coletivo. Alem deles, temos ainda exposições de João Marcos “Mancha”, Juliana Campos, Marcela Flórido, Marcella França, Marcelo Jacome, Marcelo Lamarca, Otavio Avancini, entro outros.

Desde sua criação em 2004, o Tocayo já passou por diferentes locais da cidade, como o clube Campestre, no Leblon, clube Germânia, na Gávea, Horto e Parque Lage. Em suas 11 edições o evento reuniu 110 expositores, 18 apresentações musicais, mais de 50 curtas-metragens e um público de aproximadamente 6.000 espectadores.

Site Oficial, com a Programação do Evento e outros detalhes: www.tocayo.com.br

terça-feira, novembro 29, 2011

O RETORNO DE JOHNNY ENGLISH

ROWAN ATKINSON deixou muitos fãs órfãos quando anunciou que iria aposentar seu personagem mais ilustre: Mr. Bean. Mas ele ainda tinha um ‘ás’ na manga e trouxe de volta às telonas o agente secreto Johnny English e continua brincando com tudo aquilo que o fez famoso.

Mesmo tendo alguns exageros aqui e ali e um roteiro que tinha um potencial muito maior do que realmente foi, ATKINSON consegue algumas seqüências que tiram gargalhadas sinceras do espectador – como quando luta consigo mesmo, no terço final do filme.

Homenageando claramente a franquia 007 – até por isso inserem a velha artimanha do agente duplo infiltrado na corporação –, ele utiliza muito mais o humor corporal do que propriamente os diálogos, coisa que falta e muito na atual safra de comediantes e humoristas, tanto nacionais quanto internacionais.

English ficou exilado da Inglaterra por 5 anos, devido a um trabalho mal executado e decidiu viver entre os monges budistas. Mas, o MI-5 necessita do agente para que ele possa proteger o premier chinês, durante sua estadia para fazer negociações com o país da rainha. Além disso, terá que auxiliar um estagiário nas missões... este é o início de muitas confusões.

O RETORNO DE JOHNNY ENGLISH arrecadou mais de 100 Milhões de Dólares no mundo todo, dando uma idéia de que poderá haver um terceiro filme da franquia, o que não seria ruim. ROWAN ATKINSON é um gênio e merece todo esse reconhecimento.


Título Original: Johnny English Reborn
Ano Lançamento: 2011 (França/Israel/Japão/Reino Unido)
Dir: Oliver Parker
Elenco: Rowan Atkinson, Gillian Anderson, Dominic West, Rosamund Pike

ORÇAMENTO: 45 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de O RETORNO DE JOHNNY ENGLISH ?
* Assistiria nos cinemas uma suposta continuação ?

segunda-feira, novembro 28, 2011

6 ANOS DE CINEMA E PIPOCA


Sempre tive o privilégio de estar cercado de pessoas maravilhosas. Meus pais e meu irmão Danilo Pessôa (Blog do Dan), que ajudaram a formar meu caráter e me apoiaram em todas as decisões da minha vida e meus familiares e amigos, pelos quais tenho um carinho e respeito inigualável.

Mas nestes 6 anos de blog, criei um vínculo enorme com vocês, caros leitores, que me ajudam, me motivam, me dão criatividade e apoio para continuar escrevendo no blog.
É verdade que com alguns tenho mais afinidade, porém é neste ‘conjunto da obra’ que vamos nos entendendo, mesmo com opiniões divergentes.

E por este papel fundamental, tenho a obrigação de homenagear nossa maior conquista nestes 6 anos... você, leitor!

Espero continuar fazendo, além de leitores, muitos amigos cinéfilos!

sexta-feira, novembro 25, 2011

11-11-11



11-11-11 é uma espécie de lenda urbana mal contada, até porque todo o burburinho causado antes da sua estréia nos cinemas não valeu de nada.
E DARREN LYNN BOUSMAN (JOGOS MORTAIS 2)? Esse é um grande picareta, pois sua filmografia não tem identidade alguma, cravando assim uma direção sonolenta e metódica.

Usando muitos vultos e tentando esconder a falta de categoria com uma fotografia demasiadamente escurecida, o filme até propicia uma crítica a todo tipo de fanatismo disfundado, mas nos esquecemos de tudo isso quando vemos pela primeira vez a maquiagem dos demônios, que ao invés de causar medo, tira gargalhadas do espectador.

Se no primeiro ato, o roteiro se desenrola com certo grau de suspense, não podemos dizer o mesmo do restante, até porque entram personagens que não somam à narrativa, sem contar MICHAEL LANDES que tem que voltar urgentemente a escola de atuação, pois parece não ter expressão facial.

Joseph vai para a Espanha visitar seu pai e seu irmão, após uma terrível tragédia que ocorreu em sua vida. Não demora para ele começar a ter visões de demônios, fantasmas e seres sobrenaturais. Ao pesquisar sobre essas entidades, acaba descobrindo que 11/11/11 não é apenas uma data, mas um portal que abrirá diversas dimensões.

Aguns easter-eggs relacionados ao número 11 ao longo da projeção e uma reviravolta final que lembra e muito JOGOS MORTAIS, salvam o filme de não ter uma nota menor.
Agora é só esperar a continuação 12-12-12 para o ano que vem e perceber novamente que será um dia como outro qualquer.

Título Original: 11-11-11
Ano Lançamento: 2011 (EUA/Espanha)
Dir: Darren Lynn Bousman
Elenco: Michael Landes, Wendy Glenn, Timothy Gibbs, Salomé Jiménez, Lluís Soler, Benjamin Cook

ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de 11-11-11 ?
* O que acham de DARREN LYNN BOUSMAN como diretor ?

CINEMA: ESTRÉIAS DA SEMANA (25 / 11)

As principais estréias desta semana nos cinemas estão aqui! Escolha seu filme e corra para assistí-lo!

Happy Feet 2: O Pinguim
Gênero: Animação
Sinopse: Erik, filho de Mano e Glória, está em busca do próprio talento no mundo dos pinguins, já que parece ter uma espécie de coreo-fobia. Por não querer dançar, Erik foge e conhece Sve, um pinguim que sabe voar. Como não pode competir com o novo amigo do filho, Mano perde as esperanças, mas uma ameaça une pai e filho na luta pela sobrevivência.
País/Ano: Austrália/2011
Vozes de: Elijah Wood, Pink, Robin Williams, Nicole Kidman, Hugh Jackman
Direção: George Miller
Distribuidora: Warner Bros.

Não Sei Como Ela Consegue
Gênero: Comédia Romântica
Sinopse: A executiva financeira Kate Reddy é o exemplo perfeito da mulher moderna: trabalha fora de casa, educa dois filhos, cuida do marido e de si mesma. Mas tudo vira de cabeça para baixo com o chegada de um novo e charmoso colega de trabalho.
País/Ano: EUA/2011
Elenco: Sarah Jessica Parker, Pierce Brosnan, Greg Kinnear, Christina Hendricks
Direção: Douglas McGrath
Distribuidora: Imagem Filmes

Inquietos
Gênero: Drama
Sinopse: A trama acompanha um momento de passagem, entre dois adolescentes, um menino e uma menina, que têm em comum uma preocupação com a mortalidade, ela em estado terminal, ele com traumas devido à morte de sua família.
País/Ano: EUA/2011
Elenco: Mia Wasikowska, Henry Hopper, Lusia Strus, Schuyler Fisk, Lusia Strus
Direção: Gus Van Sant
Distribuidora: Sony Pictures


Assalto em Dose Dupla
Gênero: Comédia
Sinopse: Um homem se vê no meio de dois assaltos que acontecem simultaneamente no mesmo banco, e desesperadamente tenta proteger a moça do caixa, por quem ele está secretamente apaixonado.
País/Ano: EUA/Alemanha/2011
Elenco: Patrick Dempsey, Ashley Judd, Beau Brasseaux, Octavia Spencer
Direção: Rob Minkoff
Distribuidora: California Filmes

quinta-feira, novembro 24, 2011

O QUE NÃO FAZER NO CINEMA!

Apesar de parecer bem clichê, ainda existem pessoas que teimam em atrapalhar as sessões de cinema, seja propositalmente ou meio sem querer.
Pensando nisso e no respeito que todos devemos ter para com os outros espectadores que acompanham a sessão conosco, sugeri no Facebook e no Twitter que vocês nos comentassem as coisas que mais irritam dentro dos multiplex... e aí está a lista!


Twitter:
@chagasaline- Atender o celular no meio da sessão, jogar pipoca nos outros, ficar gritando histericamente: ‘gostoso’ e conversar durante o filme.

@mlaudeauser- Para casais: quer ficar de amasso, vá para o motel ou tome cuidado pra não ficar chutando a cadeira da frente...

@andreiadelima- 1º celular ligado e 2º fazer barulho com embalagem de salgadinho ou lata de refrigerantes.

@o_eder- conversar, dormir e peidar são, nessa ordem, indesculpáveis.

@j3ffpa- tirar o sapato!

@malu_dsm- não cantar junto com os atores num musical ou não cantar as músicas da trilha sonora.

Facebook:
Jonathan Pádua:
‎- chutar a cadeira da frente
- atender o celular
- ficar comentando o filme
- ficar fazendo barulho com saco de alimentos

Fabiano Lucchese:
Ficar comentando o filme... Isso que eu quis dizer




Andy A. Sant’anna
‎- chutar a cadeira da frente
- atender o celular
- ficar comentando o filme
- ficar fazendo barulho com saco de alimentos
- não ficar brigando com os personagens do filme ...

Diógenes Ternero:
JOGAR PIPOCAS NAS PESSOAS. By Leitor revoltado no comentário do podcast

Alessandro Oliveira:
Não dormir durante o filme, não cochichar, não deixar o celular ligado, não ficar gritando ‘lindo’, não rir em filmes de terror, não ir ao banheiro, não assustar as pessoas ao redor e etc.

E você, se incomoda com que dentro do cinema? Já passou por algum episódio constrangedor? Conte-nos também sua experiência!

terça-feira, novembro 22, 2011

AMIZADE COLORIDA



Você, caro internauta, está xavecando aquela linda garota e a convidou para ir ao cinema e procura um filme que irá agradá-la? Uma boa pedida é AMIZADE COLORIDA, que é uma típica comédia romântica com todos os clichês possíveis do gênero e que sempre agradam o público feminino.

Faz referências a alguns seriados como SEINFIELD e tenta mostrar como Nova York é agitada e seus moradores um tanto solitários, e mesmo acertando neste ponto e na química entre a desbocada personagem de MILA KUNIS (CISNE NEGRO) e JUSTIN TIMBERLAKE (REDE SOCIAL), o diretor WILL GLUCK (A MENTIRA) se perde do meio para frente, num formato ‘quadradão’.

E assim como nas comédias nacionais, onde inúmeros diretores e roteiristas acreditam que é só colocarem alguns palavrões para entreter o público, aqui este exagero também acontece. Além disso, a semelhança com SEXO SEM COMPROMISSO é inegável e a comparação inevitável, já que certas passagens são idênticas.

Jamie, uma recrutadora de jovens talentos empresariais, convida Dylan para sair de Los Angeles e ir trabalhar em Nova York. Ele aceita e acabam tornando-se amigos ‘com certas vantagens’, mas prometem nunca se apaixonarem um pelo outro. Mas, como manda a cartilha, o amor surge no caminho deles.

Simples, convencional e com um bando de coadjuvantes que estão lá somente para fazer graça, assim é AMIZADE COLORIDA. Ao subirem os créditos, você provavelmente já terá esquecido boa parte das seqüências que assistiu, bonitinho, mas bem ordinário!

Título Original: Friends With Benefits
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Will Gluck
Elenco: Justin Timberlake, Mila Kunis, Patricia Clarkson, Bryan Greenberg, Richard Jenkins, Woody Harrelson

ORÇAMENTO: 35 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de AMIZADE COLORIDA ?
* Qual a melhor comédia romântica de 2011 ?

sábado, novembro 19, 2011

THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW



Coragem, essa é a palavra que define o musical THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW, simplesmente por tratar de um tema complexo como a homossexualidade, numa época em que tal assunto ainda era um tabu a ser quebrado pela sociedade. Outros pontos indiscutíveis são a ótima trilha sonora e a interpretação lotada de maneirismos e exageros de TIM CURRY (CONGO).

Mas existe também o problema de inserir tais canções em momentos desnecessários, como se o diretor JIM SHARMAN, precisasse disso para nos fazer lembrar constantemente de que aquilo era um musical, sem contar a bagunça que é o roteiro, que tenta moldar diversas referência à cultura pop, mas se perde na edição cheia de cortes abruptos.

Podemos ver SUSAN SARANDON (THELMA E LOUISE) bem novinha, soltando a voz e ganhando a apatia imediata do espectador, ao contrário de BARRY BOSTWICK (AO ENTARDECER) que não tem muita função ali, a não ser fazer caretas.
Mesmo com as pitadas de comédia aqui e ali, o filme não tem cenas literalmente fantásticas e infelizmente envelheceu mal.

Após o casamento o jovem casal Brad e Janet, decide visitar o professor de ciência da faculdade, para agradecê-lo por ter apresentado um ao outro. Mas no meio do caminho uma pane no carro os obriga a pedir ajuda e aí eles vão parar no castelo do Dr. Frank-N-Furter, um extraterrestre do planeta Transexual.

A sensualidade ali contida é quase palpável, fruto do ótimo trabalho de CURRY e da bela forma de SARANDON, mas no fim das contas, é um filme que cumpre sua função e nada mais. Talvez seja superestimado por algumas pessoas, mas mesmo assim merece o status Cult que ganhou ao longo dos anos. Bizarro é a palavra que o define.

Título Original: The Rocky Horror Picture Show
Ano Lançamento: 1975 (EUA/Reino Unido)
Dir: Jim Sharman
Elenco: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O´Brien, Meat Loaf, Patricia Quinn

ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW ?
* Merece o status Cult que tem hoje em dia ?

CINEMA: ESTRÉIAS DA SEMANA (18 / 11)

Edward, Bella e Jacob voltam para delírio dos fãs na primeira parte de Amanhecer. Além disso, quem gosta de cinema francês, terá bons motivos para ir ao cinema. Ótimo final de semana e bons filmes!

A Saga Crepúsculo: AMANHECER - Parte 1
Gênero: Romance
Sinopse: Após seu casamento, Bella e Edward viajam ao Rio de Janeiro para sua lua de mel, onde finalmente cedem à sua paixão. Bella logo descobre estar grávida e durante o quase fatal parto de seu filho, Edward finalmente acata ao desejo de Bella e a torna imortal. Mas a chegada de sua notável filha, Renesmee, movimenta uma cadeia de eventos que coloca os Cullen e seus aliados contra os Volturi, o temível conselho de líderes vampiros, preparando o palco para uma batalha de tudo ou nada.
País/Ano: EUA/2011
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Bryce Dallas Howard
Direção: Bill Condon
Distribuidora: Paris Filmes




A Chave de Sarah
Gênero: Drama/Guerra
Sinopse: Julia é uma jornalista que vê a sua vida envolvida com a de uma garota chamada Sarah: uma menina que teve a família destruída por nazistas, na maior perseguição de judeus na França. Às vezes o passado pode desvendar o futuro.
País/Ano: França/2010
Elenco: Kristin Scott Thomas, Mélusine Mayance, Niels Arestrup, Frédéric Pierrot
Direção: Gilles Paquet-Brenner
Distribuidora: Imagem Filmes


O Garoto da Bicicleta
Gênero: Drama
Sinopse: Cyril tem quase 12 anos e apenas um plano: encontrar seu pai, que o deixou temporariamente em um orfanato. Por acaso, ele conhece Samantha, que administra um salão de cabeleireiro e concorda em deixá-lo ficar com ela nos fins de semana. Mas Cyril não reconhece o amor que Samantha sente por ele, um amor que ele precisa desesperadamente para acalmar sua raiva.
País/Ano: França/2011
Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Distribuidora: Imovision

Os Amores Imaginários
Gênero: Drama
Sinopse: Francis e Marie são amigos inseparáveis. Suas vidas mudam quando conhecem Nicolas, um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade.
País/Ano: Canadá/2010
Elenco: Niels Schneider, Monia Chokri, Xavier Dolan, Anne Dorval, Anthony Huneault Direção: Xavier Dolan
Distribuidora: Filmes do Festival

quinta-feira, novembro 17, 2011

TOP CP - 10 FILMES SOBRE FUTEBOL

O futebol é um dos esportes mais amados do mundo, mas que não tem uma carreira muito respeitável nos cinemas. Mas eis que eu e a colunista Bárbara Silva (@_BahSiilva) listamos 10 filmes sobre o tema e mostramos agora para vocês...

 - Todos os Corações do Mundo (1995)

- Boleiros - Era uma Vez o Futebol (1998)

- Kung Fu Futebol Clube (2001)

- Driblando o Destino (2002)

- O Milagre de Berna (2003)

- Gol! (2005)

- O Casamento de Romeu & Julieta (2005)

- Linha de Passe (2008)

- A Procura de Eric (2009)

- Maldito Futebol Clube (2009)

quarta-feira, novembro 16, 2011

CONTÁGIO



E novamente a sétima arte nos traz um vírus letal que assola a humanidade e deixa grande parte do planeta jogado às traças.
STEVEN SODERBERGH (TRAFFIC) monta um elenco mega-estelar e tenta abrir feridas expostas e não cicatrizadas da sociedade moderna.

É verdade que tanto o tema quanto os atores poderiam ser melhores explorados, mas o primeiro terço de CONTÁGIO, onde vemos o início da infestação é interessante, até porque o diretor não polpa ninguém, deixando o nível de surpresa ainda maior. Além disso, comenta-se como os governos e as indústrias farmacêuticas podem lucrar com tais doenças e como a influência da mídia – e dos blogs hoje em dia – pode afetar a população.

De todos, os mais desenvolvidos são os personagens vividos por JUDE LAW (CLOSER – PERTO DEMAIS) e LAURENCE FISHBURNE (MATRIX), além de algumas boas seqüências de KATE WINSLET (TITANIC), porque de resto, há uma gratuidade e quase menosprezo com o espectador que irritam – MATT DAMON (ALÉM DA VIDA) e MARION COTILLARD (A ORIGEM) parecem incomodados frente às câmeras.

De uma hora para outra pessoas começam a morrer, por causa de um vírus que se propaga pelo ar. Após isso, vemos os atos desesperados da população para tentar sobreviver, a degradação das cidades e a luta dos governos para criarem a cura o quanto antes.

No fim das contas, CONTÁGIO é uma mescla de O JARDINEIRO FIEL, que conseguiu ir além no quesito investigação e crítica social e ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, que teve mais dramaticidade e envolvimento entre personagens e espectador. Não vai mudar a vida de ninguém, mas vale à pena conferi-lo.

Título Original: Contagion
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Steven Soderbergh
Elenco: Matt Damon, Marion Cotillard, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Jude Law, Laurence Fishburne, Bryan Cranston

ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de CONTÁGIO ?
* Entre O JARDINEIRO FIEL e CONTÁGIO, qual o melhor ?

sexta-feira, novembro 11, 2011

OS 3 MOSQUETEIROS



Para que vocês acham que ocorreu a conversão para 3D no filme OS 3 MOSQUETEIROS?
Alternativa A: Para lucrarem mais
Alternativa B: Para ganharem mais dinheiro
Alternativa C: Para se pagarem mais rápido
Alternativa D: Todas as anteriores

Assim como em CAPITÃO AMÉRICA, FÚRIA DE TITÃS e tantos outros, não haveria necessidade de tal artimanha. O fato é que não esperava mais do que uma diversão passageira dessa refilmagem de OS 3 MOSQUETEIROS e adivinhem... foi exatamente isso que encontrei.

Se o diretor PAUL W. S. ANDERSON (RESIDENT EVIL – O HÓSPEDE MALDITO) tem boa visão para as cenas de ação, não podemos dizer o mesmo em relação à direção de atores.
E CHRISTOPHER WALTZ (BASTARDOS INGLÓRIOS) que vem sendo estereotipado a cada novo projeto, tem que rever suas escolhas urgentemente.

Então o final do filme vai chegando e o embate entre os dirigíveis/navios no céu, nos fazem lembrar de PIRATAS DO CARIBE e seus excessos, mas ao contrário da aventura citada, que contava com um personagem maravilhoso chamado Jack Sparrow, aqui não há muita coisa para se levar em conta.

O jovem D’Artagnan, deixa a família e vai em busca de seu sonho... se tornar um mosqueteiro, que é a elite dos guardas do rei. Ao chegar no reino, acaba se metendo em uma grande confusão e é ajudado pelos 3 Mosqueteiros. Agora terão que enfrentar juntos um Cardeal, um Duque e uma jovem donzela inescrupulosos.

LOGAN LERMANN (PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS) e seus companheiros ficam à mercê de piruletas e piadinhas manjadas. O figurino e a escolha dos cenários são um deleite, mas a refilmagem em si foi desnecessária, provando outra vez o quanto Hollywood necessita se reformular e criar coragem para arriscar.

Título Original: The Three Musketeers
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Paul W. S. Anderson
Elenco: Milla Jovovich, Orlando Bloom, Logan Lerman, Christoph Waltz, Matthew Macfadyen, Ray Stevenson, Mads Mikkelsen

ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de OS 3 MOSQUETEIROS ?
* Era necessário uma refilmagem ?

CINEMA: ESTRÉIAS DA SEMANA (11 / 11)

Sacada muito boa do diretor Darren Lynn Bousman em fazer um terror usando a data 11/11/11, vamos ver se conseguirá agradar o espectador. Sem contar a dupla Nicolas Cage e Nicole Kidman em Reféns e o drama nacional OS 3. Quer rir um pouco? Então veja O GUARDA. Ótimo final de semana com ótimos filmes!

11-11-11
Gênero: Terror
Sinopse: Depois da trágica morte de sua esposa e filho, o escritor Joseph Crone viaja até a Espanha para rever seu irmão e seu pai. Não tarda para que ele comece a ter encontros sombrios, acompanhados pelo avistamento do número 11. A curiosidade logo vira obsessão e Joseph descobre que 11/11/11 não é apenas uma data, mas um aviso.
País/Ano: EUA/Espanha/2011
Elenco: Todd Bridges, Wendy Glenn, Timothy Gibbs, Salomé Jiménez
Direção: Darren Lynn Bousman
Distribuidora: Paris Filmes

Reféns
Gênero: Suspense
Sinopse: Kyle e Sarah vivem em uma elegante e segura casa com todos os confortos modernos. Sua única filha, Avery é uma adolescente linda mas ainda muito rebelde. Tudo está bem até o momento em que a casa é invadida por criminosos e a família é feita refém. Agora todos os segredos da família deverão ser revelados na luta contra os invasores.
País/Ano: EUA/2011
Elenco: Nicolas Cage, Nicole Kidman, Cam Gigandet, Liana Liberato, Nico Tortorella
Direção: Joel Schumacher
Distribuidora: Imagem Filmes

Os 3
Gênero: Drama
Sinopse: três jovens universitários vindos de pontos diferentes do país se conhecem durante uma festa e tornam-se inseparáveis. Alugam um apartamento juntos e de tão próximos passam a ser conhecidos como "Os 3". Passam quatro anos mergulhados nesta amizade, mas com o fim da faculdade, e tendo de seguir adiante com suas próprias pernas, eles aceitam transformar o apartamento em que moram num cenário de reality show, onde tudo está à venda e onde eles mesmos são os personagens.
País/Ano: Brasil/2011
Elenco: Juliana Schalch, Gabriel Godoy, Victor Mendes
Direção: Nando Olival
Distribuidora: Warner Bros.

O Guarda
Gênero: Comédia
Sinopse: Um policial irlandês pouco ortodoxo e um agente do FBI se unem para combater o tráfico de drogas internacional.
País/Ano: Irlanda/2011
Elenco: Don Cheadle, Liam Cunningham, Brendan Gleeson, David Wilmot, Rory Keenan, Mark Strong Direção: John Michael McDonagh
Distribuidora: Sony Pictures

quinta-feira, novembro 10, 2011

TOP CP - 10 FILMES DE TERROR RECENTES

Já comentamos sobre os filmes de terror clássicos e agora iremos nos focar em produções mais recentes do gênero. E você, tem coragem de encarar possessões demoníacas, vampiros, espíritos e outras entidades?
Post feito em parceria com Bárbara Silva (@_BahSiilva).

- O CHAMADO (2002)
Refilmagem norte-americana de 2002, do filme japonês The Ring. O filme relata a história de Rachel, uma jornalista que investiga uma fita de vídeo cassete, que se assistida resume seu prazo de vida a sete dias. Rachel busca a origem do vídeo e se vê numa corrida contra o tempo, pois está em jogo a sua vida e a de seu filho que acidentalmente também assistiu ao vídeo.

- EXTERMÍNIO (2002)
Zumbis são sempre uma boa pedida e com um diretor tão talentoso quanto DANNY BOYLE no comando, EXTERMÍNIO não poderia ser menos do que assustador. O filme teve orçamento baixíssimo mas foi aclamado por público e crítica.

- ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO (2004)
Terror tailandês que traz todo aquele folclore de que os mortos podem aparecer nas fotos.
A fotografia escura e a edição, tiram vários sustos do espectador.

- ABISMO DO MEDO (2005)
Além de ser protagonizado só por mulheres, o diretor NEIL MARSHALL conseguiu levar o medo do desconhecido a níveis quase insuportáveis, sem contar que a sacada de levá-las para dentro de uma caverna é genial!

- O EXORCISMO DE EMILY ROSE (2005)
É verdade que o tema possessões demoníacas está defasado nos cinemas, mas SCOTT DERRICKSON soube dosar bem as referências, além do que as seqüências do julgamento e a presença imponente de LAURA LINNEY e TOM WILKINSON só somam.

- [REC] (2007)
Os diretores JAUME BALAGUERÓ e PACO PLAZA, se focaram numa idéia simples, mas que rende muitos sustos e muito sangue. A handcam também ajuda a deixar o clima ainda mais claustrofóbico e tenso. Tem um dos finais mais assustadores da última década!

- A FRONTEIRA (2007)
Só de ter nazistas canibais o filme já vale uma conferida, mas a interpretação assustadora da protagonista e a visão gore do diretor XAVIER GENS, aumentam ainda mais o terror.

- A INVASORA (2007)
Alguns poderão achar que o excesso de violência e sangue são desnecessários, mas o desfecho sensacional justifica todos os 90 minutos de projeção. Terror francês dos bons.

- O NEVOEIRO (2008)
Adaptação da obra de Stephen King, depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora.

- DEIXA ELA ENTRAR (2008)

Esqueça a refilmagem norte-americana, que mesmo tendo momentos interessantes, não chega aos pés do original. Solidão é o tema principal, mas também mostra a essa 'geração Crepúsculo' o que é um vampiro de verdade.

quarta-feira, novembro 09, 2011

O CINEMA E O AUTOMOBILISMO

É impressionante como Cinema e Automobilismo conseguem dialogar tão bem entre si. E ao juntar a agilidade das câmeras com a velocidade imponente dos carros, surgiram diversas obras e cenas maravilhosas.

 Em 1966, chegava as telonas GRAN PRIX, que tinha como diferencial, além do drama inserido no roteiro, a adrenalina das corridas. Foi dirigido categoricamente por JOHN FRANKNHEIMER e deu mais reconhecimento à carreira de JAMES GARNER. 500 MILHAS chegou em 1968, estrelado por PAUL NEWMAN, arrasou nas bilheterias e além disso fez com que a paixão do ator pelo esporte aflorasse tanto que pilotar transformou-se em um dos seus hobbies favoritos – em 1972 foi vice-campeão da ‘24 Horas de LeMans’.


No mesmo ano, a Walt Disney resolveu arriscar e nos contou a história de um fusca que ajudava seu piloto a vencer corridas em SE MEU FUSCA FALASSE. Visto hoje é bem fraquinho, mas foi o primeiro de uma série de sucesso.
Além dos dois, tivemos também STEVE MCQUEEN, que dispensou dublês e gravou uma das cenas de perseguição mais espetaculares do cinema em BULLITT e em 1971 foi a vez de estrelar LEMANS. Era outro ator que competia nas horas vagas e foi vice-campeão na prova ’12 Horas de Sebring’.

Algo bem peculiar é este CORRIDA DA MORTE – ANO 2000, que tem um grau de trasheira incomensurável em seu roteiro (vence quem atropelar o maior número de pessoas, bem ao estilo do game Carmaggedon), temos SYLVERSTER STALLONE em início de carreira, dividindo a cena com DAVID CARRADINE.


Depois de algumas décadas sem nada digno de nota neste sub-gênero, eis que em 1990 chega DIAS DE TROVÃO, estrelado pelo astro TOM CRUISE e por NICOLE KIDMAN e sua vasta cabeleira (eles tiveram um caso no set de filmagens e se casaram). As seqüências das corridas são excelentes, pena que a direção de TONY SCOTT e o roteiro não ajudam em nada...

Outra bomba veio em 2001 com ALTA VELOCIDADE, tentativa em vão de STALLONE reerguer sua carreira, que estava no limbo havia anos. Na verdade, o astro queria fazer um filme sobre a vida de Ayrton Senna, mas como o projeto não foi para frente criou essa mistureba indigesta.


E para nos fazer esquecer essa lástima citada acima, VIN DIESEL e companhia saem para as ruas de Los Angeles com carros tunados e muita adrenalina em VELOZES E FURIOSOS. ROB COHEN dirige o filme e a testosterona é tanta, que falta cérebro para o roteiro.

Já em CARROS de 2006, a homenagem à Nascar, a Steve McQueen e a lendária Rota 66 são óbvias e ainda conta com um nível de detalhes impressionantes e com PAUL NEWMAN em seu último trabalho nos cinemas, emprestando a voz para o personagem Doc Hudson.


RICKY BOBBY – A TODA VELOCIDADE (2006) e SPEED RACER (2008) têm defeitos iguais... são completamente dispensáveis. O primeiro traz uma comédia com WILL FERRELL, que é o piloto mais famoso da Nascar, mas vê seu reinado ser destruído com a chegada de um concorrente francês e o segundo é a tentativa dos IRMÃOS WACHOVSKI de transpor o famoso animê para as telonas. Muita cor, muita computação gráfica e atuações canhestras dos protagonistas... os fãs mereciam mais.

Para finalizar nossa lista, o documentário SENNA, que não poderia ficar de fora pois é um deleite a todos os apreciadores do piloto, da Fórmula 1 e do automobilismo em geral. ASIF KAPADIA monta um singelo e emocionante retrato sobre a carreira do brasileiro.

E você, gosta de automobilismo e cinema? Quais seus filmes favoritos deste sub-gênero? Sinta-se a vontade para comentar!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MOSTRA COMPETITIVA NO CINE-PE


Estão abertas as inscrições para as Mostras Competitivas de curtas e longas-metragens do 16º Cine PE Festival do Audiovisual, que podem ser feitas gratuitamente através do site www.cine-pe.com.br até 31 de janeiro de 2012. Realizado pela BPE Produções, o maior festival de cinema de público do Brasil – que reúne diariamente quase 3 mil pessoas – será realizado este ano de 26 de abril a 2 de maio, no Centro de Convenções de Olinda. A última noite será reservada às premiações.

Segundo o diretor do Cine PE, Alfredo Bertini, uma das novidades deste ano é a exigência das inscrições de todos os filmes concorrentes (curta ou longa) em 35mm ou digital HD, com resolução padrão de 1920 X 1080. “Valerá, inclusive, o padrão de resolução para os filmes em vídeo, sem distinção. Vamos nivelar a competição por cima”, explica. Todas as informações, assim como a ficha de inscrição, estão detalhadas no regulamento, disponível para leitura e download no site do evento. A organização do CINE PE ressalta que as películas deverão ser inéditas, em Pernambuco, no que diz respeito à exibição em salas de cinema e televisão e que a inscrição será efetivada após o recebimento do material exigido no regulamento.

Outra novidade do CINE PE 2012 é o local de exibição da Mostra Pernambuco que migra para o Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Os filmes selecionados serão exibidos na tardes de 28 e 29 de abril, às 17h. As sessões serão gratuitas. “Atendemos à solicitação de cineastas e entidades da classe, no Estado, e vamos levar os filmes da Mostra para o Cecon”, frisa Bertini.

O resultado da seleção de curtas será divulgado na primeira quinzena de março do próximo ano (2012). Os longas-metragens, escolhidos por uma curadoria especial, poderão ser conhecidos na primeira quinzena de abril do mesmo ano.

Os filmes, que devem ter sido finalizados a partir de maio deste ano (2011), podem ser inscritos previamente pelo site do CINE PE, com envio da ficha de inscrição devidamente preenchida para o e-mail festival@bpe.com.br. O material exigido no regulamento deverá ser enviado, com prazo de postagem até 31 de janeiro de 2012, para o escritório da BPE:

Rua João Cardoso Aires, 1042, Boa Viagem
CEP.: 51130-300 Recife – PE
Informações: 0XX81-3461.3773/3343.5066
www.cine-pe.com.br

terça-feira, novembro 08, 2011

GIGANTES DE AÇO



Amo o cinema de detalhes, minimalismos e com cunho pseudo-intelectual, mas também sou fascinado por aquele tipo de filme que tem a única função de entreter. É por isso que me divirto muito com a saga de Optimus Prime na franquia Transformers ou na correria absurdamente mentirosa de CARGA EXPLOSIVA.

GIGANTES DE AÇO não é nada mais que isso, uma aventura infanto-juvenil que sempre teve a pretensão de levar efeitos especiais de primeira e robôs se digladiando.
O roteiro não tem nada de novo e o primeiro ato demora certo tempo para engrenar, mas quando HUGH JACKMAN (X-MEN ORIGENS – WOLVERINE) e o pequeno e talentoso DAKOTA GOYO (THOR) dividem a tela, pegam o filme para si e não largam.

Mas mesmo contendo uma pitada de drama familiar aqui, outra pitada de romance ali, o diretor SHAWN LEVY (UMA NOITE NO MUSEU) e os espectadores estão muito mais interessados na pancadaria e em como Atom irá destruir seus adversários.
As referências, por vezes aparecem na tela, como no momento em que pai e filho vão buscar peças num ferro velho, clara referência a A.I. – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL ou mesmo no treinamento do ex-boxeador com o robô, que lembra ROCKY – UM LUTADOR.

Após a proibição das lutas entre seres humanos, devido o alto índice de violência, foi criado um campeonato de boxe entre robôs. Estamos em 2020 e Charlie Kenton, um boxeador aposentado e falido, terá a missão de cuidar de seu filho, após a morte da mãe.
Ao encontrarem um robô antigo, decidem treiná-lo e tentar a sorte em lutas clandestinas.

Desligue o cérebro e não espere nada de novo, se seguir esses passos terá um programaço para seu final de semana.
No desfecho, achei que Stallone iria subir no ringue e gritar: “Adrieeeeeeeeeeeeeeeen”... faltou bem pouco para isso acontecer.

Título Original: Real Steel
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Shawn Levy
Elenco: Hugh Jackman, Kevin Durand, Evangeline Lilly, Hope Davis, Dakota Goyo

ORÇAMENTO: 80 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de GIGANTES DE AÇO ?
* Qual o maior boxeador do cinema ?

sexta-feira, novembro 04, 2011

PIPOCAST 26 - ISSO PODERIA VIRAR FILME!


Éder (@cinema_e_pipoca), Dan (@danpessoa), Jone (@euvoudemochila), Diógenes (@conquistadoresd) e Alessandro (@djouker25) comentam neste podcast sobre livros, jogos, hqs e músicas que poderiam se transformar em bons filmes.
E você, transporia alguma coisa para o cinema ? Aperte o play e bom programa!

Obs.: Lembrando que seus comentários podem ser lidos no próximo podcast. Não se esqueça de colocar seu nome e cidade (a não ser que queira ser chamado de andarilho).

DURAÇÃO: 68 minutos aprox.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU PERGUNTAS TOSCAS:
envie e-mails para blogcinemaepipoca@hotmail.com

INFORMAÇÕES:
Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (o arquivo está no formato MP3) para desfrutar dessa baboseira no seu PC.







E aí, será que o Alessandro é?



Related Posts with Thumbnails