terça-feira, janeiro 31, 2012

CAVALO DE GUERRA



STEVEN SPIELBERG sabe como ninguém fazer um filme que agradará a Academia. Foi assim com ET – O EXTRATERRESTRE, A LISTA DE SCHINDLER, O RESGATE DO SOLDADO RYAN, mas principalmente neste CAVALO DE GUERRA, que não tem apenas um roteiro redondíssimo, feito para levar os espectadores às lágrimas, mas também uma trilha sonora intensa, mesmo que em certos momentos cansativa e uma edição de fácil apreciação.

O que surpreende positivamente são as seqüências de guerra, que não são tão viscerais e violentas quanto às vistas no já citado O RESGATE DO SOLDADO RYAN, mas impressionam ao mesclar um sem número de coadjuvantes correndo entre as trincheiras, com uma fotografia escurecida e magnífica.

O foco fica por conta do quão cativante o animal acaba sendo e é aí que o diretor ganha pontos, pois mesmo nos closes (dos olhos, que deveriam ser inexpressivos), que para outros poderia ser forçado ou nem passar emoção, para SPIELBERG é de uma naturalidade indiscutível.

Joey, o cavalo de estimação do jovem Albert é vendido para a cavalaria do exército e enviado para os campos de batalha, para ajudar seu país na Primeira Guerra Mundial. Mesmo sendo novo demais para o alistamento, Albert vai à França para reencontrar o seu animal.

Esse ‘tour’ que fazemos junto com todos os personagens (humanos ou não) tem seus altos e baixos e o desfecho melodramático em demasia, acaba por minimizar uma obra que poderia ser ainda mais eloqüente e inesquecível.
Para muitos a indicação para Melhor Filme foi exagerada, mas o veterano diretor prova que ainda sabe usar a cartilha como ninguém para agradar a Academia.

Título Original: War Horse
Ano Lançamento: 2011 (EUA/Reino Unido)
Dir: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Peter Mullan, Emily Watson, Niels Arestrup, David Thewlis, Tom Hiddleston, Benedict Cumberbatch

ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares

sexta-feira, janeiro 27, 2012

O ARTISTA



O ARTISTA leva o espectador a uma realidade desconhecida por muitos leitores do Cinema e Pipoca, que se acostumaram com o cinema lotado de excessos, efeitos especiais, explosões e etc... Aqui, você terá a oportunidade de desbravar uma Hollywood em preto e branco e muda, onde os gestos e expressividade eram extremamente importantes.

E JEAN DUJARDIN (NUNCA DIGA NUNCA) e seus companheiros em cena – com destaque também para BÉRÉNICE BEJO (CORAÇÃO DE CAVALEIRO), transmitem o carisma necessário sem ser piegas ou galhofa.
Não podemos esquecer da presença do cãozinho Uggie, que chega a complementar a belíssima atuação de DUJARDIN.

As passagens evidenciando a chegada do som ao cinema e o desespero do personagem George Valentin ao descobrir isso é dirigido com maestria por MICHEL HAZANAVICIUS e as homenagens a diretores da velha guarda também são cautelosamente inseridas nos 90 minutos de projeção.

"Eu e você pertencemos a outra era George... O mundo está falando agora. As pessoas querem caras novas, caras que falam”, diz o personagem de JEFF GOLDBLUM (OS FLINSTONES) para Valentin, já antecipando o quanto seria importante este avanço e o quanto os atores do ‘cinema mudo’ sofreriam com isso.

1927, o cinema está numa transição: saem os filmes mudos e entra o som. George Valentim é um ator que vê sua carreira desmoronar com essa mudança.
Mas uma jovem chamada Peppy Miller brilha em diversos sucessos de bilheteria, utilizando este novo recurso.

É passado e presente se fundindo, para mostrar que é possível fazer uma homenagem aos grandes atores e diretores de outrora. MICHEL HAZANAVICIUS e todos os envolvidos foram de uma coragem e ousadia incríveis e merecem todas as indicações e prêmios que estão conseguindo mundo afora.

Título Original: The Artist
Ano Lançamento: 2011 (França)
Dir: Michel Hazanavicius
Elenco: Jean Dujardin, Bérénice Bejo, John Goodman, Missi Pyle, Penelope Ann Miller, James Cromwell, Beth Grant

ORÇAMENTO: 15 Milhões de Dólares

CINEMA: ESTRÉIAS DA SEMANA (27 / 01)

Olá amigos! Final de semana recheado de filmes que conseguiram uma vaguinha no Oscar. Portanto, acomodem-se nas poltronas e boa diversão!

Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
Gênero: Suspense
Sinopse: A história gira em torno do desaparecimento de uma herdeira, um mistério não resolvido de muitos anos. Um jornalista e uma jovem hacker decidem encarar a investigação, encontrando muita corrupção pessoal e corporativa pelo caminho.
País/Ano: Alemanha/Estados Unidos/Reino Unido/Suécia/2011
Elenco: Daniel Craig, Stellan Skarsgård, Rooney Mara, Robin Wright, Christopher Plummer, Embeth Davidtz
Direção: David Fincher
Distribuidora: Sony Pictures

J. Edgar
Gênero: Drama
Sinopse: Cinebiografia sobre o ex-diretor do FBI, J. Edgar Hoover, que mostra tanto sua escandalosa carreira, marcada por uma administração dura do FBI e casos de chantagem, quanto seu duradouro romance com Clyde Tolson
País/Ano: EUA/2011
Elenco: Leonardo DiCaprio, Armie Hammer, Naomi Watts, Josh Lucas, Ed Westwick, Judi Dench, Ken Howard
Direção: Clint Eastwood
Distribuidora: Warner Bros

Os Descendentes
Gênero: Comédia/Drama
Sinopse: Um rico proprietário de terras que leva as suas duas filhas para o Havaí em busca do amante de sua mulher. A ideia é unir a família novamente, assim que encontrar o moço e esclarecer o que aconteceu.
País/Ano: EUA/2011
Elenco: George Clooney, Matthew Lillard, Robert Forster, Judy Greer, Beau Bridges e Shailene Woodley
Direção: Alexander Payne
Distribuidora: Fox Film

Precisamos Falar Sobre o Kevin
Gênero: Drama/Suspense
Sinopse: Eva é uma mulher que deixou seu trabalho e ambições de lado para poder dar à luz Kevin. Quando seu filho completa 16 anos, comete um crime de graves consequências, dividindo Eva entre a culpa e o amor materno.
País/Ano: EUA/Reino Unido/2011
Elenco: Tilda Swinton, Ezra Miller, John C. Reilly, Siobhan Fallon, Ursula Parker, Jasper Newell
Direção: Lynne Ramsay
Distribuidora: Paris Filmes

quinta-feira, janeiro 26, 2012

TOP CP - 10 CURIOSIDADES SOBRE O OSCAR

Daqui um mês teremos a entrega do Oscar. E nestas 83 edições anteriores tivemos muitas curiosidades. Listaremos 10 delas para vocês entrarem no clima!

- O primeiro Oscar da história foi entregue em 1929 a Emil Jannings como Melhor Ator pelos filmes In The Last Command e The Way All of Flesh. Na ocasião, não pôde comparecer à cerimônia porque estava de mudança para a Europa.

- Em 1932, Walt Disney recebe um prêmio especial pela criação do camundongo Mickey.

- Somente em 1936, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood passou a ser chamado de Oscar. Entre os diversos supostos criadores do nome, está a atriz Bette Davis. Ela afirma que seu marido, o músico Harmon Oscar Nelson Jr., era parecido com a estatueta.

- Em 1939, Spencer Tracy se torna o primeiro ator a conquistar dois Oscars consecutivos por Com os Braços Abertos.

- Em 1951, Joseph L. Mankiewicz foi o primeiro diretor a ganhar duas estatuetas consecutivas. Ele foi premiado pela Academia por Quem é Infiel? e A Malvada.

- Em 1956, o prêmio de melhor filme vai para Marty, do diretor Delbert Mann, que arrebata algumas conquistas inéditas. Além de ser baseado em um programa de televisão, foi a produção de menor duração (91 minutos) a ganhar uma estatueta.

- Em 1960, a francesa Simone Signoret foi a primeira mulher de outro país a ganhar um Oscar de melhor atriz, pelo filme Almas em Leilão.

- Em 1963, Frank Sinatra foi escolhido para apresentar a premiação, mas chegou atrasado e se esqueceu de colar o adesivo que permitia a entrada no estacionamento do Santa Monica Civic Auditorium. Ele não foi reconhecido pelos seguranças e teve que deixar seu carro na rua.

- Em 1969, Katharine Hepburn, protagonista do filme O Leão no Inverno e Barbra Streisand que estrelou Fannie Brice empataram na categoria de melhor atriz.

- Em 1971, George C. Scott ganha o Oscar de melhor ator, mas recusa o prêmio. Na premiação, Daniel Taradash, então presidente da Academia, disse que eles reconheciam o talento de alguém e não a ofensa de não aceitar a estatueta.

quarta-feira, janeiro 25, 2012

ÉPICOS EM HOLLYWOOD

O ano era 1914 e o diretor D. W. GRIFFITH lançava seu filme JUDITH OF BETHULIA, que foi um marco para o gênero épico, por trazer a ótica de inúmeros personagens para contar a história e não apenas um – no ano seguinte lançaria outra obra nos mesmos moldes: O NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO.


Mas foi com CECIL B. DEMILLE que o gênero deslanchou de vez. Na estréia de OS DEZ MANDAMENTOS, em 1923, os espectadores foram surpreendidos por imagens, até então impensáveis, como a abertura do Mar Vermelho feita por Moisés. Faturou 14 milhões de dólares, o que para a época era uma quantia espetacular.

Em 1925, outro diretor chamado FRED NIBLO, viu que os épicos estavam em alta e rodos a 2ª versão de BEM-HUR nos cinemas – a 1ª versão é de 1907 – e conseguiu ir bem nas bilheterias.
REI DOS REIS (1927), foi outro filme com a assinatura de DEMILLE, e tinha como tema o Evangelho. Novamente contou-se com um sem número de figurantes e grandes locações.


Com a chegada de algumas melhorias para a Sétima Arte no início da década de 30, DEMILLE resolveu arriscar mais com outros dois títulos: O SINAL DA CRUZ (1932) e CLEOPATRA (1934). Já na década seguinte, se inicia a chamada Era de Ouro do cinema épico, com filmes como SANSÃO E DALILA (1949).

Em 1951 e usando mais de 60 mil figurantes, o diretor MERVYN LEROY rodou QUO VODIS, orçado em 12 milhões de dólares. Teve a benção do Papa Pio XII e foi mais uma obra bem sucedida. Dois anos depois e com menos sucesso, foi rodado O MANTO SAGRADO, mas foi em 1956 que novamente CECIL B. DEMILLE faz o genial remake de OS DEZ MANDAMENTOS, estrelado pelo galã da época CHARLTON HESTON e faturando 80 milhões, contra seu orçamento de 13 milhões, sem contar o Oscar de Efeitos Especiais.

E BEN-HUR voltou em 1959, na 3ª adaptação para o cinema e com HELSTON como protagonista. Somente na cena da corrida de bigas foram usados 8 mil figurantes e 80 cavalos... No fim das contas, faturou 11 Oscars.

Chega a década de 60 e STANLEY KUBRICK monta sua epopeia intitulada SPARTACUS – tido por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos - e em 1961, HELSTON vai a luta outra vez na pele de EL CID.

Daí em diante o filão vai, gradativamente, perdendo fôlego e nem filmes como BARRABÁS (1962) ou CLEÓPATRA (1963), conseguem recuperá-lo.
Nesse período a TV produziu algumas coisas do gênero, mas no cinema ficou bastante tempo esquecido, até o retorno com produções como DANÇA COM LOBOS (1990) e CORAÇÃO VALENTE (1995). Com uma roupagem nova e usando as mais variadas tecnologias, podemos citar, entre os novos títulos o horroroso ALEXANDRE (2004), o ótimo GLADIADOR ( 2000), este talvez tenha sido o que melhor homenageou os épicos de outrora, TRÓIA (2004), que se preocupava mais com a beleza de BRAD PITT do que com qualquer outra coisa, 300 (2007), que tinha uma interessante e bem utilizada mescla de cinema e HQ e agora a bomba intitulada IMORTAIS (2011).

Talvez CECIL B. DEMILLE esteja se revirando no túmulo, mas quem sabe ainda não apareça um sucessor a sua altura? É esperar e conferir!

terça-feira, janeiro 24, 2012

AS AVENTURAS DE TINTIM




Achei interessante alguns críticos reclamarem da semelhança entre a aventura vista aqui e as vistas na franquia Indiana Jones. Primeiro, tenho que lembrá-los que é STEVEN SPIELBERG o diretor de todos esses filmes citados e segundo, tanto nos quadrinhos quanto no desenho animado, Tintim tem uma dose grande de tiroteios, correria e pitadas de comédia.

Mas deixando os ‘ranzinzas’ de lado, é impressionante notar o quanto a técnica de captura de movimento e todos os detalhes evoluíram, pois minimalismos como as rugas do Capitão Haddock ou os cabelos esvoaçantes dos personagens ou mesmo a poeira vindo em direção à câmera são perfeitos e os olhares vívidos (coisa que não aconteceu em A LENDA DE BEOWULF), os movimentos de sombra e iluminação e as locações, devem ter dado um trabalho e tanto para os profissionais envolvidos.

O Capitão Haddock e sua mania de praguejar o tempo todo, poderia ser algo negativo e repetitivo, mas é ele e os irmãos Dupont e Dupond que tiram gargalhadas dos espectadores, com um humor sutil e delicioso.
Já Tintim e Milu, são uma dupla dinâmica e, por sorte, Spielberg e Jackson, priorizaram todas as suas características.

Depois de comprar uma réplica de um barco antigo, Tintim e seu fiel cachorro Milu, são alvo de bandidos, que roubam o objeto. Desconfiado que um senhor chamado Ivan Sakharin tenha sido o autor do roubo, vai à casa dele para recuperá-lo, mas não contava que a história estava longe de terminar e que envolvia um tesouro gigantesco.

Desde a apresentação dos créditos iniciais, onde os desenhos vão ‘passeando’ por todas as aventuras criadas por Hergé, passando pelo desenho que um senhor faz de Tintim, até personagens secundários como Nestor, Bianca Castafiore, Rackham – O Terrível e etc, tudo é um deleite aos olhos dos fãs, mas também tem aventura de sobra para a criançada. Será a falta mais lembrada do Oscar 2012, pois tem muito mais vigor e criatividade que O GATO DE BOTAS, por exemplo!

Título Original: The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
Ano Lançamento: 2011 (EUA/Nova Zelândia)
Dir: Steven Spielberg
Vozes: Jamie Bell, Simon Pegg, Daniel Craig, Cary Elwes, Andy Serkis, Nick Frost, Toby Jones, Tony Curran, Mackenzie Crook 

ORÇAMENTO: 130 Milhões de Dólares

OSCAR 2012 - LISTA COMPLETA DOS INDICADOS


E hoje, dia 24 de Janeiro, o mundo inteiro conheceu os filmes indicados ao Oscar 2012. A festa acontecerá no dia 26 de fevereiro e até lá, pretendo ver o maior número de filmes indicados possíveis! Veja a lista...

Melhor Filme
Os Descendentes
A Árvore da Vida
Histórias Cruzadas
A Invenção de Hugo Cabret
O Homem Que Mudou o Jogo
Cavalo de Guerra
O Artista
Meia-Noite em Paris
Tão Perto e Tão Forte

Melhor Ator
George Clooney (Os Descendentes)
Brad Pitt (O Homem Que Mudou o Jogo)
Jean Dujardin (O Artista)
Demián Bichir (A Better Life)
Gary Oldman (O Espião que Sabia Demais)

Melhor Atriz
Glenn Close (Albert Nobbs)
Viola Davis (Histórias Cruzadas)
Rooney Mara (Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres)
Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn)


Melhor Ator Coadjuvante
Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn)
Nick Nolte (Guerreiro)
Max Von Sidow (Tão Perto e Tão Forte)
Jonah Hill (O Homem Que Mudou o Jogo)
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)

Melhor Atriz Coadjuvante
Bérénice Bejo (O Artista)
Jessica Chastain (Histórias Cruzadas)
Janet McTeer (Albert Nobbs)
Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento)
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)

Melhor Diretor
Woody Allen (Meia-Noite em Paris)
Terrence Malick (A Árvore da Vida)
Alexander Payne (Os Descendentes)
Michel Hazanivicous (O Artista)
Martin Scorsese (A Invenção de Hugo Cabret)

Melhor Roteiro Adaptado
A Invenção de Hugo Cabret
Tudo pelo Poder
Os Descendentes
O Espião que Sabia Demais
O Homem Que Mudou o Jogo


Melhor Roteiro Original
Meia-Noite em Paris
O Artista
Margin Call - O Dia Antes do Fim
Missão Madrinha de Casamento
A Separação

Melhor Filme em Lingua Estrangeira
A Separação (Irã)
Bullhead (Bélgica)
Monsieur Lazhar (Canadá)
Footnote (Israel)
In Darkness (Polônia)

Melhor Longa Animado
Gato de Botas
Kung Fu Panda 2
Rango
Um Gato em Paris
Chico & Rita

Melhor Trilha Sonora Original
As Aventuras de Tintim
O Artista
O Espião que Sabia Demais
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra

Melhor Canção Original
"Man or Muppet" (Os Muppets)
"Real in Rio" (Rio)

Melhores Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Gigantes de Aço
Planeta dos Macacos - A Origem
Transformers: O Lado Oculto da Lua

Melhor Maquiagem
Albert Nobbs
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Dama de Ferro

Melhor Fotografia
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
A Árvore da Vida
Cavalo de Guerra

Melhor Figurino
Anônimo
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Jane Eyre
W.E. - O Romance do Século


Melhor Direção de Arte
O Artista
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra

Melhor Documentário
Hell and Back Again
If a Tree Falls
Paradise Lost 3: Purgatory
Pina
Undefeated

Melhor Documentário de Curta-Metragem
God is the Bigger Elvis
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement
Incident in New Baghdad
Saving Face
The Tsunami and the Cherry
Blossom

Melhor Montagem
Os Descendentes
O Artista
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
O Homem Que Mudou o Jogo
A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Curta
Pentecost
Raju
The Shore
Time Freak
Tuba Atlantic

Melhor Curta Animado
Dimanche
The Fantastic Flying Books of Mister Morris Lessmore
La Luna
A Morning Stroll
Wild Life

Melhor Edição de Som
Drive
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua

Melhor Mixagem de Som
Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Cavalo de Guerra
A Invenção de Hugo Cabret
Transformers: O Lado Oculto da Lua
O Homem Que Mudou o Jogo

sexta-feira, janeiro 20, 2012

ALVIN E OS ESQUILOS 3



Ao sair da sessão de ALVIN E OS ESQUILOS 3, fiquei me perguntando: "Cadê o fiapo de história desse filme?". Nunca havia assistido nenhum filme da série e não me fez nenhuma diferença, pois a franquia é uma total perda de tempo e dinheiro.

Depois de tantos exemplos de boas produções infantis como PROCURANDO NEMO, SHREK, UP – ALTAS AVENTURAS e etc., é praticamente inaceitável termos tal produto em nossos cinemas. Pois vejam vocês, JASON LEE (DOGMA) é tão sem graça que chega a ser irritante e as vozes dos esquilos – com suas cantorias infindáveis – conseguem ser pior até que o roteiro, “escrito” a quatro mãos.

E olha que para ser pior que esse roteiro não é tarefa fácil... tudo é desconexo, os coadjuvantes não tem função nenhuma e a vergonha alheia corre solta durante os 90 minutos de projeção. Um destes coadjuvantes é DAVID CROSS, mas para que já fez TODO MUNDO EM PÂNICO 2, tudo que vier de agora em diante é lucro.

Dave e seus esquilos insuportáveis estão de férias num luxuoso navio, mas depois de uma brincadeira de Alvin, os bichos acabam caindo no mar e ficando isolados em uma ilha. Lá encontram uma pesquisadora que está perdida há vários anos e faz amizade com ela. Em outra parte, Dave e Ian saem à procura deles.

Tentando homenagear Lady Gaga e outros cantores pop, o diretor MIKE MITCHELL (SHREK PARA SEMPRE), insere as músicas em momentos inapropriados e parece um principiante na ‘arte’ da direção.
2012 nem começou e ALVIN E OS ESQUILOS 3 já é forte candidato a ser um dos nomes para ‘piores do ano’... Assista por sua conta e risco!

Título Original: Alvin and the Chipmunks: Chipwrecked
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Mike Mitchell
Elenco: Jason Lee, David Cross, Jenny Slate, Justin Long, Matthew Gray Gubler, Jesse McCartney, Amy Poehler, Anna Faris

ORÇAMENTO: 70 Milhões de Dólares

CINEMA: ESTREIAS DA SEMANA (20 / 01)

Mais um final de semana chegando, com muitas novidades na telona. Steven Spielberg e Peter Jackson trazem o jornalista Tintim à vida em AS AVENTURAS DE TINTIM. Além da produção nacional lotada de efeitos especiais 2 COELHOS e o documentário A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM. E como a epoca das premiações está chegando, A SEPARAÇÃO é uma boa pedida, para conferir um futuro candidato ao Oscar. Boa diversão!

As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne
Gênero: Animação
Sinopse: Vemos o jovem repórter Tintim e seu leal cachorro Milu a partir do momento em que eles descobrem que o modelo de um antigo navio contém um segredo explosivo.
País/Ano: EUA/Nova Zelândia/2011
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Jamie Bell, Simon Pegg, Andy Serkis, Nick Frost, Mackenzie Crook, Daniel Craig
Distribuidora: Sony Pictures

2 Coelhos
Gênero: Drama/Ação
Sinopse: Edgar encontra-se numa situação natural para a maioria dos brasileiros, espremido entre a criminalidade, que age impunemente, e o poder público, corrupto e ineficiente. Cansado desta situação, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano que colocará os criminosos e corruptos em rota de colisão.
País/Ano: Brasil/2011
Diretor: Afonso Poyart
Elenco: Eduardo Moscovis, Alessandra Negrini, Aldine Müller, Marat Descartes, Neco Vila Lobos
Distribuidora: Imagem Filmes

A Música Segundo Tom Jobim
Gênero: Documentário
Sinopse: O extraordinário universo da música de Antonio Carlos Jobim não cabe em palavras. Foi com essa ideia em mente e a sensibilidade aguçada que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, se dispôs a encarar o desafio de desvendar em filme a trajetória musical do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna, de alcance internacional.
País/Ano: Brasil/2011
Diretor: Nelson Pereira dos Santos, Dora Jobim
Distribuidora: Sony Pictures

A Separação
Gênero: Drama
Sinopse: Após se divorciar de sua esposa Simin, Nader é obrigado a contratar uma jovem para tomar conta de seu pai idoso que sofre de Alzheimer em estágio avançado. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso.
País/Ano: Irã/2011
Diretor: Asghar Farhadi
Elenco: Leila Hatami, Peyman Moadi, Shahab Hosseini, Sareh Bayat, Sarina Farhadi, Babak Karimi
Distribuidora: Imovision

quarta-feira, janeiro 11, 2012

COISAS QUE APRENDI COM O CINEMA: COMO ME DEFENDER DE VAMPIROS

Há algum tempo atrás, listamos os MAIORES VAMPIROS DO CINEMA, mas e se você der de cara com uma dessas figuras bizarras e imortais, o que fazer para se proteger?
Pensando na sua sobrevivência, o Cinema e Pipoca lista as principais armas que podem ser usadas contra eles. Papel, caneta e muita coragem para todos!

Estaca: Se enfiá-la diretamente no coração, conseguirá neutralizá-lo. Mas lembre-se sempre de um detalhe importante: a decapitação. Pois se não o fizer e a estaca for retirada do peito, o vampiro voltará a vida.

Decapitação: É a melhor solução de todas... Fatal e 100% garantido, mas você terá que planejar bem sua investida, porque senão a cabeça que vai rolar será a sua!

Alho: Não é tão eficaz, pois você conseguirá apenas afastá-lo e não causará qualquer dano a ele, mas, como é sempre bom se prevenir, leve um dente de alho na mochila ou na bolsa por precaução.

Arrancar o Coração: Desenterre o cidadão, arranque e queime o coração e finalize, espalhando as cinzas pela sepultura!

Bala de Revólver: Atire no vampiro com uma bala benzida, quando este se encontrar dentro do caixão.

Crucifixo e Água Benzida: Use essas armas apenas se você realmente tiver fé. Não é letal, mas ao menos afasta os sanguessugas.

Sol: Leve o monstrengo para a luz solar e você verá a criatura morrer de forma dolorosa... a não ser que você esteja encarando Edward, daí ele apenas brilhará (mas ele não é vampiro, então não conta).

Fogo: Dependendo do tamanho da labareda, pode matá-lo... mas jogá-lo no Sol é bem mais eficaz!

Dar sangue gelado: o vampiro necessita de sangue quente para que possa saciar sua sede... não é 100% certo, mas isso pode mata-lo, se ele tomar em grande quantidade.

Obs.: Agradecimento especial ao Pipocaster e parceiro Alessandro Oliveira, que me ajudou e muito nesse post!

terça-feira, janeiro 10, 2012

MISSÃO IMPOSSÍVEL - PROTOCÓLO FANTASMA



MISSÃO IMPOSSÍVEL – PROTOCÓLO FANTASMA tinha tudo para dar certo, pois desde as escolhas dos protagonistas, até a inusitada entrada de BRAD BIRD (OS INCRÍVEIS) na direção, deixaram os fãs esperançosos. A maciça campanha de marketing antes do filme estrear foi grandiosa e os trailers davam a sensação que teríamos uma produção tão boa quanto o terceiro – e melhor – episódio da franquia. O problema tem início na inserção de piadinhas tremendamente desnecessárias, deixando o personagem vivido por SIMON PEGG (CHUMBO GROSSO) bastante irritante. BIRD também parece ter tido pouquíssima chance de dar seu próprio ritmo ao projeto, já que a pressão dos produtores falou mais alto.

A ação não tem pé nem cabeça e tudo é exagerado e pouco natural. Quando o agente tem que escalar o maior prédio do mundo em Dubai, existe certa sensação de vertigem, mas que se esvai logo depois e mesmo nos outros planos mirabolantes (que de tão mirabolantes, acabam se tornando galhofas demais), pensamentos como: “eu já vi isso milhares de vezes em outros filmes”, me surgiram na mente.

Ethan Hunt é acusado de terrorismo e a agência IMF é retirada dos projetos do governo americano. Porém, o presidente inicia o Protocólo Fantasma, onde Hunt e sua equipe terão de correr contra o tempo para limpar o nome da agência e impedir que terroristas acionem ogivas nucleares, isso tudo sem utilizar qualquer recurso ou ajuda.

Não ligo que reformulem ideias, desde que façam com inteligência, algo que não ocorreu de maneira alguma em MISSÃO IMPOSSÍVEL – PROTOCÓLO FANTASMA, pois a beleza de PAULA PATTON (ESPELHOS DO MEDO), serve apenas para aguçar o público masculino – outras coadjuvantes usaram sensualidade e destreza com mais ousadia –, JEREMY RENNER (GUERRA AO TERROR), parecia deslocado e por vezes incomodado com a presença de TOM CRUISE (GUERRA DOS MUNDOS) e o próprio astro, que poderia pendurar as luvas, casacos e máscaras do personagem de agora em diante, pula, briga, atira, mas se esquece de colocar uma pitada de carisma. Ou eu estou ficando velho ou a franquia necessita de uma boa dose de novidade bem rápido.

Título Original: Mission: Impossible - Ghost Protocol
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Brad Bird
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Simon Pegg, Paula Patton, Michael Nyqvist, Vladimir Mashkov, Samuli Edelmann, Ivan Shvedoff

ORÇAMENTO: 140 Milhões de Dólares

sexta-feira, janeiro 06, 2012

COWBOYS E ALIENS



Quando JON FAVREAU dirigiu HOMEM DE FERRO, incorporou algumas qualidades que são pouco vistas no cinemão Hollywoodiano: alma e personalidade.
Daí, surgiu em sua carreira COWBOYS E ALIENS e essa mistura de gêneros era tão inusitada que me soou interessante. Veio a Comic-Con, os trailers e as fotos disponíveis na internet e tudo isso aguçou ainda mais meus instintos cinéfilos (e nerds).

Mas, para tristeza geral da nação esta nova empreitada de FAVREAU não tem justamente aquelas duas qualidades citadas acima. É um filme tão frio e que parece ter sido produzido a toque de caixa que deixa o espectador inerte.
Aliás, nem os extraterrestres – que são uma das ‘estrelas’ – tem um design bacana e passam despercebidos.

Aí, alguns poderão se perguntar...E o roteiro? Eu digo que é praticamente inexistente, pois exala clichês batidos por todos os lados, sem dó nem piedade. DANIEL CRAIG (007 – CASSINO ROYALE), HARRISON FORD (INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL) e OLIVIA WILDE (TRON – O LEGADO) nem se esforçam para causar a sensação de completa ineficácia em suas interpretações.

Um homem acorda no meio do nada, com uma espécie de bracelete no pulso, sem se lembrar de absolutamente nada. Vai até uma cidade do Arizona que começa a ser atacada por alienígenas que raptam pessoas.
Agora ele e mais alguns moradores da região irão atrás para caçar e eliminar as criaturas.

Os momentos dramáticos são de dar dor de cabeça em qualquer um, tamanha mediocridade gestual e a pouca naturalidade contida ali.
No fim das contas, acaba-se torcendo muito mais para os alienígenas do que propriamente para os seres humanos. Pobre, desnecessário e sem o mínimo de talento... assista por sua conta e risco.

Título Original: Cowboys & Aliens
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Jon Favreau
Elenco: Harrison Ford, Olivia Wilde, Daniel Craig, Noah Ringer, Sam Rockwell, Paul Dano, Clancy Brown, Keith Carradine

ORÇAMENTO: 163 Milhões de Dólares

CINEMA: ESTRÉIAS DA SEMANA (06 / 01)

O retorno do aclamado diretor STEVEN SPIELBERG à direção, com CAVALO DE GUERRA, um filme que pode ganhar algumas indicações ao Oscar, pode ser vista nas telonas. Além deste, vocês poderão ver a terceira parte da aventura de ALVIN E OS ESQUILOS e a comédia nacional AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER.

Cavalo de Guerra
Gênero: Drama
Sinopse: O filme fala sobre um jovem chamado Albert e seu cavalo, Joey, e como o laço existente entre ambos é quebrado quando Joey é vendido à cavalaria e enviado às trincheiras na Primeira Guerra Mundial. Apesar de ser muito jovem para se alistar, Albert vai à França para tentar salvar seu amigo.
País/Ano: EUA/Reino Unido/2011
Elenco: Benedict Cumberbatch, Tom Hiddleston, David Thewlis, Emily Watson, Toby Kebbell
Direção: Steven Spielberg
Distribuidora: Buena Vista

Alvin e os Esquilos 3
Gênero: Comédia
Sinopse: De férias a bordo de um luxuoso cruzeiro, Alvin, Simon, Theodore e as Esquiletes estão agindo como de costume, transformando o navio em seu playground pessoal, até que eles ficam encalhados em uma ilha deserta. Enquanto Dave Seville procura neuroticamente por sua equipe desaparecida, os 'Esquilos e as Esquiletes' fazem o que fazem de melhor - cantam, dançam e causam confusão.
País/Ano: EUA/2011
Elenco: Justin Long, Jason Lee, Jesse McCartney, David Cross, Cameron Richardson, Amy Poehler
Direção: Tim Hill
Distribuidora: Fox Film

As Aventuras de Agamenon, o Repórter
Gênero: Comédia
Sinopse: Agamenon é um jornalista que teria nascido no final do século XIX e estaria vivo até hoje, estando presente em diversos momentos importantes da História do século XX, tendo, para um desses momentos, uma versão dos acontecimentos sempre diferente da conhecida.
País/Ano: Brasil/2011
Elenco: Luana Piovani, Marcelo Adnet, Pedro Bial, Marcelo Madureira, Hubert Aranha, João Barone
Direção: Victor Lopes
Distribuidora: Paris Filmes

quinta-feira, janeiro 05, 2012

TOP CP - 10 MELHORES FILMES DE 2011 QUE VI NOS CINEMAS

Se houveram algumas decepções em 2011 nos cinemas, tenha certeza que tivemos filmes de qualidade e que surpreenderam todo e qualquer cinéfilo, caso de X-MEN PRIMEIRA CLASSE e PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM. Vamos à lista:

- Cisne Negro
  
- A Pele que Habito

quarta-feira, janeiro 04, 2012

O FUTURO DE ACORDO COM O CINEMA

O que a 7ª arte fala sobre nosso futuro? Muitos filmes tentam adivinhar o que acontecerá com a raça humana daqui alguns anos. Alguns com uma visão soturna e amedrontadora, outros com algo mais tranquilizador e menos apocalíptico. Veja essa lista e nos diga em qual destes futuros você acredita!

Filme: 2012
Ano em que se Passa: 2012
Principais Mudanças: Aumento elevado da temperatura terrestre, derretimento das calotas polares e destruição quase total da Terra, causado por um dilúvio.
Ano em que se Passa: 2015
Principais Mudanças: Carros voam pelas ruas da cidade e os brinquedos já tem um grau tecnológico gigantesco.

Filme: Substitutos
Ano em que se Passa: 2017
Principais Mudanças: Toda população mundial tem uma espécie de clone, que pode ser guiado via controle remoto.

Filme: Blade Runner – O Caçador de Andróides
Ano em que se Passa: 2019
Principais Mudanças: Os andróides evoluíram a tal ponto que já se questionam sobre o por que de serem ‘escravos’ dos seres humanos.

Filme: O Exterminador do Futuro
Ano em que se Passa: 2029
Principais Mudanças: Um robô vindo do futuro tem a missão de proteger os seres humanos contra as máquinas da Skynet, que ganharam consciência própria e preparam a destruição total da civilização.

Filme: O Demolidor
Ano em que se Passa: 2032
Principais Mudanças: Não existe mais violência nas ruas e o sexo é feito sem contato físico.

Filme: Gamer
Ano em que se Passa: 2034
Principais Mudanças: Criminosos são utilizados como personagens de um jogo de tiro em primeira pessoa. Quem sobreviver a um certo número de partidas, estará livre.

Filme: Eu, Robô
Ano em que se Passa: 2035
Principais Mudanças: Os robôs são usados para ajudar os seres humanos nas mais diversas tarefas, sem contar os carros modernos, que não necessitam de motoristas para chegarem ao seu destino.

Ano em que se Passa: 2038
Principais Mudanças: Na Inglaterra um regime totalitário assola a população, que não tem direito de escolhas simples, como sair à rua tarde da noite.

Filme: Wall-E
Ano em que se Passa: 2085
Principais Mudanças: Com tanto lixo e resíduos tóxicos jogados na Terra, o homem se viu obrigado a deixar o planeta. ‘Robôs lixeiros’ ficaram incumbidos de fazerem a limpeza.
Ano em que se Passa: 2043
Principais Mudanças: A América não passa de um deserto pós-apocaliptico e os ‘ricos’ são aqueles que possuem água e armas.

Filme: Minority Report – A Nova Lei
Ano em que se Passa: 2054
Principais Mudanças: Além dos carros incríveis e com um design impressionante, a polícia consegue prever os crimes, antes mesmo que eles aconteçam.

Filme: Matrix
Ano em que se Passa: 2199
Principais Mudanças: Realidade e ficção se misturam num mundo que está além da imaginação de qualquer ser humano.

Filme: O Homem Bicentenário
Ano em que se Passa: 2205
Principais Mudanças: Os robôs são reconhecidos oficialmente como seres-humanos e podem casar-se com pessoas de carne e osso.

Filme: O Planeta dos Macacos
Ano em que se Passa: 3955
Principais Mudanças: Os seres humanos foram escravizados e a raça dominante é a dos macacos, que aprenderam a falar e a se comunicar como nós.

Related Posts with Thumbnails