segunda-feira, outubro 30, 2006

TRÓIA

cinemania.blog-se.com.brComeço a perceber que WOLFGANG PETERSEN tem grande potencial, pois não é diretor de gênero único.
Já nos presenteou com A HISTÓRIA SEM FIM, MAR EM FURIA e refilmou POSEIDON (ok, não podemos chamar este de 'presente').
Em TRÓIA consegue trazer às telonas um épico recheado de cenas grandiosas, figurino impecável, atuações simpáticas e elenco de peso.

BRAD PITT (SEVEN - OS SETE CRIMES CAPITAIS), encabeça as estrelas, juntamente com ORLANDO BLOOM (acostumado em manejar espadas nos cinemas: SENHOR DOS ANEIS, PIRATAS DO CARIBE, CRUZADA) e ERIC BANA (MUNIQUE).
A fotografia sempre vibrante e intensa, as coreografias de luta diversificadas, os ótimos efeitos especiais e o número imenso de coadjuvantes dão toque a mais para esta obra.

Infelizmente o roteiro torna-sem um dramalhão sem fim, esbarrando nos velhos (e conhecidos) cacoetes Hollywoodianos. São apresentados desde fugas apaixonadas e impossíveis, vilão arrependido e até o heroico e profético final.
Os closes também deixam a desejar, pois parecem algo realmente planejado e pouco natural.
Apesar disto PITT faz o que pode, para entregar um Aquiles minimamente convincente.

São longos 160 minutos de produção, que cansam a mente e a alma de qualquer um.
TRÓIA agrada pela grandiosidade, fotografia, figurino e lutas, mas deixa a desejar no quesito roteiro, ponto pelo qual PETERSEN tem que tomar mais cuidado em seus filmes futuros.

NOTA: 6,5
ORÇAMENTO: 190 Milhões de Dólares

sábado, outubro 28, 2006

RESGATE ABAIXO DE ZERO

forum.jogos.uol.com.brPAUL WALKER (VELOZES E FURIOSOS) tem seu nome mostrado na capa do dvd, porém são os 8 cães que proporcionam ao espectador de RESGATE ABAIXO DE ZERO uma empatia sublime, desde o início até a finalização da bela e despretensiosa película da toda poderosa DISNEY.
Tipo de filme com a cara da produtora, pois há belas canções, drama às vezes forçado que ainda funciona, tratamento especial aos animais e uma moral sempre defendendo a amizade e o respeito - sem contar a fotografia impecável.

Não há tantos momentos cômicos, porém ação e desafios impostos aos nossos leais companheiros perdidos na neve é o que não falta.
Provavelmente e a grande surpresa do ano, pois PAUL WALKER no meio de cachorros parecia um absurdo dos piores. Para alegria geral dos fãs do ator, RESGATE ABAIXO DE ZERO torna-se empolgante, fazendo-nos vibrar e roer as unhas a cada dificuldade passada pelos astros principais.

As tomadas aéreas dão noção do bom gosto do diretor FRANK MARSHALL, para com a escolha das paisagens, mostrando planos abertos e livres.
Os clichês jamais somem por completo, mas o elenco é tão entrosado e os animais tão graciosos que esquecemos por completo do pequeno detalhe citado acima.

Filme-família indispensável a todos, ótimo roteiro e final feliz (como sempre!).

NOTA: 7,5
ORÇAMENTO: --

domingo, outubro 22, 2006

O ALBERGUE

julionanet.zip.netSucesso repentino do quase estreante ELI ROTH (dirigiu também o não menos casca grossa CABANA DO INFERNO), "apadrinhado" por QUENTIN TARANTINO.
Se você, caro espectador assistir a última meia hora da produção compreenderá todo resto, pois o roteiro é totalmente descarado e banal.

ROTH fea homenagem aos antigos terrores trash, usando muitas mulheres nuas e bizarrices da pior categoria.
A grande sacada do diretor foi a "construção" do clube do sarcasmo: o ambiente escuro, as roupas dos carrascos e a forma das mortes.
Se houvesse uma pitadinha de história, a crítica poderia ter dado ênfase ao seu torture porn.

Os atores servem de coadjuvantes, pois os verdadeiros "astros principais" são os quilos de cadáveres e litros de líquido vermelho jorrando por sua TV.
ROTH sabe usar como ninguém a câmera para trazer sensação de pavor, as maquiagens são medianas e os cenários agradam.

Já há uma continuação sendo planejada, esperamos enredo palpável, se isso ocorrer ELI ROTH pode mostrar mais mulheres nuas, mortes interessantes e angustiantes e direção segura.
No quesito mais importante O ALBERGUE escorrega feio e deixa a desejar.

NOTA: 5,0
ORÇAMENTO: 4,5 milhões de Dólares

SUPER SIZE ME - A DIETA DO PALHAÇO

alana.org.brMuitas pessoas tentam inúmeras dietas para emagrecimento, cada uma com sua devida esquisitice. Existe a dieta da lua, inúmeras cápsulas e etc.
Porém MORGAN SPURLOCK colocou na sua de 30 dias (café da manhã, almoço e janta no MCDONALDS), aproximandamente 2000 calorias diárias, tudo para provar o quanto os hambúrgueres, batatas-fritas e refrigerantes são malignos à saúde mundial e principalmente americana (400.000 mortes relacionadas à obesidade por ano lá).

SPURLOCK faz baterias de exame, provando estar 100% saudável.
Os dias passam, ele torna-se viciado e dependente dos lanches do Ronald. Sua namorada diz que a impotência também aflige o casal, ele engorda 8 kg em 12 dias e reclama das constantes dores na cabeça.

A produção é crítica, polêmica, bate de frente com uma das maiores empresas do mundo (calcula-se que em NY haja 4 lanchonetes por quilômetro quadrado). Ótima iniciativa de um total desconhecido, que acabou remexendo o universo fast-food.

SUPER SIZE ME é um dos melhores documentários dos últimos tempos (segue aquele "padrão Michael Moore"). Há o lado cômico, com músicas cantadas por crianças obesas e caricaturas hilárias, dando recado direto e sem pesares.

A frase quase profética de Ray Crock, fundador do McDonalds termina outra crítica do CINEMA E PIPOCA:
"Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo."
Precisa falar mais ?

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: 300 mil dólares

domingo, outubro 15, 2006

A ERA DO GELO 2

itvibopedatv.wordpress.comContinuando a saga que arrecadou milhões em todo mundo, foi escolhido o brasileiro CARLOS SALDANHA (no primeiro foi produtor) para dirigir este sucesso antecipado: A ERA DO GELO 2.
A animação em si está levemente melhor, porém faltou algo no roteiro, como aquele humor ácido.
Mas SALDANHA e toda equipe provam talento, segurando-a sempre corretamente, deixando os exageros de lado.

A era glacial está encerrando-se, icebergs derretem rapidamente e novas criaturas aparecem.
Aí que nossos heróis decidem fugir do local onde vivem.
A história da ênfase ao desaparecimento dos mamutes, assim a gigantesca criatura acredita ser o último da espécie. No caminho encontram novos amigos, surpreendentemente engraçados.
Contando com piadinhas agradáveis, esta produção é prato cheio àqueles fãs de animações tradicionais mesclando drama, comédia e aventura.

Não será besteira sonhar com Oscar e outra continuação, já que foi arrecadado aproximadamente 200 milhões no mundo todo.
Se alguns personagens fossem melhor usados e tivesse roteiro menos preguiçoso, a nota seria maior, fora isso nosso conterrâneo iniciou bem sua carreira Hollywoodiana.

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: --

sábado, outubro 14, 2006

ANTES DA ESTRÉIA

JOGOS MORTAIS 3

Lançamento: 10 de Novembro de 2006
Diretor: Darrey Lynn Beusman
Elenco: Tobin Bell, Shawnee Smith, Dina Meyer
Gênero: Terror

Quando o primeiro estreou, não esperava tamanho "ineditismo". Logo depois minha expectativa em relação ao segundo triplicou, porém havia aquele "medo", pois seria uma continuação do melhor terror do ano, Beusman provou ter talento e inteligência, filmando algo tão bom quanto o original.
Esta mesma ansiedade me persegue agora, pouco antes da estréia do terceiro episódio da franquia.SAW 3 volta prometendo novas mortes sanguinárias, torturas de deixar espectadores incomodados, roteiro recheado de reviravoltas e mais atores desconhecidos mas com muito talento.
AMANDA e JIGSAW estão de volta para delírio dos fãs , certamente irão lotar cinemas ao redor do mundo faturando alto.
Sangue, tortura e roteiro inteligente é tudo que esperamos neste novo jogo mortal.

EXPECTATIVA: 10


CAVALEIROS DO ZODÍACO - O PRÓLOGO DO CÉU

Lançamento: 02 de Novembro de 2006
Diretor: Shigeyasu Yamauchi
Elenco: --
Gênero: Anime

Apesar de ainda haver muito preconceito em relação a animação japonesa, DRAGON BALL, SUPER CAMPEÕES, POKÉMON, CAVALEIROS DO ZODÍACO e etc. abriram portas para este mercado aqui no ocidente.
Este último volta a ativa tanto em mangás (histórias em quadrinhos com leitura invertida), como nesta animação que começa logo após a saga de hades.
Com traços mais estilizados, computação gráfica caprichada, personagens conhecidos e ótima dose de adrenalina O PRÓLOGO DO CÉU promete ser a melhor produção dos defensores de Athena para telona.
Eu, como fã de animes espero ver não só os fanáticos, mas também pessoas "comuns" nas salas.
A obra vem para provar que felizmente Disney, Dreamworks e etc. têm concorrentes de peso e tenha certeza: CAVALEIROS dá de mil a zero em qualquer GALINHO CHICKEN LITTLE, sendo original e possuindo roteiro denso.

EXPECTATIVA: 7

segunda-feira, outubro 09, 2006

CRASH - NO LIMITE

athanatos.pblogs.grAlejandro Iñarritu, para o bem ou para o mal, mostrou aos espectadores convencionais, o quanto um roteiro entrecortado, poderia surpreendê-los e o quanto um dramalhão bem amarrado chocaria e emocionaria, até os corações mais frios. Foi assim com AMORES BRUTOS, 21 GRAMAS e BABEL.

Então, PAUL HAGGIS, excelente roteirista de MENINA DE OURO, resolveu dirigir algo parecido, como se fosse um estagiário em fase primária de Iñarritu e o resultado disso foi CRASH – NO LIMITE, que salpica um pouco de fé aqui, desespero ali e muita, mais muita lágrima acolá.
Se HAGGIS trabalhou Los Angeles, para transformar-se também num personagem, erro feio e só conseguiu ofuscá-la cada segundo mais.

Outro detalhe infantil, foi a escolha de boa parte do elenco, como a sempre insossa SANDRA BULLOCK (MISS SIMPATIA), o bobalhão BRENDAN FRASER (GEORGE – O REI DA FLORESTA) ou o ‘rostinho fofo’ RYAN PHILLIPE (ASSASSINATO EM GOSFORD PARK). Já outros como MATT DILLON (QUEM VAI FICAR COM MARY ?) ou DON CHEADLE (HOTEL RUANDA), seguram as pontas e fazem o filme valer a pena.

Após um grave acidente de carro em Los Angeles, uma onda de discriminação racial, de classe e crenças são desencadeadas.
Desde um policial corrupto, sem esperanças de futuro, passando por um pai de família, frente a frente com uma situação de risco, até uma mulher que é abusada.

Dizer que é o pior filme a faturar o Oscar principal, poderia parecer perseguição de minha parte, mas o tempo falará por si e colocará CRASH – NO LIMITE na onde deve: esquecido nas prateleiras das locadoras.
Só mesmo a Academia e seus conceitos estranhos para deixar O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN de lado.

NOTA: 5,0
ORÇAMENTO: 6,5 Milhões

6º OSCARZINHO - 2ª PARTE

Melhor Ação / Aventura
- PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA
- PIRATAS DO CARIBE 2 - O BAU DA MORTE
- HOMEM ARANHA
- V DE VINGANÇA
- SENTINELA
- MIAMI VICE*

Melhor Cena de Ação
- Sparrow vs. Caveiras (PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA)
- Perola Negra vs. Davy Jones (PIRATAS DO CARIBE 2 - O BAU DA MORTE)
- Denzel à procura de Dakota (CHAMAS DA VINGANÇA)
- Luta final de Homem Aranha vs. Duende Verde (HOMEM ARANHA)
- Tiroteiro Final (MIAMI VICE)*
- Batalha no Metrô (V DE VINGANÇA)

Melhor Terror / Suspense
- O MISTERIO DO TRIANGULO DAS BERMUDAS
- PLANO DE VÔO
- STIGMATA*

Melhor Drama
- CAMISA DE FORÇA
- 21 GRAMAS
- CHAMAS DA VINGANÇA
- FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS*

Melhor Maquiagem
- 21 GRAMAS
- STIGMATA
- PIRATAS DO CARIBE 2 - O BAU DA MORTE*

Melhor Efeitos Especiais
- PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA
- PIRATAS DO CARIBE 2 - O BAU DA MORTE*
- HOMEM ARANHA
- O MISTERIO DO TRIANGULO DAS BERMUDAS
- MIAMI VICE
- V DE VINGANÇA

Melhor Figurino
- 21 GRAMAS
- PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGR*A
- STIGMATA
- FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS
- V DE VINGANÇA

Melhor Fotografia
- CAMISA DE FORÇA
- STIGMATA
- PIRATAS DO CARIBE 2 - O BAU DA MORTE
- SENTINELA
- MIAMI VICE
- FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS*

Melhor Ator Coadjuvante
- Kris Kristoffersen (CAMISA DE FORÇA)
- Benicio Del Toro (21 GRAMAS)*
- Willen Dafoe (HOMEM ARANHA)
- Sam Neil (O MISTERIO DO TRIANGULO DAS BERMUDAS)
- Sean Bean (PLANO DE VOO)
- Kiefer Sutherland (SENTINELA)
- Jamie Foxx (MIAMI VICE)
- Gary Sinise (FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS)
- Eugene Levy (O CEU PODE ESPERAR)

Melhor Atriz Coadjuvante
- Eva Longoria (SENTINELA)
- Monica Potter (CHAMAS DA VINGANÇ*A)
- Gong Li (MIAMI VICE)

Melhor Ator
- Adrien Brody (CAMISA DE FORÇA)
- Johnny Depp (PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA)
- Sean Penn (21 GRAMAS)
- Denzel Washington (CHAMAS DA VINGANÇA)
- Gabriel Byrne (STIGMATA)
- Lou Diamond Phillips (O MISTERIO DO TRIANGULO DAS BERMUDAS)
- Michael Douglas (SENTINELA)
- Colin Farrell (MIAMI VICE)
- Tom Hanks (FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓR*IAS)

Melhor Atriz
- Keira Knightley (CAMISA DE FORÇA)
- Naomi Watts (21 GRAMAS)*
- Dakota Fanning (CHAMAS DA VINGANÇA)
- Patricia Arquette (STIGMATA)
- Jodie Foster (PLANO DE VOO)
- Natalie Portman (V DE VINGANÇA)

Melhor Revelação
- Keira Knightley (PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA)
- Kirstin Dunst (HOMEM ARANHA)
- Tobey Maguire (HOMEM ARANHA)
- Eva Longoria (SENTINELA)
- Gong Li (MIAMI VICE)
- James McTeigue (diretor V DE VINGANÇA)*

Melhor Roteiro
- CAMISA DE FORÇA
- PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA
- 21 GRAMAS
- CHAMAS DA VINGANÇA
- STIGMATA
- MIAMI VICE
- FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS
- V DE VINGANÇA*

Melhor Diretor
- John Maybury (CAMISA DE FORÇA)
- Gore Verbinski (PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA)
- Alejandro Iñarritu (21 GRAMAS)
- Tony Scott (CHAMAS DA VINGANÇA)
- Sam Neil (HOMEM ARANHA)
- Rupert Wainwright (STIGMATA)
- Michael Mann (MIAMI VICE) *
- Robert Zemeckis (FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS)
- James McTeigue (V DE VINGANÇA)

Melhor Filme
- CAMISA DE FORÇA
- PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA
- 21 GRAMAS
- CHAMAS DA VINGANÇA
- HOMEM ARANHA
- STIGMATA
- MIAMI VICE *
- FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS
- V DE VINGANÇA

As premiações ficaram assim:
MIAMI VICE (4): Melhor Ação / Aventura - Melhor Cena Ação - Melhor Diretor - Melhor Filme
FORREST GUMP - O CONTADOR DE HISTÓRIAS (3): Melhor Drama - Melhor Fotografia - Melhor Ator
V DE VINGANÇA (2): Melhor Revelação - Melhor Roteiro
21 GRAMAS (2): Melhor Ator Coadjuvante - Melhor Atriz
PIRATAS DO CARIBE 2 - O BAU DA MORTE (2): Melhor Maquiagem - Melhor Efeitos Especiais
PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PEROLA NEGRA (1): Melhor Figurino
STIGMATA (1): Melhor Terror / Suspense
CHAMAS DA VINGANÇA (1): Melhor Atriz Coadjuvante

domingo, outubro 08, 2006

GARFIELD

cinema.cineclick.uol.com.brUma das adaptações mais divertidas para o cinema. GARFIELD traz humor diferente, vencendo a disputa com SCOOBY DOO e outras produções do gênero.
O gato continua semelhante aos desenhos animados, preguiçoso, gordo, folgado e adorador de lasanha.

A presença (sempre bem vinda) da belíssima JENNIFER L. HEWITT ajuda no bom gosto da atração infantil, que também pode ser apreciada (e muito bem) pelos adultos.
A computação gráfica às vezes torna-se falha, mas nada prejudicial ao desempenho.
O roteiro como de costume, é totalmente montado nos clichês, mostrando o valor da amizade, do respeito e etc. Pode parecer "infantulóide" demais, porém consegue-se fluência e comédia refinada, simplesmente porque GARFIELD tem carisma, charme especial e o diretor PETER HEWITT segura com firmeza os noventa minutos.

Além disso trilha sonora, coadjuvantes e outros animais ajudam no complemento final desta "sessão da tarde familiar".
Sinceramente era filme que não botava muita fé e acabei me enganando principalmente em relação às sacadas inteligentes.
Cai muito bem com refrigentante e lasanha na mão.

NOTA: 7,5
ORÇAMENTO: --

segunda-feira, outubro 02, 2006

PARADISE NOW

alexandriaxxi.wordpress.comCulturalmente falando, PARADISE NOW é sublime. Tem como maior trunfo mostrar as grandes diferenças entre religião e fanatismo sem fundamento.
O Oriente Médio tem na religião uma crença tão forte que cega - principalmente pela rigorosidade imposta no Alcorão.

Como filme em si, a produção traz muito mais pontos positivos e locações de uma crueza monstruosa, que encaixando-se muitíssimo bem ao roteiro denso e sempre sério.
Os diálogos são sempre secos e rápidos, dando sensação de medo e agonia para nós.

Dois grandes amigos são "convidados" a serem martirizados "em nome de Alá" por causa de outra Guerra Santa, feita por aqueles que jamais se matariam por algum deus.
Um deles apaixona-se e acaba vendo-se no meio de várias incógnitas como: porque se matar? Será que irão mesmo para o paraíso? e etc.. Mas o outro está cego pela causa e pretende morrer.

Concorreu no Oscar pela categoria Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o sul-africano TOTSI.
PARADISE NOW recebeu fortes repressões no Líbano, Israel e em todo Oriente Médio, por tocar num tema ultra-delicado.

A cena da gravação antes do martírio é, sem dúvida, uma das mais fortes e dramáticas do ano, tornando-se algo quase poético.
Esqueça blockbusters, ação forçada ou comédias doentias, PARADISE NOW é drama de alta qualidade.

NOTA: 9,0
ORÇAMENTO: --

ÔNIBUS 174

365filmes.wordpress.comBrasil, país de diversas culturas, praias magníficas, serra, montanhas e pobreza.
Este último "item" serve como tema em ÔNIBUS 174, documentário sobre drama das pessoas seqüetradas durante uma tarde longa e muitíssimo intensa.

O ponto positivo de JOSÉ PADILHA (diretor) foi questionar ambos os lados da história (traz tanto comentários dos conhecidos de Sandro, mas também narra a sensação desesperadora dos reféns).
Há seqüências mostrando o contraste social do Rio de Janeiro, e do país como um todo.

PADILHA dá espaço aos policiais, entra em cadeias e presos relatam maus tratos e tortura. Por aí notamos o quão frágil está nosso sistema, tanto carcerário quanto político e social.
A produção vai "fechando o cerco" vagarosamente, quando menos percebe-se, estamos dentro do documentário, acorrentado na narrativa forte e impessoal, sofrendo com Sandro e as vítimas (mesmo sabendo o desfecho, torce-se para nada de mal acontecer).

Dificilmente tais obras do gênero exploram sentimentos tão intensos como ÔNIBUS 174, sem envolver-se em dramalhão ou sensacionalismo.
Obra prima de PADILHA, produção única e feita para quem tem sangue frio.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: --
Related Posts with Thumbnails