O Rio de Janeiro por si só já é uma cidade estereotipada e lotada de clichês, culpa das novelas globais que usam e abusam de tudo o que a Cidade Maravilhosa tem de melhor – e algumas poucas vezes, do que tem de pior também. A CIDADE IMÃ, documentário de RONALDO GERMAN (que além de dirigir também produziu, roteirizou, fotografou e montou), não sai nem um pouco desta máxima e por isso fica devendo.
A idéia é interessante e coloca três estrangeiros que tem em comum duas coisas: a música e o fato de terem visitado a cidade uma vez, se apaixonado pelo ambiente, pelas pessoas e pela cultura e resolverem se mudar para lá.
Se eu, que sou brasileiro quase acreditei que nosso país resumia-se apenas em Rio de Janeiro, imagine o que um estrangeiro que assistir A CIDADE IMÃ irá deduzir!
E mesmo se deixássemos esta questão de lado, ainda existe a burocracia dos documentários nacionais – ou pelo menos a grande parte deles –, onde os ‘astros’ em cena conversam com a câmera, mas não conseguem a sintonia necessária para transpô-la.
A confusão primária também é notada quando GERMAN mistura a conversa dos entrevistados com alguma ‘cantoria’ no fundo.
IDRISS, DAVID, BRUCE e MAKO (que obviamente tem a função de ser a mais carismática de todos), mostram pontos interessantes do Rio de Janeiro, são filmados com o corcovado ao fundo, falam sobre as lindas mulheres e etc., mas ao ocultar o lado difícil e caótico da cidade enganam ainda mais o espectador. É verdade que lá pelas tantas se comenta sobre assaltos, sobre a tragédia com o deslizamento de terra nos morros e etc., mas logo depois a coisa toda é maquiada novamente.
Potencial para termos algo diferente existia, mas pelo visto o Rio de Janeiro virou clichê demais para a 7ª arte e isso é um pecado!
Título Original: A Cidade Imã
Ano Lançamento: 2011 (Brasil)
Dir: Ronaldo German
Elenco: Bruce Henri, Idriss Boudrioua, David Chew, Masako Tanaka
ORÇAMENTO: --
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de A CIDADE IMÃ ?
* Qual o melhor documentário nacional que viu recentemente ?
0 comentários:
Postar um comentário