Realizado pela Associação Revista do Cinema Brasileiro, em parceria com o Oi Futuro, o CEL.U.CINE tem como objetivo revelar talentos e criar uma cultura de produção audiovisual em novos formatos. Como nas edições anteriores, o festival acontece em duas etapas. O tema da primeira fase será anunciado no evento de abertura que acontece no dia 27 de junho, no OI Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro.
Os participantes (profissionais ou amadores) devem ter mais de 16 anos e podem inscrever quantos filmes quiserem durante um mês e que estejam de acordo com o tema da primeira etapa. A novidade este ano é que países de língua portuguesa também podem participar da competição. As inscrições serão realizadas somente pelo site oficial do festival: www.celucine.com.br.
Participam filmes com duração de 30 segundos a 3 minutos, produzidos com suportes digitais (câmeras, celulares, smartphones etc) e nos mais diversos gêneros (animação, ficção ou documentário). Os vencedores receberão prêmios de R$ 18 mil (1º lugar), R$ 10 mil (2º lugar) e R$ 8 mil (3º lugar). Além disso, o melhor filme escolhido em votação popular receberá um prêmio no valor de R$ 4 mil. Cada uma das duas etapas terá cinco semifinalistas. Serão 10 filmes selecionados para a final e todos serão premiados com telefones celulares com câmera.
Entre as novidades da quarta edição do CEL.U.CINE, está a Mostra Especial. Uma mostra inédita e não competitiva que exibirá micrometragens produzidos por seis diretores: os brasileiros Beto Brant, Lázaro Ramos e Jorge Furtado, o argentino Hector Babenco, o português David Rebordão (fenômeno de acessos na internet, com o curta “A Curva”) e o angolano Mario Bastos (autor do curta “Kiari”, vencedor de um dos principais prêmios de Luanda). Os filmes serão exibidos pela primeira vez no evento de lançamento e depois estarão disponíveis no site do CEl.U.CINE.
O CEL.U.CINE conta com uma comissão julgadora formada por profissionais de destaque no cenário audiovisual: José Wilker, Cora Ronai, Adriana Alcântara, David Rebordão e Mário Bastos.
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