O 8º PRÊMIO ACIE DE CINEMA, aconteceu dia 31 de maio, no CCBB do Rio de Janeiro, consagrou o filme “Tropa de Elite 2” como o preferido de 2010 na opinião dos correspondentes de imprensa estrangeira no Brasil. O longa de José Padilha, campeão de bilheteria do ano passado, levou quatro das seis categorias que concorreu, incluindo a de Melhor Filme. A cerimônia contou ainda com uma emocionante homenagem ao cineasta Cacá Diegues, que foi aplaudido de pé pelos convidados presentes.
Uma das grandes surpresas da noite foi o campeão na categoria Melhor Filme na escolha do público. Quando todos acreditavam que “Tropa de Elite 2” levaria mais um, o documentário “Dzi Croquettes”, de Rafael Alvarez e Tatiana Issa, foi anunciado o campeão pelo Júri Popular.
Outra boa surpresa da noite foi o vencedor de Melhor Diretor, dessa vez para outro José. Padilha também concorria na categoria, mas quem levou o troféu foi Joffily, por “Olhos Azuis”, que não pôde comparecer. Coube ao roteirista Paulo Halm receber a honraria em nome do amigo.
Além dos vencedores, também estiveram presentes as atrizes Zezé Polessa e Marilia Padilha, também indicadas ao troféu de Melhor Atriz; o ator Nelson Xavier, que concorria por “Chico Xavier”; além de Sergio Sá Leitão, presidente da RioFilmes, os cineastas Luiz Carlos Barreto e Bruno Barreto, e a produtora Paula Barreto.
LISTA DOS VENCEDORES
MELHOR FILME
TROPA DE ELITE 2
MELHOR DIRETOR
JOSÉ JOFFILY por Olhos Azuis
MELHOR ROTEIRO
BRÁULIO MANTOVANI por Tropa de Elite 2
MELHOR ATOR
WAGNER MOURA por Tropa de Elite 2
MELHOR ATRIZ
GLÓRIA PIRES por Lula, O Filho do Brasil
MELHOR FOTOGRAFIA
LULA CARVALHO por Tropa de Elite 2
MELHOR TRILHA SONORA
ANTÔNIO PINTO e JACQUES MORELEMBAUM por Lula, O Filho do Brasil
MELHOR DOCUMENTÁRIO
UMA NOITE EM 67
MELHOR FILME JÚRI POPULAR
DZI CRTOQUETTES
0 comentários:
Postar um comentário