A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, ocorre entre 21 e 29 de janeiro de 2011, com um recorde de 134 filmes brasileiros e conta com a presença e participação de profissionais internacionais da Alemanha, EUA e curadores de festivais de Cannes, Locarno e Santa Maria da Feira.
Ao todo são 30 longas em pré-estreias nacionais e mundiais, 104 curtas, 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, cinco debates temáticos com a participação de diretores como Cláudio Assis, Julio Bressane e Cacá Diegues, três lançamentos de livros e dois diálogos audiovisuais com a participação de profissionais do setor. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público estimado em mais de 30 mil pessoas.
MOSTRA AURORA CHEGA À 4a EDIÇÃO APOSTANDO NA NOVA GERAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO
Grande destaque de Tiradentes, a Mostra Aurora chega a sua quarta edição com programação dedicada exclusivamente a realizadores em início de trajetória, com até dois longas realizados. Os filmes são avaliados pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem.
Nesta edição, a seleção é composta por cinco documentários e duas ficções, realizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Os filmes são Enchente, de Julio Pecly e Paulo Silva, Riscado, de Gustavo Pizzi, Remições do Rio Negro, de Erlan Souza e Fernanda Bizarria, Sertão Progresso, de Cristian Cancino, Os Residentes, de Tiago Mata Machado, Santos Dumont – Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano, e Vigias, de Marcelo Lordello.
MOSTRAS OLHARES E VERTENTES EXPANDEM A DIVERSIDADE DA PROGRAMAÇÃO DE TIRADENTES
Além da Mostra Aurora, as seções Olhares e Vertentes testemunham a diversidade da produção brasileira contemporânea. Os oito longas da Mostra Olhares reúnem filmes já premiados em festivais brasileiros e internacionais: A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande; Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro; Ex-isto, de Cao Guimarães; Leite e Ferro, de Claudia Priscilla; Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini; O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; Paranã Puca – Onde o Mar se Arrebenta, de Jura Capela; Transeunte, de Eryk Rocha e Vips, de Toniko Melo.
Os sete longas da Mostra Vertentes mantêm muitas diferenças entre si. Alguns já foram exibidos em mostras e festivais, sem, no entanto, terem obtido nessas ocasiões o mesmo destaque dos filmes da Olhares. Outros estão em começo de percurso. O que os une, para a curadoria, é a necessidade de serem visto com mais cuidado, sem tanta pressa, porque cada um deles tem sua proposta e importância. São eles Copa Vidigal, de Luciano Vidigal; Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven; Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan; No Olho da Rua, de Rogério Corrêa; O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno; Os Monstros, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes e Solidão e Fé, de Tatiana Lohman.
HOMENAGENS E MOSTRINHA COMPLETAM PROGRAMAÇÃO DE LONGAS
Foram assim definidas as escolhas dos homenageados desta edição – o ator pernambucano Irandhir Santos, com sua filmografia ainda recente e em fase inicial, e o cineasta carioca Paulo Cezar Saraceni, com uma bio(filmo)grafia situada na comissão de frente do cinema brasileiro moderno (com seu auge nos anos 60 e 70), compondo uma espécie de plano e contraplano histórico do cinema político brasileiro.
A tradicional Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, completa a programação de longas com as exibições de Eu e Meu Guarda-Chuva, Gui, Estopa e a Natureza e Brasil Animado, a primeira animação em 3D do Brasil.
MAIS DE 100 CURTAS SERÃO EXIBIDOS EM OITO MOSTRAS TEMÁTICAS
A programação de curtas da Mostra Tiradentes também reflete a diversidade e extensão da produção: são 104 filmes de 14 estados do país, distribuídos em oito mostras distintas – Homenagem, Foco, Panorama, Curtas na Praça, Cena Mineira, Juvenil, Mostrinha e Especial.
A seleção dessa mostra apresenta 19 títulos de nove estados diferentes, incluindo curtas como Caos, Haruo Ohara, Contagem e O Sarcófago.
A Mostra Panorama, com curadoria de Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães, exibirá 37 curtas de 10 estados brasileiros que, juntamente com os 15 títulos programados para a mostra Curtas na Praça, desenham um amplo painel da produção contemporânea de curtas brasileiros. Completam ainda a programação de curtas da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, as mostras Cena Brasil, a Cena Mineira, que destaca a efervescência da produção audiovisual do estado, Mostrinha e Juvenil, que apostam na formação de novo público para o cinema brasileiro e os Curtas Homenagem.
PROGRAMAÇÃO DE SEMINÁRIO PROMOVE ENCONTROS E DEBATES DOS FILMES EM EXIBIÇÃO NA MOSTRA
O 14º Seminário do Cinema Brasileiro: ideias e perspectivas promove 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, que reunidos, discutirão os filmes em exibição na programação, além de cinco debates com enfoques na temática central desta edição (Inquietações Políticas) e nos homenageados – Irandhir Santos e Paulo Cezar Saraceni. Três lançamentos de livros e dois encontros de profissionais do setor também integram a programação do Seminário.
Acompanhe a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2011:
No Twitter:
www.twitter.com/universoprodNo Facebook: universoproducao
Na Web:
http://www.mostratiradentes.com.br/