segunda-feira, março 23, 2009

WATCHMAN - O FILME

www.adorocinema.com.br
Foram 20 anos de espera, várias trocas de diretores (Terry Gillian, Darren Aronofsky, Paul Greengrass, por exemplo) e só agora em 2009, com ZACK SNYDER (MADRUGADA DOS MORTOS e 300) no comando a “bíblia” das HQs e obra máxima de Alan Moore estréia nos cinemas. A expectativa em torno de como seria modelada a idéia visionária e transposta para outra mídia era grande... enorme... gigantesca.

São várias camadas de narração e personagens complexos, mas se no papel tudo vai bem, em celulóide tal fragmentação deixa WATCHMAN – O FILME cansativo, sonolento e com alguns diálogos beirando o ridículo (80% proferido pelo Dr. Manhattan – talvez o pior personagem apresentado aqui).
As interpretações poucas vezes convencem completamente e MALIN AKERMAN (ANTES SÓ DO QUE MAL CASADO) terá muito trabalho para aprender ser menos robótica.

Quando a graphic novel foi criada, os tempos eram outros (Ronald Reagan como presidente dos Estados Unidos, praticamente ninguém via arte seqüencial como arte, musicalidade de Michael Jackson, Duran Duran e Iron Maiden estavam em ascensão), as mentes eram outras e é aí que SNYDER e sua fidelidade cega se colidem, por isso mantê-la apenas nas páginas seria o ideal... mas Hollywood não aceita idealismos!

Não nego porém que a ação propriamente dita é bem filmadad (apesar do uso excessivo de câmeras lentas) e JEFFREY DEAN MORGAN (do seriado GREY’S ANATOMY) como Comediante causa espanto, tensão, medo e humor excessivamente doentio nas suas aparições, já PATRICK WILSON (MENINAMÁ.COM) como Coruja, MATTHEW GODE (PONTO FINAL - MATCH POINT) como Ozymandias e JACKIE EARLE HALEY (PECADOS ÍNTIMOS) como Roshchach puxam freio de mão, tirando dramaticidade necessária.

Os heróis mascarados já não saem pelas ruas, pois o governo proibiu intervenção dos mesmos. É 1985 e após estranha morte do justiceiro Comediante, Roshchach sai à procura de pista, relutantemente voltam à atica Coruja, Dr. Manhattan, Espectral e Ozymandias, atrás de vingança (a violência impiedosa, pontua o roteiro).

A sucessão de flashbacks torna-o confuso e a exageradíssima duração de 163 minutos cansa, mas o início (bem ao estilo noir) é visceral e prova quão talentoso SNYDER pode ser.
Perto de BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, WATCHMAN – O FILME vira amontoado de idéias bacanas e finalização pobre.

NOTA: 6,0
ORÇAMENTO: 100 Milhões de Dólares

8 comentários:

Eu amo a E.Y. disse...

Quero muito assistir esse filme. Nunca fui fã de HQ, mas o filme promete.

Um abraço!

palavras ao vento disse...

pretendo assitir...deve ser bom...vamos esperar pra ver...

Hique disse...

Meu comentário é diferente de quem já leu a HQ. Como eu não li (ai que vergonha), não vi com a emoção de quem esperava alguma coisa, analisando friamente é um dos melhores filmes que já vi, mas claro que tenho algumas críticas a fazer...

Unknown disse...

deve ser bom eu vo baixa
xD

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Bruno Monin disse...

100 milhões de dólares jogados fora. Eu não conhecia a história do filme, muito menos sabia que isso já vinha dos quadrinhos. Filme confuso pra quem não conhece a história antes, a cada personagem que ia aparecendo, ele ia contando sua história, e depois entrava no contexto do filme. Em relação ao uso de câmera lenta, principalmente no começo, eu gostei, um efeito bem diferente e com uma fotografia ótima, uma produção digna de Hollywood mesmo, mas não me agradou.

Bruno Monin > www.BloGZinho.com

Anônimo disse...

bem..era o esperado em pessoas sem cultura nenhuma e sem nenhuma disposição para pensar ...beirando ao ridiculo ? nossa como a pessoa que fez esse post tem a inteligencia igual a um asno ..acho que o asno é mais inteligente ...disperdicio de dinheiro ? Tinha que vir mesmo do terceiro mundo onde não existem pessoas pensantes ..desculpem ...mas falta é cultura para vocês

Unknown disse...

Lamentavel. Em todos os sentidos o que vende e o que eh sucesso de critica eh o que eh de facil digestao. A formula eh simples: muita acao e pouco raciocinio. Tudo que eh ligado a exercicio mental de entendimento eh imediatamente associado a tedio.

Watchman eh um filme para poucos, eh um filme para quem eh exigente em termos de historia e conteudo. Nao para voces que procuram apenas diversao barata e facil.

O que eh bom eh somente para poucos, nao dê caviar a porcos, eles nao saberao apreciar.

gut disse...

lol eu qro saber quem eh esse blogueiro .. o filme eh um dos filmes mais geniais. e melhor adptado que eu ja vi. sou um fã de HQ . e o filme mostra toda o drama que contem no HQ a agonia. FILME GENIAL GENIAL

Related Posts with Thumbnails