terça-feira, janeiro 24, 2012

AS AVENTURAS DE TINTIM




Achei interessante alguns críticos reclamarem da semelhança entre a aventura vista aqui e as vistas na franquia Indiana Jones. Primeiro, tenho que lembrá-los que é STEVEN SPIELBERG o diretor de todos esses filmes citados e segundo, tanto nos quadrinhos quanto no desenho animado, Tintim tem uma dose grande de tiroteios, correria e pitadas de comédia.

Mas deixando os ‘ranzinzas’ de lado, é impressionante notar o quanto a técnica de captura de movimento e todos os detalhes evoluíram, pois minimalismos como as rugas do Capitão Haddock ou os cabelos esvoaçantes dos personagens ou mesmo a poeira vindo em direção à câmera são perfeitos e os olhares vívidos (coisa que não aconteceu em A LENDA DE BEOWULF), os movimentos de sombra e iluminação e as locações, devem ter dado um trabalho e tanto para os profissionais envolvidos.

O Capitão Haddock e sua mania de praguejar o tempo todo, poderia ser algo negativo e repetitivo, mas é ele e os irmãos Dupont e Dupond que tiram gargalhadas dos espectadores, com um humor sutil e delicioso.
Já Tintim e Milu, são uma dupla dinâmica e, por sorte, Spielberg e Jackson, priorizaram todas as suas características.

Depois de comprar uma réplica de um barco antigo, Tintim e seu fiel cachorro Milu, são alvo de bandidos, que roubam o objeto. Desconfiado que um senhor chamado Ivan Sakharin tenha sido o autor do roubo, vai à casa dele para recuperá-lo, mas não contava que a história estava longe de terminar e que envolvia um tesouro gigantesco.

Desde a apresentação dos créditos iniciais, onde os desenhos vão ‘passeando’ por todas as aventuras criadas por Hergé, passando pelo desenho que um senhor faz de Tintim, até personagens secundários como Nestor, Bianca Castafiore, Rackham – O Terrível e etc, tudo é um deleite aos olhos dos fãs, mas também tem aventura de sobra para a criançada. Será a falta mais lembrada do Oscar 2012, pois tem muito mais vigor e criatividade que O GATO DE BOTAS, por exemplo!

Título Original: The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
Ano Lançamento: 2011 (EUA/Nova Zelândia)
Dir: Steven Spielberg
Vozes: Jamie Bell, Simon Pegg, Daniel Craig, Cary Elwes, Andy Serkis, Nick Frost, Toby Jones, Tony Curran, Mackenzie Crook 

ORÇAMENTO: 130 Milhões de Dólares

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails