terça-feira, maio 11, 2010

O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS

sinedoquecultural.files.wordpress.com

Apesar de O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS não ser a 8ª maravilha do mundo, temos que concordar que, ao menos TERRY GILLIAM (OS IRMÃOS GRIMM) montou um roteiro que julgava ser tremendamente original e tentou desvencilhar-se das costumeiras amarras das indústrias cinematográficas.
Mas se antigamente o diretor acertava a mão, como nos cultuados OS 12 MACACOS e BRAZIL – O FILME, há tempos está devendo.

É também louvável a participação e vontade dos astros JOHNNY DEPP (PIRATAS DO CARIBE) – numa aparição relâmpago –, JUDE LAW (CLOSER – PERTO DEMAIS) – contido – e COLIN FARRELL (MIAMI VICE) – o menos afetado de todos – em terminarem as filmagens, para homenagear o falecido HEATH LEDGER (BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS).
Mas o destaque, fica por conta de TONY WAITS (O LIVRO DE ELI) e a personificação do diabo, que é totalmente caricato, desde suas roupas até seus trejeitos.

Obviamente toda parte interpretativa, principalmente no primeiro terço, é teatral e bastante corporal – o Tony de LEDGER é o que mais tem estas qualidades –, toda ambientação é suja e decadente e a bela fotografia funde-se à história direitinho.
Mas, ao entrar na mente do Dr. Parnassus, percebemos uma das maiores falhas do longa: os efeitos especiais são ruins e pouco imaginativos (a cena de LILY COLE batendo nos espelhos é, visualmente terrível).

Parnassus faz uma aposta com o diabo, para ganhar a imortalidade e, em troca diz que irá entregar sua filha quando completar 16 anos. Apesar de achar que jamais teria uma herdeira, o velho se apaixona e Valentina nasce, agora o Senhor das Trevas vem ‘pegar’ seu prêmio.
Outra aposta é feita, desta vez Parnassus necessita entregar 5 almas ao Diabo, antes do aniversário da menina, em três dias. Nesse meio tempo, acham Tony, pendurado pelo pescoço debaixo de uma ponte e logo é incorporado à trupe e com sua lábia ajuda a ‘recolher’ as almas.

O humor do antigo integrante do Monty Phyton se foi e ficaram seus frenéticos cacoetes e exageros, para ganhar o espectador na base de cores berrantes e montagem de gosto duvidoso.
GILLIAM tentou ousar tanto, que acabou fazendo uma obra doida demais e inteligente de menos, sem um terço da genialidade que era mostrada nos trailers. Uma pena!

Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Ano Lançamento: 2009 (Canadá / França / Reino Unido)
Dir.: Terry Gilliam
Elenco: Johnny Depp, Heath Ledger, Christopher Plummer, Jude Law, Colin Farrell, Lily Cole, Tom Waits

ORÇAMENTO: 45 Milhões de Dólares

2 comentários:

yasmin disse...

critica ridicula ,o filme e otimo,original como a muito tempo nao se via....

ederDBZ disse...

Minha querida Yasmin, gosto é gosto... acho que não temos que discutir isso! O que é bom pra mim, nem sempre pode ser pra você, portanto aceite as opiniões de 'terceiros'!

Obrigado!

Related Posts with Thumbnails