sexta-feira, maio 28, 2010

ANJOS DO SOL

tanitofaz.files.wordpress.com

O descaso nacional para com o assédio e a exploração sexual de menores aqui no Brasil é vergonhosa e, mesmo com iniciativas aqui e ali, há muita coisa para ser feita.
Em 2005, esse tipo de crime, ocorria em quase 20% das cidades e, nestes últimos 5 anos tais números certamente aumentaram.
Um dado revoltante, encontra-se no site Planeta Sustentável que diz: “Em um ano, o fenômeno da pedofilia na internet cresceu 16,5%. Hoje, 135 sites com pornografia infantil são criados, diariamente, e menos de 1% das crianças abusadas são identificadas para receber tratamento.”

ANJOS DO SOL, vem discutir este tema e apesar de certos personagens beirarem a panfletagem das novelas das oito, como é o caso de Tadeu, interpretado por CHICO DIAZ (O CONTADOR DE HISTÓRIAS), há muita profundidade dramática no roteiro e ANTÔNIO CALLONI (A PAIXÃO DE JACOBINA), encontra aqui a sintonia ideal na construção do ‘vilão’ Saraiva.
O uso de uma fotografia seca, com tomadas amplas, nos mostram a desilusão da menina, que saiu do sertão para a cidade grande e está completamente perdida no meio de tanta podridão, violência e desordem.

RUDI LAGEMANN (que filmaria depois o detestável XUXA EM SONHO DE MENINA), inspira-se em relatos reais de artigos publicados na imprensa, e apresenta-nos a jovem Maria de 12 anos de idade. Ela, que morava no sertão, é vendida pelos pais e sai pelos quatro cantos do país, numa viagem longa. É forçada a se prostituir para sobreviver e conquistar um futuro digno.

FERNANDA CARVALHO, passa apenas no olhar, uma angústia e sofrimento tocantes, conseguindo empatia imediata com o espectador.
Há situações um tanto desconexas e perdidas, mas no fim das contas deixa escancarada para que quiser ver, a necessidade de uma mudança no pensamento e no modo de como as autoridades enxergam estes meninos e meninas (principalmente aqueles, vindos do Nordeste).

Título Original: Anjos do Sol
Ano Lançamento: 2006 (Brasil)
Dir.: Rudi Lagemann
Elenco: Antônio Calloni, Otávio Augusto, Darlene Glória, Vera Holtz, Fernanda Carvalho, Chico Díaz, Bianca Comparato

ORÇAMENTO: 1,5 Milhões de Reais

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails