sexta-feira, outubro 03, 2008

O ORFANATO

www.adorocinema.com.brHollywood poderia aprender com o atual cinema mexicano como fazer terrores e suspenses realmente significativos. Elementos das produções anteriores de GUILLERMO DEL TORO (aqui apenas Produtor Executivo) estão lá: crianças servindo como pano de fundo, atores espetaculares, roteiro mesclando realidade e fantasia na medida correta.

BELÉN RUEDA pode não ter intensidade dramática da talentosíssima IVANA BAQUERO, porém impõe ritmo quando a obra esfria. Isso deve-se ao fato do diretor J. A. BAYONA estar estreando nas telonas (havia filmado apenas seriados televisivos).
Usa-se planos abertos, lindas fotografias escurecidas, trilha sonora sutil e montagem interessante, emanando suspense por todos os cantos.

Laura retorna ao lugar onde morou na infância, sua idéia é abrir um abrigo para crianças especiais. Logo na chegada, o filho (adotivo e portador do vírus da AIDS) "conhece" amigos imaginários, ela nunca dá atenção às constantes e progressivamente perturbadoras brincadeiras, até ele sumir.

Típica produção que não precisa expor fantasmas em qualquer canto para causar medo, pois isso ocorre quando ouvimos passos por corredores, na câmera sensível do diretor e no simples silêncio.
O ORFANATO novamente põe películas do gênero naquele país, como as melhores da atualidade.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: --

7 comentários:

Anônimo disse...

Filme excelente! Vi no cinema e deve ficar entre os meus top ten do ano! [Spoiler:] Minha dúvida até agora: aquele menino mascarado que atacou a Laura era o filho ou "o outro"? E quem deixou as pistas para a Laura? Dúvidas, dúvidas... Anyway, o filme é porretíssima -- aliás, o Del Toro sabe fazer cinema, dirigindo ou produzindo. É o cara.

mateus disse...

Estaria os filmes de suspense americanos caindo de nível?
Fico me perguntando isso com o seu comentário. O Mèxico não produz tantos filmes de destaque, tudo bem que eu sou uma anta para filmes...
Mas tudo bem.
Bom, se você deu um oito para o filme, deve ser bom mesmo.

http://greatdj.wordpress.com/

Alessandra Leal disse...

Eu gostei muito do filme. O final me emocionou. Adoro filmes neste segmento.
Bom, respondendo a pergunta da fernanda>
Fê, seguinte... foi o menino mascarado quem atacou a Laura e deixou as pistas. "Naquela altura do campeonato" o filho dela já estava morto...
No final passa a cena do garoto caindo e Laura se lembra do barulho... bom, foi antes de tudo isso.

Guru disse...

Fala camarada, gostei muito do seu site. Tenho um blog, fique a vontade pra me fazer uma visita.

http:\\gurudosdownloads.blogspot.com

Grande abraço.

Anônimo disse...

Tipo, parece ser legal esse filme, mas ultimamente tem decaído.. q c axa?
Bjo manim!

Anônimo disse...

Taí um dos melhores filmes de 2008: roteiro bem amarrado, boa direção, elenco competente... e um bônus: a participação do Seu Barriga!

Anônimo disse...

Não tem lógica. O simón so morreu qdo a mae dele já com a perna quebrada, vai no corredos e escuta aquela barulhera. é o garoto batendo na porta. mas quem pendeu ela, eu axo, quase com certeza q foi o tomás, o garotinho deformado.

Esse filme é mto massa, mas se reclamam, é pq ja estao habituados aos remakes de filmes japoneses, com os fantasminhas azuis q arrotam, miam ou saem d um poço após sete dias. |Lamentavel.

Related Posts with Thumbnails