quarta-feira, março 07, 2012

O LEGADO DISNEY - PARTE 1

Dizer que o legado que Walt Disney deixou é um dos mais importantes de todos os tempos no cinema pode parecer clichê, mas o fato é que além disso, criou também um império gigantesco que hoje conta com Parque Temático, a produtora cinematográfica, milhões de brinquedos e outras infinidades de bugigangas.

Este gênio, nasceu em Chicago em 5 de dezembro de 1901 e foi – além de co-fundador da The Walt Disney Company – produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo. Faleceu em 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles.


Aqui faremos um resumão com as animações mais importantes lançadas pelo estúdio...

Em 1937, a produtora lança a primeira animação em longa metragem feita nos Estados Unidos, intitulada BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, que concorreu ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e ganhou um prêmio no Festival de Veneza.

3 anos depois PINÓQUIO é lançado e fracassa nas bilheterias, mas mesmo assim consegue duas indicações ao Oscar: Melhor Trilha Sonora e Canção. Outro detalhe importante: foi o primeiro desenho a ganhar relançamento.

No mesmo ano o camundongo Mickey protagonizaria FANTASIA e foi um grande marco de público e crítica, faturando mais de 76 milhões de dólares (um sucesso estrondoso para a época), além de dois Oscars honorários, em virtude ao trabalho inovador.


Em 1941 foi a vez de DUMBO fazer a alegria de crianças e adultos e no outro ano surgiram BAMBI, que teve um trabalho minucioso de pesquisa para criar a floresta e alguns humanos foram utilizados para deixar os movimentos dos personagens mais próximos à realidade e também ALÔ, AMIGOS, que trouxe para as telonas o famoso Zé Carioca.

Para manter boas relações com os países da América do Sul durante a 2ª Guerra Mundial, a produtora decide fazer VOCÊ JÁ FOI À BAHIA?, que mistura live action com animação e que concorreu aos Oscars de Melhor Trilha Sonora e Mixagem de Som.

Em 1946 surge a coletânea de filmes MÚSICA, MAESTRO, no ano seguinte outra coletânea, chamada COMO É BOM SE DIVERTIR, além de TEMPO DE MELODIA (1948).
Nessa época o estúdio passava por uma crise financeira gigantesca, pois foi obrigada a criar filmes para o exército, mas foi com CINDERELA (1950) que Walt Disney deu a volta por cima e tendo cerca de 90% dos movimentos dos personagens, baseados em atores reais.


No ano seguinte ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, foi o primeiro longa do estúdio a ser exibido na TV. O filme foi desenvolvido durante nada menos que dez anos – foram cinco anos apenas para produzi-lo.
Daí, PETER PAN (1953) chega como o último filme do estúdio a ser supervisionado pelos nove animadores originais e dois anos depois foi lançado A DAMA E O VAGABUNDO.


Então surge o filme com a mais longa produção (foram 7 anos) da Disney na época, A BELA ADORMECIDA, esta demora ocorreu porque Walt Disney se dedicava, entre outras coisas, aos projetos de construção da Disneylândia.

Em 1961 foi a vez de 101 DALMATAS, que também teve uma versão em live action em 1996, fazer grande sucesso nas bilheterias, além de A ESPADA ERA A LEI estrear em 1963. Dali 4 anos, MOGLI – O MENINO LOBO, seria o último filme a ser supervisionado por Disney, que faleceu quando o projeto ainda estava em produção.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails