segunda-feira, junho 01, 2009

GOMORRA

www.adorocinema.com.brO cinema europeu já nos brindou com incontáveis obras primas e, no meio de tanta baboseira atual é lá que sempre encontramos suspiros de criatividade e relevância.
Normalmente, podem parecer produções demasiadamente lentas, porém (em sua maioria) são extremamente fortes e impactantes no conteúdo.

GOMORRA (baseado no best-seller de Roberto Saviano) inicia-se dessa forma, esbanjando vigor e impacto, debaixo da fotografia espetacular de MARCO ONORATO, mas perde força rapidamente num roteiro entrecortado em cinco perspectivas diferentes, que peca principalmente no tempo de duração.
Apesar disso, o último ato explode em tensão e a câmera cautelosa de MATTEO GARRONE, passeia por entre personagens com muita desenvoltura.

A primeira história é do garoto que, por influências “alheias” entra numa gangue de rua. Após, costureiro que trabalha para dois patrões (um italiano e utro chinês), é alvejado quando descobrem tal “traição”. Na terceira trama, dois rapazes sonham entrar para máfia e obterem dinheiro e poder. No outro, empresários usam poder dos chefões e burlam facilmente o sistema, por último, cobrador tem sua índole colocada em questão pelos patrões, para quem trabalha a anos.

O diretor prefere ocultar a violência, editando tais seqüências com cortes rápidos (talvez aí esteja a única semelhança visível entre CIDADE DE DEUS e GOMORRA) e se há naturalidade absurda entre TONI SERVILLO e CARMINE PATERNOSTER, falta o mesmo empenho aos outros companheiros do elenco e isso prejudica bastante a película como um todo.

NOTA: 5,0
ORÇAMENTO: --

4 comentários:

Jean Bitencourt disse...

Parabens cara, eu ja vi um blog sobre cinema antes, mas o seu é muito mais completo... gostei muito, vou dar uma explorada aki hehe...

Abraços...

http://webmaster-jp.blogspot.com/

Pedro Junior disse...

Olá muito bacana, eu trabalho em uma livraria no shopping aqui em Cuiabá (obaa ou não! minha cidade vai ter jogo da copa do mundo...) O livro esta sendo super bem vendidos, esta entre uns dos mais vendidos da revista Veja, o que os leitores usam como base na escolha de um bom livro... Enfim, eu ainda não vi o filme, mas acredito que seja ótimo tmbm.

t+
Estou voltando agora com o meu blog, passa lá depois!

http://blogpedrojunior.blogspot.com/

Pobre esponja disse...

Gosto de "Trainspoting", conhece?

abç
Pobre esponja

diego almeida disse...

tenho esse filme, mas só vi metade, preciso acabar, hehe
parece ser bom.

Related Posts with Thumbnails