quinta-feira, setembro 16, 2010

FESTIVAL DE MICROMETRAGENS


Pioneiro no incentivo à criação e difusão de conteúdo audiovisual em novas mídias, o Cel.U.Cine - Festival de Micrometragens prorrogou até o dia 20 de setembro as inscrições para a segunda etapa de sua terceira edição. Com o tema “Lendas Urbanas”, o festival vai premiar os melhores filmes de 30 segundos a três minutos, produzidos em celular, câmera digital ou mini-DV. Os semifinalistas serão anunciados durante o Festival do Rio, no dia 4 de outubro, em cerimônia com presença de José Wilker (jurado do Cel.U.Cine) e transmitida para os seguidores do perfil do festival no twitter (@celucine), através da twitcam.

O Cel.U.Cine é realizado através do site (http://www.celucine.com.br/), onde estão disponíveis informações sobre inscrições, regulamento, premiações e novas etapas. Os filmes também devem ser enviados através da página. Podem concorrer ao prêmio profissionais ou amadores, com filmes de diversos gêneros, como animação, ficção ou documentário.

Os semifinalistas da nova etapa "Lendas Urbanas" serão anunciados em cerimônia no Festival do Rio 2010, que ocorrerá entre os dias 23 de setembro e 07 de outubro. Os cinco filmes selecionados pelo corpo de jurados já concorrem à grande final, que terá cerimônia de premiação durante o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro- Curta Cinema 2010. O primeiro eleito pela comissão julgadora receberá R$ 15 mil. Também serão premiados o segundo lugar, com R$ 7 mil, e o terceiro lugar com R$ 5 mil. As 10 produções semifinalistas selecionadas em cada uma das duas etapas também ganharão telefones celulares e vão concorrer ainda ao prêmio do voto popular.

O Tema da Segunda Etapa
Lendas Urbanas - O imaginário popular brasileiro é rico em fatos que merecem ser contados. Todos nós já ouvimos releituras fantásticas de acontecimentos do cotidiano. Cada vez que essas histórias são reproduzidas, num boca a boca, ganham mais força, tornando-se mais reais. O micrometragem pode ser uma porta para estas lendas que podem tomar corpo no espaço urbano ou também ter força nas comunidades rurais, nas redes socias, nas diversas “tribos” e aldeias. O Cel.U.Cine convoca você a contar a lenda do lugar onde você vive ou dos personagens que nele habitam.

Sobre o Cel.U.Cine
O Cel.U.Cine pretende ser um pólo difusor de cultura, incentivando a produção audiovisual através do uso de novas mídias. O festival, que conta com o patrocínio exclusivo da Oi, é promovido pela Associação Revista do Cinema Brasileiro em parceria com o Oi Futuro, através da Lei do ICMS do Estado do Rio de Janeiro. O Cel.U.Cine conta ainda com apoio institucional do Canal Brasil e da RioFilme. Filmes que participaram de edições anteriores do Cel.U.Cine estão disponíveis no canal oficial do festival no Youtube

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails