quarta-feira, setembro 22, 2010

INTERACTIVOS? ‘10 BH - ‘BAIXA TECNOLOGIA DE PONTA’

Será aberta no dia 1º de setembro a convocatória internacional de projetos para o laboratório colaborativo do INTERACTIVOS? ‘10 BH - ‘BAIXA TECNOLOGIA DE PONTA’, que será realizado em Belo Horizonte, Brasil, entre 21 de novembro e 8 de dezembro de 2010. Serão selecionadas até 8 propostas - locais, nacionais e internacionais - que desenvolvam e apliquem de forma criativa recursos tecnológicos simples e acessíveis em projetos artísticos e educativos. Interessados podem se inscrever até o dia 30 de setembro através de formulário disponível no site: interactivos.marginalialab.com

Às propostas selecionadas serão disponibilizados o material e a infraestrutura necessária para seu desenvolvimento. Os proponentes que não residam em Belo Horizonte, terão ainda passagem e hospedagem custeada pelo evento para participar das duas semanas de desenvolvimento dos projetos, para até um representante da proposta. As equipes de desenvolvimento serão formadas por colaboradores voluntários, inscritos através de outra convocatória internacional, em uma metodologia aberta e interdisciplinar de trocas e compartilhamentos.

As atividades terão a orientação dos instrutores Fernando Rabelo (Brasil), Kiko Mayorga (Peru) e Arturo Castro (Espanha) - artistas e educadores com atuação internacionalmente reconhecida, vinculada a importantes projetos em desenvolvimento neste campo.

O evento Interactivos? ‘10 BH - Baixa Tecnologia de Ponta realizará ainda um seminário, com a participação dos instrutores e colaboradores convidados, como forma de apresentar e discutir diferentes leituras sobre o tema proposto. Ao final do laboratório de desenvolvimento, os resultados alcançados serão ainda expostos por um período de uma semana, possibilitando seu acesso ao público interessado.

Idealizado pelo laboratório espanhol Medialab-Prado, o modelo dos eventos Interactivos? vem sendo replicado em diversas localidades do mundo desde 2006, formando uma plataforma em rede de iniciativas voltadas para este campo. Em sua primeira edição no Brasil, o Interactivos? ‘10 BH traz à capital mineira um encontro internacional voltado para o fomento a práticas colaborativas de experimentação e pesquisa já realizado em cidades como Madri, Nova York, Cidade do México e Lima. Trata-se de uma grande oportunidade para trocas e intercâmbios da comunidade local de artistas e desenvolvedores com a comunidade internacional formada neste campo.

O evento é realizado em Belo Horizonte através de uma parceria entre o Marginalia+Lab e o projeto Ocupar Espaços, integrando o programa cultural Vivo Arte.Mov, com patrocínio da Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O evento conta ainda com a colaboração do Medialab-Prado, de Madri, e do Centro Cultural da Espanha em São Paulo.

Local de realização:
Marginalia+Lab - Belo Horizonte, Brasil.

Datas:
Convocatória internacional de projetos: 01 a 30 de setembro
Convocatória internacional de colaboradores : 20 de outubro a 20 de novembro
Seminários: 21 e 22 de novembro
Laboratórios: 23 de novembro a 08 de dezembro
Exposição: 08 a 15 de dezembro

Instrutores:
Fernando Rabelo (Brasil), Kiko Mayorga (Peru), Arturo Castro (Espanha)

Colaborador convidado:
Eduardo Imasaka (Argentina)

Informações:
Site: interactivos.marginalialab.com
Email: interactivos@marginalialab.com
Twitter: @marginalia_lab
Facebook: marginalia lab
Telefone: +55 31 2514 0856

Apresentação:
vivo arte.mov

Realização:
Marginalia Project, Ocupar Espaços, 88 Produções

colaboração:
Medialab-Prado, Centro Cultural da Espanha - São Saulo

patrocínio:
Vivo

Projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails