quinta-feira, setembro 30, 2010

O QUE É O MOVIMENTO DOGMA 95 ?

Lars Von Trier, um dos criadores do Dogma 95O Dogma 95 é um movimento cinematográfico internacional lançado a partir de um manifesto publicado em 13 de março de 1995 em Copenhague, na Dinamarca. Os autores foram os cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier.

O Manifesto Dogma 95 foi escrito para a criação de um cinema mais realista e menos comercial. Posteriormente juntaram-se a eles dois conterrâneos, os também cineastas Søren Kragh-Jacobsen e Kristian Levring. Segundo os criadores, trata-se de um ato de resgate do cinema como feito antes da exploração industrial. O manifesto tem cunho técnico — apresenta uma série de restrições quanto ao uso de técnicas e tecnologias nos filmes — e ético — com regras quanto ao conteúdo dos filmes e seus diretores —, e suas idéias são tão controversas quanto seus filmes.
Curiosidade: O primeiro filme com o certificado Dogma 95 foi "Festa de Família" de 1998 do diretor: Thomas Vinterberg.

A Regras:
1- As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).

2- O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).

3- A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).

4- O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).

5- São proibidos os truques fotográficos e filtros.

6- O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, Armas, etc. não podem ocorrer).

7- São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme se desenvolve em tempo real).

8- São inaceitáveis os filmes de gênero.

9- O filme deve ser em 35 mm, padrão.

10- O nome do diretor não deve figurar nos créditos.

1 comentários:

Analy disse...

Oie Eder,
passei pelo seu blog e li esse post sobre o Movimento Dogma 95... achei muito curioso.
Eu acho legal ter uma parte do cinema voltado para esse tipo de produção, mas não todo o cinema, né? rs
Bjs

Related Posts with Thumbnails