sexta-feira, dezembro 11, 2009

O SOLISTA

holyjunk.files.wordpress.com

JOE WRIGHT saiu do ‘habitat natural’, de dramas passados a séculos atrás , como ORGULHO E PRECONCEITO e DESEJO E REPARAÇÃO, para filmar um mais atual.
Escolheu protagonistas talentosíssimos e, pelos primeiros trailers disponibilizados na internet, antes da estréia nos cinemas, parecia uma obra contundente, sem grandes maniqueísmos.

Mero engano, pois O SOLISTA é um amontoado de clichês, feitos para agradar em cheio Academia e abocanhar prêmios mundo afora.
As idas e vindas no roteiro, atrapalham e deixam a película ainda mais cansativa e indigesta, as narrações em off seguem um ritmo tão padronizado, que parece trabalho de roteirista inexperiente (o que não é o caso, pois SUSANNAH GRANT escreveu ERIN BROKOVICH).

O menos ‘contaminado’ com esta preguiça é ROBERT DOWNEY JR. (HOMEM DE FERRO), provando o tamanho da competência, mesmo em um produto fraco e medíocre, já JAMIE FOXX exagera na performance e, mesmo com boas seqüências, está longe de ser o espetacular ator de RAY, por exemplo.
A trilha sonora clássica, remete-nos outra vez ao que havia dito no segundo parágrafo: “estão querendo agradar a Academia de qualquer jeito” e ensaiam um terceiro ato, todo montado em cima delas.

Steve Lopez é um jornalista em busca de matérias inusitadas e exclusivas, certo dia encontra nas ruas de Los Angeles um indigente, tocando violino com apenas duas cordas, seu nome é Nathaniel Ayers e sofre de esquizofrenia.
A aproximação dos dois, traz à tona uma forte amizade e agora Lopez ajudará Ayers a realizar o sonho de tocar no Walt Disney Concert Hall.

Trocando em miúdos, O SOLISTA pregou uma grande peça em todos e a visão manipuladora nestes 117 minutos é quase irritante.
Portanto, senhor diretor, volte ao seu ‘mundo encantado’ do século XVII e fique por lá, pois não será no presente que se dará bem!

ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails