sexta-feira, janeiro 15, 2010

CÓDIGO DE CONDUTA

wikicine.com.br

O cinema já nos proporcionou diversas surpresas, roteiros densos e milimetricamente escritos para deixar-nos boquiabertos com as peripécias dos personagens.
Ultimamente é raro isso acontecer, até porque Hollywood se prendeu aos infinitos ‘remakes’ dos terrores oitentistas e nos desfechos com soluções fáceis, bocejantes e muitas vezes irritantes.

Quando assisti ao primeiro trailers de CÓDIGO DE CONDUTA, percebi que, poderia estar à frente de algo diferenciado, usufruindo de dois astros espetaculares como JAMIE FOXX (RAY) e GERARD BUTLER (VERDADE NUA E CRUA) e trazendo à tona os meandros e falhas no sistema judicial norte-americano.
Porém, tínhamos atrás das câmeras F. GARY GRAY, que tem no currículo UMA SAÍDA DE MESTRE, por exemplo, que é divertido e só.

O primeiro ato é sensacional, cruel e intenso e começa com o assassinato da família de Clyde Shelton, por dois assaltantes que invadem sua casa. Um dos culpados, ganha liberdade ao fazer um acordo com o promotor Nick Rice e o outro é executado, mas algo sai errado.
Anos mais tarde, o criminoso é encontrado morto e Clyde preso, mesmo sem provas concretas. O que o ex-pai de família quer, é desmantelar o sistema judicial corrupto e decadente.

O diretor, então disponibiliza uma violência quase gratuita na tela (a morte da prefeita, o esquartejamento de um homem, a explosão no estacionamento) e daí todas as boas intenções da trama, são ‘jogadas para escanteio’ e acabam sendo incoerentes e inaceitáveis.
Com um desfecho que ofende a capacidade de raciocínio do espectador, CÓDIGO DE CONDUTA deixa claro que, realmente está cada vez mais raro sermos surpreendidos nas telonas.

Título Original: Law Abiding Citizen
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: F. Gary Gray
Elenco: Jamie Foxx, Gerard Butler, Colm , Bruce McGill, Leslie Bibb, Michael Irby, Gregory Itzin, Regina Hall

ORÇAMENTO: 40 Milhões de Dólares

3 comentários:

O Escritor disse...

E aí cara, quanto tempo!
Ainda não vi esse filme, mas ele sempre me pareceu meio mediano...

Aproveito pra divulgar o meu novo blog, por enquanto eu tô só reciclando posts do CineMaxi, mas daqui a uma semana a coisa vai mudar.
Até mais.

Gonga disse...

Concordo com a tua pontuação ao filme, achei um pouco "americano",embora a parte inicial esteja muito bem a parte final foi muito fraca

Beatriz D. disse...

quando assisti o trailer esperava bem mais, não do desenrrolar do filme, pq pra mim foi otimo só odiei o final, cagaram hein

Related Posts with Thumbnails