sábado, abril 03, 2010

CONTROL

pics.livejournal.com

Toda vida de Ian Curtis, líder da banda inglesa Joy Division, foi de uma solidão, angústia e desespero gritantes. Em CONTROL, o diretor ANTON CORBJIN (que foi fotógrafo da banda em algumas turnês), expõe estes sentimentos desde o primeiro segundo, ao usar uma fotografia monocromática e mostrar que entende realmente do achado.

Os maiores momentos de lucidez do jovem era quando subia no palco e entregava-se por completo. Porém, ao longo do tempo, tudo foi ficando mais obscuro, seus ataques de epilepsia piores e mais freqüentes e já não sabia como lidar com a família.
Sua voz rouca e trêmula e as batidas frenéticas, davam ainda mais ênfase em cada estrofe das melancólicas músicas – é uma das grandes referências para a criação da ‘estética’ gótica.

SAM RILEY (O JUSTICEIRO MASCARADO), dá show em sua interpretação e todos os trejeitos do cantor estão lá – os olhos tristes, as danças frenéticas e etc.
O diretor também recria uma Manchester pragmática e bucólica, totalmente diferente da personalidade inquietante de Curtis.

O roteiro, tirado do livro ‘TOUCHING FROM THE DISTANCE’, escrito por Deborah Curtis, inicia-se no surgimento do grupo, flerta com a doença e o caso extraconjugal do astro com uma jornalista, o ápice e, rapidamente o desfecho trágico, poucos dias antes de iniciarem uma turnê nos Estados Unidos.
MATT GREENHALGH, roteirista do longa, poderia ter deixado um pouco de lado o ‘romanticismo’ e flertado com a genialidade artística do músico - coisa que às vezes é posta em segundo plano.
Fora isso, CONTROL é fiel no registro da rápida, porém importante passagem do Joy Division na cultura pop inglesa e mundial.

Título Original: Control
Ano Lançamento: 2007 (Austrália/Estados Unidos/Japão/Reino Unido)
Dir.: Anton Corbjin
Elenco: Sam Riley, Samantha Morton, Craig Parkinson, Joe Anderson, Nigel Harris, Alexandra Maria Lara, Toby Kebbell

ORÇAMENTO: --

2 comentários:

Renato Tarantelli disse...

Sou mega fã do Joy Division e New Order. Não conhecia esse filme, vou procurar pra assistir.

ederDBZ disse...

Honestamente, conheço pouco do Joy Division, mas fiz algumas pesquisas na internet e assisti alguns vídeos do Ian Curtis 'verdadeiro' e percebi a fidelidade impressionante do diretor e do ator em relação a Curtis... Renato, assista,vale a pena!

Related Posts with Thumbnails