quinta-feira, junho 10, 2010

DIÁRIO DE UM CINÉFILO # 6

Olá querido ‘blog-diário’...

Sabe, tenho que colocar neste espaço, o quanto minha família foi (e continua sendo) importante para a construção do meu caráter como cidadão e do meu crescimento como homem.
Meus pais, sempre me deram enorme apoio na maioria quase absoluta das minhas escolhas e mesmo meu irmão, sendo mais novo que eu, divido e recebo muita informação e opinião com ele – criamos laços de amizade mútua e fortíssima um com o outro (tipo irmãos COEN).

Mas como os filmes também me ensinaram muito, é fato que eu, considere alguns atores e diretores meus ‘pais que nunca conheci’ (portanto, sou ‘meio’ órfão?!).
Antes de ontem, estava assistindo INVICTUS, me veio à mente o quanto considerava os ensinamentos de CLINT EASTWOOD importantes... não só neste, mas principalmente em obras primas como SOBRE MENINOS E LOBOS ou MENINA DE OURO, onde temas como perdão e redenção são pautados com sabedoria total por este gênio da sétima arte.

Outro, que muitos poderão considerar ‘tosco’ é SYLVESTER STALLONE, principalmente por 2 filmes: ROCKY e ROCKY BALBOA...
Assim como o personagem, ninguém acreditava em STALLONE (tanto em 1976, já que era desconhecido do grande público, quanto em 2006, pois via sua carreira num limbo eterno) e com coragem, ‘deu de ombros’ e calou a boca de produtores por aí.

Coube a mim, nestes 4 anos de blog, retirar o grau elevado de preconceito para com o cinema nacional e aceitar FERNANDO MEIRELLES como outro de meus ‘pais que não conheço’, porque ao terminar de assistir CIDADE DE DEUS, me senti orgulhoso de dizer “esta é uma produção do meu país”... De fato, não foi só por isso, mas por estampar sem vergonha, o grau de descaso e falta de apoio nas sociedades pobres – às vezes necessitamos ‘peitar’ os percalços que aparecem com extrema convicção (mesmo que ninguém acredite no seu ponto de vista).

E, para finalizar (poderia eleger 20 destes ‘formadores da minha conduta’ facilmente), cito a PIXAR, pois ao contrário da maioria, tem um poder crítico nas suas obras, que nenhuma outra produtora consegue...
WALL-E, UP – ALTAS AVENTURAS, MONSTROS S.A, OS INCRÍVEIS, RATATOUILLE, trouxeram de volta a magia do cinema, sem soar piegas e carregando nas horas de animação a sensibilidade que, por vezes a vida nos traz!

Juntando estes aprendizados, me tornei o que sou hoje, não um cara perfeito (aliás, longe disso), mas um cidadão, ao menos cientes dos seus deveres e direitos... e isso, hoje em dia, já é um avanço e tanto!

Bom diário, volto a ‘trocar idéias’ com você qualquer dia desses...
Acho que por hoje é só!

Escrito em: 10 / 06 / 2010

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails