segunda-feira, agosto 10, 2009

ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ

www.adorocinema.com.brÀs vezes a Academia pisa na bola em suas indicações e premiações, como foi o caso do Oscar de Melhor Filme para CRASH – NO LIMITE, pois O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN era muito mais completo, ou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado para O SENHOR DOS ANÉIS e não para CIDADE DE DEUS.

Mas, para o bem ou para o mal, na maioria das vezes os acertos suprem estes deslizes e ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ (mesmo não tendo o “perfil” do prêmio), sacramentou a carreira impecável dos IRMÃOS COEN (QUEIME DEPOIS DE LER), com o prêmio máximo do cinema (levando ainda, mais 3 estatuetas: Roteiro Adaptado, Ator e Diretor).

O roteiro enfatiza a violência como um retrato do nosso próprio dia a dia – e esse ciclo vicioso já está muito enraizado nas entranhas da sociedade moderna – e, assim como o Coringa de Heath Ledger em BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, o personagem Anton Chigurh, interpretado com maestria absoluta por JAVIER BARDEN (VICKY CRISTINA BARCELONA) é um “agente do caos” (cada um na sua devida proporção e maneira de agir).

Dividindo a tela com ele, estão TOMMY LEE JONES (MIB – HOMENS DE PRETO), com o freio de mão puxado e sua indispensável cara de ranzinza em cada frame e JOSH BROLIN (MILK - A VOZ DA IGUALDADE), este sim, tendo interpretação tão digna quanto BARDEN e dando uma guinada na carreira.

Após caçada de animais mal sucedida, Llewelyn Moss encontra maleta lotada de dinheiro, no meio do deserto e com vários homens mortos.
Porém, outros criminosos estão atrás da grana e o psicótico Anton é contratado para recuperá-la, e deste momento em diante o rastro de morte tem início.

A maneira abrupta com que o longa termina, pode até parecer tendencioso e sem sentido para alguns, mas assim como na vida real, grande parte das coisas não tem uma coerência óbvia ou “finais felizes” e por isso ETHAN E JOEL COEN não dão trégua e ajudado por uma esplêndida fotografia, voltam a irradiar destreza cinematográfica pouco vista nas películas atuais.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: 55 Milhões de Dólares

2 comentários:

Luciana disse...

ahh nao acho que crash nao foi merecido, gostei do filme.

agora esse filme é muito bom, o pessoal adora.

Diego Janjão disse...

Este filme pra mim foi moh doidera!

mas foi legal!

Related Posts with Thumbnails