sexta-feira, fevereiro 12, 2010

GUERRA AO TERROR

3.bp.blogspot.com

Como é mostrado nos segundos iniciais de GUERRA AO TERROR: “a guerra é uma droga” – frase dita por Chris Hedges do The New York Times –, e esta droga vicia, tortura e mata tanto física quanto psicologicamente.
É louvável perceber que, um filme da temática e da brutalidade deste tenha sido dirigido por uma mulher, pois é um gênero sempre revisitado por homens.

Mas, não pense que KATHRYN BIGELOW (CAÇADORES DE EMOÇÃO) ‘pega leve’, a tensão esmagadora está lá, a violência também e a crueldade para com civis é captada por sua câmera perspicaz.
Alías, sabe-se o momento exato de obter planos ágeis (a seqüência do homem com bombas pelo corpo, é exemplo claro disto) e de dar uma tenacidade mais dramática (quando Willian James encontra um garoto sem vida num prédio abandonado).

O roteirista MARK BOAL foi cuidadoso, pois em seu texto tratou de não expor ninguém como mocinhos ou vilões, pois neste tipo de longa é fácil encontrar milhares de maneirismos irritantes e toda aquela patriotada norte-americana.
Há alguns nomes conhecidos, como GUY PIERCE (O TRAIDOR), RALPH FIENNES (O PACIENTE INGLÊS) e DAVID MORSE (PARANÓIA), mas nenhum deles ‘dura muito tempo’ e, por isso a sensação de que ‘tudo pode acontecer’ fica mais evidente.
Com isso, JEREMY RENNER (EXTERMÍNIO 2) pega para si a responsabilidade de criar um sujeito cheio de traumas e dúvidas, levando ao Sargento Will uma naturalidade gritante.

Aqui, grupo anti-bombas está a poucos dias de voltarem para casa, mas uma série de ataques vão surgindo e a incerteza do retorno só aumenta.
A imbecilidade da guerra, os traumas e perdas, o distanciamento com a família e consigo mesmo, tudo é tratado categoricamente, e seu desfecho é sublime.

Houve o grande equívoco da distribuidora nacional em lançá-lo direto em DVD, porém o erro foi relativamente redimido e estreou nas telonas.
GUERRA AO TERROR é sim, uma das películas mais contundentes a passar por aqui, uma obra completa, que pode não mudar a mentalidade fútil de quem ‘comanda’ as ações no Iraque – ou em outros locais onde há conflitos armados -, mas já nos faz pensar e isso, já é um ótimo começo!

Título Original: The Hurt Locker
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: Kathryn Bigelow
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, David Morse, Evangeline Lilly, Christian Camargo, Ralph Fiennes

ORÇAMENTO: 11 Milhões de Dólares

1 comentários:

Anônimo disse...

aluguei ontem,desde blackhawk down não asssitia um filme de guerra tão bom.

Related Posts with Thumbnails