sexta-feira, maio 21, 2010

A ILHA DO MEDO

omelete.com.br

Inicialmente, quando LEONARDO DI CAPRIO e MARTIN SCORSESE se uniram em GANGUES DE NOVA YORK, ninguém imaginava nada além daquilo.
Porém, depois vieram O AVIADOR, o ótimo OS INFILTRADOS e agora A ILHA DO MEDO, e é interessante perceber o grau de evolução nesta sintonia entre diretor e ator.

Tirado do livro Shutter Island de DENNIS LEHANE, o projeto empolga por inúmeros motivos, primeiramente pela escolha de uma filmagem que parece tirada dos clássicos dos anos 60 e 70, logo após a trilha sonora, que cria o suspense necessário e, por fim – bem escancarado no rosto dos espectadores –, referências a gênios como Stanley Kubrick, mas principalmente a Alfred Hitchcock.

Honestamente, trocaria MARK RUFFALO (ZODÍACO) por outro ator mais competente, fora isso o elenco de apoio é genial, com destaque especial aos veteranos BEN KINGSLEY (A CASA DE AREIA E NÉVOA) e MAX VON SYDOW (ROBIN HOOD).
Esta mescla entre realidade e alucinação – que começa lenta e vai aumentando no decorrer dos minutos –, é extremamente bem trabalhada, tanto no roteiro, quanto nas cenas que necessitam de ângulos mais amplos e densos (como quando entram na ‘Ala C’).

O ano é 1954 e os detetives Teddy Daniels e Chuck Aule vão para o hospital psiquiátrico de Shutter Island, investigar o desaparecimento de uma das pacientes do local, que matou seus três filhos a sangue frio.
Surgem boatos de que, experiências cruéis são feitas com os doentes, mas quanto mais perto Teddy chega da verdade, pior parece ser o desfecho.

A ILHA DO MEDO é, acima de tudo um pequeno estudo da mente humana e de como traumas passados podem nos afetar.
O desfecho é espetacular, rende boas doses de suspense e tensão e nos faz entender a diferença entre gênios como SCORSESE e ‘operários padrões’ como Oren Peli.

Título Original: Shutter Island
Ano Lançamento:
2010 (EUA)

Dir.:
Martin Scorsese

Elenco:
Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Max von Sydow, Michelle Williams, Emily Mortimer, Patricia Clarkson, Jackie Earle Haley, Ted Levine


ORÇAMENTO: 80 Milhões de Dólares

2 comentários:

Camila Jardim disse...

Esse filme realmente é ótimo, há tempos nao se va um suspense assim...

Luísa Leupolt disse...

Ótimo filme.
E eu curti o Mark... achei que ele deu um tom "pacato" necessário ao filme...

Related Posts with Thumbnails