quarta-feira, março 23, 2011

TOP CP - 10 FILMES SOBRE O FIM DO MUNDO (OU QUASE ISSO!)

O cinema sempre flertou com o final dos tempos, com tragédias apocalípticas e desastres naturais de todos os tipos.
Há até diretores que se especializaram no assunto (como poderão ver neste TOP CP) e, gostem vocês ou não, este sub-gênero sempre atrai multidões.
Refugiem-se no lugar mais seguro, reze e, principalmente, tenha sorte, pois o fim dos tempos começa no parágrafo a seguir!

- Terremoto (1974)


O filme de 1974, tem duas horas e nove minutos de projeção e conta a história de um violentíssimo Terremoto (óbvio!), que assolou Los Angeles. Envelheceu com muita categoria e tem bons efeitos especiais.
Foi dirigido por Mark Robson e tem Charlton Heston no elenco.
Nível de Destruição da Terra: Baixo, pois ficou apenas em Los Angeles

- Waterworld – O Segredo Das Àguas (1995)

A megalomania que levou KEVIN COSTNER para o fundo do poço, custou a bagatela de 175 milhões de dólares e foi um tremendo fracasso nas bilheterias.
O desastre ocorre porque as calotas polares derreteram e todo planeta foi inundado. Os poucos sobreviventes vivem em barcos. É um MAD MAX sobre o oceano, e com 99% menos inteligência e desenvoltura.
Nível de Destruição da Terra: Completo, não existe mais ‘terra firme’

- Twister (1996)

O filme foi um tremendo sucesso na época, arrecadando quase 500 milhões de dólares no mundo todo. Porém, ao assisti-lo hoje, vemos o quão canastra o casal vivido por BILL PAXTON e HELEN HUNT é – assim como o diretor JAN DE BONT.
O enredo aqui, fala sobre tornados e equipes rivais que monitoram toda destruição causada por ele.
Nível de Destruição da Terra: Baixíssimo, acontece apenas em pequenos locais específicos.

- Independency Day (1996)


Aqui está o Midas da destruição, o Senhor da Catástrofe, o Deus do Caos... o primeiro, o megalomaníaco, o único... ROLAND EMMERICH.
INDEPENDENCE DAY é uma palhaçada, que só se tornou sucesso absoluto pelos efeitos especiais e por WILL SMITH. Depois de vermos que os computadores de bordo dos extraterrestres usavam Windows como Sistema Operacional, não tem como ser levado a sério!
Nível de Destruição da Terra: Baixo, os norte americanos sofrem diversos danos, mas o resto do mundo, parece ter saído ileso!

Volcano – A Fúria (1997)


Novamente Los Angeles é palco de uma catástrofe, só que desta vez, ao invés de terremotos, temos um vulcão desconhecido, que acaba despertando e levando pânico para as ruas, já que sua lava começa invadir boa parte da cidade.
TOMMY LEE JONES com sua cara de poucos amigos, entra em cena para salvar o dia.
Nível de Destruição da Terra: Baixo... Los Angeles é sempre ‘o alvo’!

- Armageddon (1998)


Se você já viu um filme de MICHAEL BAY, então já viu todos. E em ARMAGEDDON, tudo o que estamos cansados de ver na filmografia do diretor aparece.
O perigo aqui, é que um meteoro, do tamanho do estado do Texas está em rota de colisão com a Terra. Para nos salvar, um grupo de perfuradores é escolhido.
Nível de Destruição da Terra: Médio, poderia ter sido pior, caso o personagem de Bruce Willis não se sacrificasse para salvar o dia... espero que você já tenha visto o filme!

- Impacto Profundo (1998)

1998 foi o ano dos meteoros. Além de ARMAGEDDON, tivemos IMPACTO PROFUNDO, que tem ótimo elenco, mas é pessimamente aproveitado, num roteiro tosco.
Há o discurso eloqüente do presidente (vivido por MORGAN FREEMAN), o casal apaixonado e efeitos especiais grandiosos! No fim, a produção não fez o sucesso esperado e hoje está completamente esquecida nas prateleiras das locadoras.
Nível de Destruição da Terra: Grande, o meteoro atinge a Terra e faz um estrago gigantesco!

O Dia Depois de Amanhã (2004)

ROLAND EMMERICH chega novamente, para provar que é o rei da catástrofe. E, convenhamos, uma coisa que ele faz muitíssimo bem é usar efeitos especiais magistrais.
O fiapo de roteiro é uma desculpa, para termos maremotos invadindo Manhattan, tufões e tudo que você possa imaginar. É diversão garantida para os fãs do gênero!
Nível de Destruição da Terra: Enorme, a catástrofe meteorológica é repentina e gigantesca!

Sunshine – Alerta Solar (2007)


O Sol está prestes a se extinguir e levar toda a população mundial com ele. Um projeto um tanto diferente de DANNY BOYLE, se compararmos seus filmes anteriores.
Há CILLIAN MURPHY, CHRIS EVANS e bom elenco, nesta ficção científica que tem muito mais a dizer, do que qualquer outro ‘filme catástrofe’ citado por aqui.
Nível de Destruição da Terra: Pequeno, pelo que me lembre, pois faz tempo que vi o filme, a Terra é pouco afetada aqui! – me corrijam se eu estiver errado!

2012 (2009)

Adivinha quem voltou? ROLAND EMMERICH pega algumas inscrições maias, que dizem que o mundo acabará em 2012 e remete-nos a novas tragédias, novas famílias desunidas, novos (ou seriam velhos?) clichês e efeitos de encher os olhos.
A referência bíblica no final é deplorável e tosca. Vale pelos 40 minutos iniciais e só.
Nível de Destruição da Terra: Enorme, todos os locais do mundo são bem destruídos e nem o Cristo Redentor (que aparece por 3 segundos) escapa!

3 comentários:

Silvia Freitas disse...

É incrível como acho esses filmes de fim do mundo um saco. A maioria aí só fez barulho. Pra não dizer que posso salvar algum, curti Armagedon e achei Impacto Profundo uma história interessante (tirando aquela salvação absurda dos jovens que fogem de um tsunami de bicicleta e conseguem ficar vivos).

Cine Mosaico disse...

Cara, acabei de descobrir que não gosto de filmes nesse estilo.
Nenhum desses me agradou =)

:: João Linno ::

Estefânia disse...

Twister não é filme de fim do mundo.

é apenas sobre um grupo de "caçadores de tempestades".

Related Posts with Thumbnails