terça-feira, março 01, 2011

O RITUAL

www.omelete.com.br

Num mundo onde o bem e o mal, vivem lado a lado, é comum alguém que se diz fiel, debater, uma hora ou outro consigo mesmo sobre essa tal ‘fé’, sobre os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, os métodos muitas vezes arcaicos utilizados pela Igreja Católica e porque não, sobre a existência do Demônio.
Com um tema tão gasto e obsoleto em mãos, o competente MIKAEL HAFSTROM (1408) joga essas questões no ar e num certo momento desafia-nos com a frase: “se todos somos pecadores, como combateremos o diabo ?”

A visão inicial do roteiro prova o quanto é preocupante para a instituição Católica a perda de seguidores dessa doutrina e se antigamente ninguém se atrevia a duvidar, atualmente há um espaço maior para o ceticismo. Dessa forma conhecemos Michael, um seminarista tentando encontrar provas da existência dessas ‘forças sobrenaturais’.

Mesmo tendo uma cara de líder de boy-band, COLIN O’DONOGHUE até que se sai bem como protagonista, mas é engolido pela interpretação do experiente ANTHONY HOPKINS, o eterno Hannibal Lecter de O SILÊNCIO DOS INOCENTES, que cria alívios cômicos no meio da tensão de forma naturalíssima, como quando diz: "Não espere cabeças girando ou sopa de ervilha jorrando filho ?”

Michael é enviado ao Vaticano para fazer um tipo de ‘curso preparatório de exorcismo’. Chegando lá, acaba conhecendo um dos poucos exorcistas em atividade, o Padre Lucas.
O Padre apresenta-o aos métodos usados por ele para identificar e retirar o ‘coisa ruim’ do corpo da pessoa e o eterno embate entre o céu e o inferno é visto.

Além disso tudo citado acima temos ALICE BRAGA (CIDADE DE DEUS) com seu inglês maravilhoso e os takes grandiosos da cidade italiana que seguram firmemente a obra até a metade do 2º ato, dali em diante o diretor esquece tudo e nos faz lembrar que estamos em solo hollywoodiano, tratando o final tão desesperadamente que o espectador se sentirá incomodado. Não foi ‘o exorcismo’ dos meus sonhos, mas já é alguma coisa!

Título Original: The Rite
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Mikael Håfström
Elenco: Colin O'Donoghue, Alice Braga, Anthony Hopkins, Ciarán Hinds, Rutger Hauer, Chris Marquette, Toby Jones
ORÇAMENTO: 37 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de O RITUAL?
* Qual o melhor filme de exorcismo dos últimos 10 anos ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails