quarta-feira, fevereiro 24, 2010

REDE MANCHETE - A TV DO ANO 2000 (PARTE 1/3)

czseiya.files.wordpress.comO SONHO

Adolpho Bloch, no final da década de 70 fundou as Rádios Manchete AM e FM. Mas, ele queria mais e no início dos anos 80 a Rede Associada, que compunha emissoras como a TV Tupi Difusora, foi tirada do ar pelo Governo.

Meses depois o governo de João Baptista Figueiredo, abriu concorrência para duas emissoras novas. Obviamente, vários grupos se interessaram, entre eles o Grupo Sílvio Santos e a Bloch Editores.
Um ano depois, o resultado saiu e Bloch conseguiu uma das vagas.

O ‘chefão’ esperaria dois anos para estrear seu canal televisivo, pois queria contar com equipamentos modernos e de altíssima geração.
Era algo que mesclaria qualidade técnica e cultural... era a “TV do ano 2000”.

A ESTRÉIA

No dia 5 de junho de 1983, entrava no ar a REDE MANCHETE DE TELEVISÃO. A transmissão era aberta, com um pronunciamento de Adolpho Bloch, que terminava com a seguinte frase: "Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar".
telehistoria.com.br
Daí, o logotipo da Manchete sobrevoava os céus de várias cidades do país, com uma música interessante ao fundo, até pousar na sede carioca da emissora – tudo isso era uma evolução sem tamanho.
Ela contava com um dos mais modernos departamentos gráficos do mundo e, naquele instante, provavelmente as concorrentes se sentiam ameaçadas.

Após, foi exibido um show intitulado “Mundo Mágico” – que ultrapassou, em muitos momentos a audiência do “Fantástico” – e tinha o propósito de mostrar a nova rede.

Logo depois, transmitiram o inédito filme “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, ficando em primeiro lugar, com impressionantes 29 pontos no Ibope.
A MANCHETE, estava realmente preparada para entrar com tudo na guerra da audiência e do faturamento.

A JORNADA DE SUCESSOS

A MANCHETE sempre deu bastante importância ao jornalismo, com o Jornal da Manchete ‘pegando emprestado’ os padrões da CNN dos EUA. Também viriam muitas produções premiadas nos cinemas mundiais e seriados.

Um programa a se destacar foi “Bar Academia”, onde vários artistas se encontravam para falar da carreira e cantar, tudo num tom bastante amigável e com um cenário de mesas de bar.
No ano de 1984, transmitiram com exclusividade o desfile das Escolas de/lh3.ggpht.com Samba do Rio de Janeiro, ficando com 30 pontos de audiência, numa cobertura completíssima.

Em junho do mesmo ano, foi visto as Olimpíadas de Los Angeles, além disso, produziram a mini-série histórica intitulada ‘A Marquesa de Santos’. Com a boa aceitação do público, vieram também ‘Santa Marta Fabril’ e ‘Tudo em Cima’.

Xuxa estreou por lá em 1985, com ‘Clube da Criança’, que viria a ser o primeiro programa de auditório composto exclusivamente por crianças na televisão.

SEGUNDO COMEÇO

Apesar disso tudo citado acima, a empresa não teve o faturamento almejado e em 1985 Adolpho Bloch abre os cofres para séries (TAMANHO FAMÍLIA) e novelas (ANTÔNIO MARIA, que custou cerca de 5 bilhões de cruzeiros).


Fonte: www.redemanchete.net

13 comentários:

Silvia Freitas disse...

Nossa, lembro-me quando inaugurou a rede Manchete. Assistia ao Jornal da Manchete, Clube da Criança e Acredite se Quiser (lembra desse?) Adorei o blog, vou segui-lo. Visita o meu: http://namanhadogato.blogspot.com/

.Rodrigo disse...

Parábens pelo Blog Sílvia, sempre atualizadinho... e assim que o leitor gosta.
Antes de mais nada,deixa eu me apresentar. Meu nome é Rodrigo e sou mais um Kara aí na blogosfera brasíleira.
Estou dando uma vasculhada geral nos blogs que acho interessante, para tentar entender porque meu blog de notícias ciêntíficas é um total fracasso.
Estou analisando como é feita uma boa divulgação, qualquer dica pode falar ok.
Adorei seu blog, tá de parabéns

.Rodrigo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cara, não conhecia toda essa historia da Manchete e essa é recém a parte I, quero saber como ela decaiu tanto, levando em consideração que ela fazia páreo com a Globo, na época.

Macaco Pipi disse...

SEMPRE VOU ME LEMBRAR DA MANCHETE
LÁ QUE COMEÇARAM OS ANIMES NA TV ABERTA
MUITO BOM
LÁ QUE CONHECI A MAIORIA DOS CLASSICOS!

. Yuri Barichivich disse...

Que coisa nostálgica.

Anônimo disse...

mto bom! a maior saudade é dos anos 90 Yuyuhakusho!

da até um apreto no coração!

Anônimo disse...

aperto*

Unknown disse...

Eu também assistia esse e me lembro do acredite se quizer.

Elói disse...

Tinha também o programa Bate-Boca, todas as tardes, muito informativo, programa de qualidade.

Elói disse...

Tinha também o programa Bate-Boca, todas as tardes, muito informativo, programa de qualidade.

ManinhO disse...

cara... que saudades da manchete... a melhor emissora que eu ja assisti

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

Ah, deu vontade de continuar lendo, lembro bem pouco da Manchete no ar, por isso bateu essa curiosidade.

Related Posts with Thumbnails