sexta-feira, agosto 13, 2010

AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER

adorocinema.com

Sinto um certo incômodo em relação aos documentários nacionais, pois na maioria dos exemplos, vemos um grau tão elevado de romantismo e exaltação em relação ao tema em questão, que ao fim de tudo, o tratamento soa piegas e por vezes irrelevante.
Um dos grandes nomes do gênero no Brasil, Eduardo Coutinho, foi, de certa forma, o mentor da diretora CRISTINA GRUMBACH, que mostrou AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER, no último dia 18 de julho, no 3º Festival Paulínia de Cinema.

Um dos pontos positivos é usar uma poltrona vazia (representando a solidão, o vazio e etc.) e ao fundo a narração de uma carta psicografada por Chico Xavier, mas este recurso repete-se inúmeras vezes e irrita o espectador.
Outro achado importante, são as confissões, sempre sinceras e lotadas de emoção, destes pais e mães que, mesmo após 20 ou 30 anos da perda, ainda nutrem um amor incondicional pelos filhos.

Sem empurrar para você nada sobre “acreditar neste tipo de intervenção paranormal”, o que GRUMBACH passa é o quão dura é a perda de um ente e os meios usados para acalentar esta dor. Algumas matriarcas, conseguem ‘acostumar-se’ com a dura realidade (como percebemos na última entrevista), porém outras mantém uma ferida imensa aberta e é neste linear entre tristeza e bom senso que AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER mais se apóia.

Um corte final com dez ou quinze minutos a menos, não faria mal a ninguém, mas ao entrar no clima do documentário e deixar-se levar pela emoção lá contida, você, caro espectador e cinéfilo entenderá o porque de toda aquela devoção por Chico Xavier. Tocante e digno de uma boa conferida!

Título Original: As Cartas Psicografadas por Chico Xavier
Ano Lançamento: 2010 (Brasil)
Dir: Cristiana Grumbach
Elenco: Yolanda Cezar, Nyssia Leão de Oliveira, Sonia Muszkat, David Muszkat, Marlene Sarogoça, Thereza de Toledo Santos, Edinah Lodi


ORÇAMENTO: --

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails