terça-feira, agosto 24, 2010

O HOMEM ELEFANTE

atercapartedocinema.blogspot.com

Desde sempre a intolerância e o preconceito são temas recorrentes em nossa sociedade, que ainda não aprendeu que, no fim das contas, todos iremos para o mesmo lugar, seja branco, negro, homossexual, bissexual, índio e etc. Mas, por mais pessimista que possa parecer, reluto em acreditar que um dia isso mudará, pois antes disso acontecer, provavelmente nossa raça já terá sido extinta.

Em O HOMEM ELEFANTE, DAVID LYNCH (ERASERHEAD) trata bastante desse tema em questão e mostra a real história de John Merick, um homem que nasceu com o rosto completamente desfigurado, devido a uma rara doença. Ele é a atração principal num circo, mas após conhecer o Dr. Frederick Travis, sua vida muda e, mesmo não tendo chances para recuperação da sua aparência, sente-se digno ao ser tratado como humano.

No início da relação, o Doutor parece usar Merick para se auto promover (e talvez, em seu subconsciente isso era o que ele realmente queria), mas acaba pegando um grande carinho e adota-o, quase como um filho.
A primeira conversa entre os protagonistas, causa certo incômodo, devido, talvez ao enquadramento e à sutileza de LYNCH em não revelar o rosto deformado, mas sim, concentrar-se na persona de ANTHONY HOPKINS (O SILÊNCIO DOS INOCENTES), para segurar a cena.

A maquiagem é perfeita e assustadoramente real – não envelheceu quase nada, ao longo desses anos – e, por alguma questão que jamais entenderemos, foi ignorada no Oscar.
Outro ponto é a fotografia em preto e branco,que quase ganha vida própria, parecendo suja e mórbida, assim como o dia a dia de Merick, no ato inicial.

Para finalizar, os créditos maiores vão para JOHN HURT, que desfila em tela todos os trejeitos do seu 'Homem-Elefante'. Ao ler um trecho de Romeu e Julieta e ganhar um beijo, sentimos que havia um diretor que, desde aqueles tempos esbanjava talento e vitalidade. Uma obra de rara beleza, que não se apega aos muitos clichês impostos pelo caminho.

Título Original: The Elephant Man
Ano Lançamento: 1980 (EUA / Reino Unido)
Dir: David Lynch
Elenco: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud, Freddie Jones, Hannah Gordon, Helen Ryan, John Standing

ORÇAMENTO: 5 Milhões de Dólares

1 comentários:

Vanessa Sagossi disse...

Oito estrelas, deve ser bem interessante, hein.
Colocarei na fila!

Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails