terça-feira, fevereiro 22, 2011

O DISCURSO DO REI

flickr.com

Com 12 indicações ao Oscar, O DISCURSO DO REI é o recordista deste ano e não é para menos, pois além de ser o único filme de época na premiação conta com um elenco afiado e molda um paralelo sobre a dificuldade universal em se comunicar com clareza.

Desde o primeiro instante em que COLIN FIRTH (UM HOMEM SÉRIO) aparece, vemos sua insegurança nos gestos, olhares, nos inúmeros e brilhantes cacoetes e em sua fisionomia. Seu alicerce está primeiramente na figura de HELENA BRONHAM CARTER (CLUBE DA LUTA), a esposa – que finalmente faz um papel normal – e depois no brilhante GEOFFREY RUSH (PIRATAS DO CARIBE) – o fonoaudiólogo.

Todo trabalho corporal de FIRTH e RUSH, em certa altura da produção tem que ser destacada e só por aquelas sequências já merecem os prêmios de ator e ator coadjuvante, respectivamente.
E no fim das contas, sobrepondo a dificuldade de fala do Rei, está o discurso incisivo de Hitler para o povo alemão e aqui, o diretor TOM HOOPER (MALDITO FUTEBOL CLUBE), apenas confirma o poder da argumentação e porque não, da manipulação.

O Duque York, após o afastamento de seu irmão do trono, acaba assumindo o reinado como George VI. Porém existe um enorme problema, ele é gago e se acha completamente inapto a ler os longos textos para a nação. Sua esposa então pede ajuda a um fonoaudiólogo, que o trata não como um rei, mas sim como uma pessoa normal e coloca em prática todos os seus anos de experiência para curá-lo. À medida que a Segunda Guerra Mundial se aproxima, a voz do ex-duque, se tornam muito mais exigida.

Com um figurino e uma reconstrução de época exemplares, O DISCURSO DO REI emociona pela naturalidade em seu drama – que poderia se tornar um clichezão chato e insosso – e é fortíssimo candidato na noite de 27 de fevereiro.
Fui pego desprevenido, pois não botava fé neste projeto e por sorte, saí satisfeitíssimo! Ótima pedida.

Título Original: The King's Speech
Ano Lançamento: 2010 (Austrália / Reino Unido)
Dir: Tom Hooper
Elenco: Colin Firth, Helena Bonham Carter, Derek Jacobi, Robert Portal, Paul Trussell, Guy Pearce, Geoffrey Rush
ORÇAMENTO: 13 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de O DISCURSO DO REI ?
* Qual o ator mais injustiçado do Oscar ?

INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:
Melhor Filme, Diretor, Ator (Colin Firth), Atriz Coadjuvante (Bonham Carter), Ator Coadjuvante (Geoffrey Rush), Roteiro Original, Fotografia, Edição, Figurino, Direção de Arte, Trilha Sonora e Mixagem de Som.
Com certeza levará como Melhor Ator e eu gostaria muito que Geoffrey Rush também fosse premiado, pois está muito melhor que Chirstian Bale. É o concorrente direto de A Rede Social.

1 comentários:

Flávio Torquato disse...

Filmes e Oscar. sempre haverá injustiça.

Olha várias críticas
365filmes1ano.blogspot.com

@flavio_torquato

Related Posts with Thumbnails