terça-feira, fevereiro 15, 2011

A REDE SOCIAL

scene-uk.blogspot.com

Acredito que O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON, seja tão superestimado quanto QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO, por isso não tenha ficado satisfeito com as indicações do Oscar naquele ano e quando DAVID FINCHER divulgou que seu próximo trabalho seria sobre a criação do Facebook, fiquei meio reticente e em dúvida sobre a qualidade que a obra teria.

Mas felizmente saí satisfeito e em A REDE SOCIAL, FINCHER cria um personagem principal lotado de falhas, dúvidas e porque não, medos. JESSE EISENBERG (ZUMBILÂNDIA), some na pele de Mark Zuckerberg e nos deixa com uma mistura de raiva e pena deste jovem bilionário.
O roteiro foca, primeiramente na criação da ideia pelos irmãos Winklevoss, o convite deles para Zuckerberg fazer parte do projeto, o árduo trabalho do jovem para melhorá-lo, a perda de amigos confiáveis e o acúmulo de processos.

E é aí que FINCHER se sai melhor, pois se o vislumbre dele no trabalho anterior caiu muito mais nos efeitos especiais, aqui ele o usa única e exclusivamente para fazer o espectador torcer, odiar e consequentemente julgar as atitudes e escolhas de Zuckerberg.
Com a soma de ANDREW GARFIELD (o próximo HOMEM ARANHA) no elenco e a química perfeita e arrebatadora com EISENBERG, a tensão aumenta e só faz o filme melhorar mais e mais.

Após ‘usar’ a ideia de dois amigos, Mark Zuckerberg, analista de sistemas graduado em Harvard, começa a trabalhar em cima da tal ideia – conectar seus amigos num único site.
Algum tempo depois, milhões de pessoas acessam o Facebook e ele transforma-se num jovem rico e influente, mas apesar disso, este sucesso traz complicações para sua vida pessoal e profissional.

O verdadeiro Zuckerberg veio à imprensa dizer que aquele personagem não tinha nada haver com ele, mas o interessante é que funciona e muito bem na telona.
A REDE SOCIAL é um filme de nerd, mas que qualquer cidadão comum conseguirá entender, pois engloba esse pequeno nicho, mas também traz à tona todo tipo de sentimento. Pode não ser o melhor trabalho de FINCHER, mas a Academia irá premiá-lo pelo ‘conjunto da obra’.

Título Original: The Social Network
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: David Fincher
Elenco: Jesse Eisenberg, Rashida Jones, Justin Timberlake, Brenda Song, Andrew Garfield, Joseph Mazzello


ORÇAMENTO: 50 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de A REDE SOCIAL ?
* Mark Zuckerberg é o maior 'vilão' dessa história ?

INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:
Filme, Diretor, Ator (Jesse Eisenberg), Roteiro Adaptado, Edição, Trilha Sonora, Fotografia e Mixagem de Som. Tem grandes possibilidades de sair com o Oscar de Melhor Filme e Diretor.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails