terça-feira, fevereiro 15, 2011

BRAVURA INDÔMITA

buscafilme.com.br

É interessante notar o quanto a Academia admira os IRMÃOS COEN, pois após UM HOMEM SÉRIO que agradou alguns e desagradou outros, concorrer na categoria principal do ano passado, é a vez de BRAVURA INDÔMITA receber tal indicação.
É a refilmagem – com várias ‘licenças poéticas’ – do filme de 1969 de mesmo nome, estrelado por John Wayne.

No lugar de Wayne, está JEFF BRIGDES (CORAÇÃO LOUCO), deliciosamente caricato e se esbaldando como o fora da lei – o timbre de voz deixa o personagem ainda mais sarcástico – que decide ajudar uma garota. A ‘garota’ em questão é HAILEE STENFIELD de apenas 14 anos, que foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante e não se intimida com a presença do ranzinza BRIDGES e do gorducho MATT DAMON (A IDENTIDADE BOURNE).

A recriação dos ambientes é sensacional e lembra um pouco o de GANGUES DE NOVA YORK, tirando as devidas proporções.
Os COEN, mesmo colocando seus toques pessoais no longa fazem uma homenagem muito boa aos westerns e àquele sentimento de nostalgia que sempre surge em nossas mentes.

Ao ver seu pai ser morto a sangue frio pelo bandido Tom Chaney, a jovem Matie Ross contrata o velho Rooster Coogburn para ir atrás dele. La Bouef, é um patrulheiro que também está no encalço de Chaney por causa de outro crime.
O interessante aqui, é notarmos que Mattie está cega por tal sentimento e necessita ver com seus próprios olhos a execução do criminoso.

Mesmo inconscientemente a garota leva um pouco de humanidade a Cogburn e tem um interessante conflito de interesses com La Bouef.
Ao criarem sua própria linguagem cinematográfica, os COEN provam muito conhecimento de causa a cada produção lançada, mas é certo afirmar que BRAVURA INDÔMITA poderá passar em branco... a não ser que os ‘velhinhos da Academia’ façam uma reviravolta digna da sétima arte.

Título Original: True Grit
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Ethan e Joel Coen
Elenco: Matt Damon, Josh Brolin, Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Barry Pepper, Dakin Matthews


ORÇAMENTO: 38 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de BRAVURA INDÔMITA ?
* O gênero faroeste é algo defasado atualmente ?

INDICAÇÕES AO OSCAR 2011:

Melhor Filme, Diretor, Ator (Jeff Bridges), Atriz Coadjuvante (Hailee Stainfeld), Roteiro Adaptado, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Mixagem de Som e Edição de Som. Apesar das 10 indicações, tem chances de sair da premiação de mãos vazias.

1 comentários:

Flávio Torquato disse...

É, vou assistir e postar no Blog, que é um deafio pessoal.
Deve ser bom bravura indômitz.
365filmes1ano.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails