terça-feira, março 29, 2011

LIXO EXTRAORDINÁRIO

www.novofoco.com

Normalmente nem nos preocupamos em pensar onde o lixo de nossas casas vai parar. E o fato é que essas sobras são a fonte de recursos e do sustento de milhares de catadores de lixos no Brasil todo, que vivem abaixo da linha da pobreza, mas que ainda assim sonham com um futuro mais digno.

O artista plástico VIK MUNIZ foi até o maior aterro sanitário do mundo que fica no Rio de Janeiro, para transformar lixo em arte e também para modificar radicalmente a vida de alguns moradores do Jardim Gramacho.

A diferença aqui está no contraste, pois após a criação dos quadros, usando objetos que estavam fadados a depreciação ou a serem vendidos por valores ínfimos, acabaram sendo expostos em leilões internacionais e comprados por alguns milhares de dólares. E mesmo com toda essa diferenciação em relação a outras produções do gênero, os diretores JOÃO JARDIM, KAREN HARLEY e LUCY WALKER, aproveitam para ‘puxarem uma sardinha’ para o artista plástico, apresentando sua família e expondo sua infância na periferia.

É aí que LIXO EXTRAORDINÁRIO perde um pouco do foco e volta a ser um documentário comum, como tantos outros. Talvez não tenha levado o Oscar por dois motivos: TRABALHO INTERNO foi lançado no momento certo e com uma temática bem visceral - porém, menos contemplativa que este.

Mas o importante é a ligação pura e natural que os moradores têm com as obras, já que além de serem fotografados, ajudam no processo de escolha do material até sua finalização. Ao ser questionado pelos companheiros sobre a mudança drástica na vida daquelas pessoas e se isso não poderia ser prejudicial, MUNIZ comenta que pelo menos agora eles têm uma motivação para seguir em frente e, mesmo vivendo em mundos tão distintos, há momentos em nossas vidas que necessitamos dessa ‘motivação’, desse empurrão de alguém de fora para notarmos que podemos ser tudo aquilo que quisermos!

Título Original: Waste Land
Ano Lançamento: 2010 (Brasil / Reino Unido)
Dir: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Elenco: Tião Santos, Vik Muniz


ORÇAMENTO: 1,5 Milhão de Dólares
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de LIXO EXTRAORDINÁRIO ?
* O documentário merecia o Oscar de Melhor Documentário ?

2 comentários:

Tiago Britto disse...

Gostei de seu texto. Lembrou bastante o do meu Blog! Abs!

Unknown disse...

Discordo de vc. Achei o documentário uma obra prima.

Abraços

Related Posts with Thumbnails