sexta-feira, julho 08, 2011

FOGO CONTRA FOGO

cinemacomrapadura.com.br

Quando vou assistir a filmes dirigidos por MICHAEL MANN, sempre me sinto confortável, porque além de ser um profissional experiente, que sabe dosar drama e ação perfeitamente, expõe um clima urbano que poucos conseguem. Foi assim em COLATERAL e em MIAMI VICE, mas antes destes colocou ROBERT DE NIRO e AL PACINO (ambos de O PODEROSO CHEFÃO), frente a frente em FOGO CONTRA FOGO – e há de se comentar ainda nessas primeiras linhas, que o diálogo entre os dois numa lanchonete é histórico e magnífico.

Assim como Tarantino ou Woody Allen que tem uma ‘assinatura cinematográfica’ que reconhecemos rapidamente, MANN e sua câmera quase documental também preservam isso. Sem contar a edição de som que é um primor, principalmente na seqüência de tiroteio no meio da avenida.

Grande parte dos personagens têm famílias disfuncionais e acham nos seus empregos – tanto de policial, quanto de assaltantes – um tipo de subterfúgio para suas vidas e essa é uma das razões de não encontrarmos ninguém totalmente bom ou mal, pois o roteiro estampa qualidades e defeitos, sem se preocupar em fazer pré-julgamentos.

E ao contrário do que possa parecer, FOGO CONTRA FOGO não é centralizado apenas em Neil McCauley e Vincent Hanna e o cuidado com os personagens secundários, que vagarosamente vão ganhando maior importância, é visível e torna a trama ainda mais intrincada (até a canastrice de VAL KILMER convence).

Após passar vários anos na prisão, Neil e mais alguns criminosos assaltam um banco, levam US$ 1,6 milhão e deixam 3 policiais mortos.
Vincent, que divide sua vida entre a profissão que ama e seu casamento que está em frangalhos, pega o caso e fará todo o possível para acabar com a quadrilha.

O cuidado na investigação e a forma com que as pistas vão sendo montadas, deixará qualquer fã de cinema atordoado e com um sorriso de satisfação no rosto, sem contar a tensão gigantesca, que perdura por todos os 171 minutos do longa. Só não leva nota máxima, porque poderíamos ter 20 minutos a menos no corte final... mas MICHAEL MANN tem créditos de sobra!

Título Original: Heat
Ano Lançamento: 1995 (EUA)
Dir: Michael Mann
Elenco: Robert De Niro, Diane Venora, Ashley Judd, Tom Sizemore, Jon Voight, Natalie Portman, Val Kilmer, Al Pacino


ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de FOGO CONTRA FOGO ?
* Qual melhor filme de MICHAEL MANN na sua opinião ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails