sexta-feira, maio 06, 2011

SOBRENATURAL

www.cinepop.com.br

Foram pouquíssimos os filmes de terror e suspense, que me perturbaram e me fizeram perder o sono por uma noite, até porque quem está acostumado com o gênero já conhece todas as artimanhas que serão impostas ali, tirando raríssimas exceções.
JAMES WAN é um diretor que soube dosar muito bem seqüências perturbadoras com um roteiro impactante em JOGOS MORTAIS e volta com seu companheiro de longa data LEIGH WHANNEL para este SOBRENATURAL, sem contar a produção executiva de OREN PELI, responsável por ATIVIDADE PARANORMAL (percebe-se muita influência dele por aqui).

Mesmo que os personagens de PATRICK WILSON (WATCHMAN) e ROSE BYRNE (SUNSHINE – ALERTA SOLAR) estejam naquele nicho comum – ela tenta qualquer coisa para curar seu filho, ele é cético e não crê em rituais ‘místicos’ –, o espectador é pego desprevenido pelo uso de uma linguagem oitentista, que flerta com produções como A MORTE DO DEMÔNIO, seus figurinos bizarros e a maquiagem de gosto duvidoso, O ILUMINADO (com aquele plano inicial) ou mesmo o clipe de Thriller de Michael Jackson, que abusava do gelo seco.

(Cuidado com os spoilers deste parágrafo)
Num primeiro ato, o uso de um terror muito psicológico é visto com excelência, mas ao passar dos minutos essa atmosfera infelizmente se dilui, dando lugar a uma tentativa de horror que por vezes não funciona – após Josh atravessar o mundo dos sonhos, parece não haver muito o que temer, principalmente com um demônio maquiado igual os integrantes do Cirque du Soleil.

Depois de mudarem para uma casa com seus três filhos, o casal Josh e Renai percebe que algo estranho está acontecendo, pois objetos se movem sozinhos e vultos estranhos os atormentam. Para piorar, um dos filhos cai numa espécie de coma. É aí que pedirão ajuda e entenderão os reais motivos de tudo isso.

A inserção dos dois ‘caçadores de fantasmas’ e suas tiradinhas cômicas quase põe tudo a perder, a sorte é que LIN SHAYE (2001 MANÍACOS) e seu rosto bastante expressivo colocam SOBRENATURAL nos trilhos novamente.
Sam Raimi, Peter Jackson, John Carpeter, Wes Craven, podem se sentirem aliviados, pois aqui está um homenagem sincera a esses bons tempos que não voltam mais.

Título Original: Insidious
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: James Wan
Elenco: Patrick Wilson, Rose Byrne, Barbara Hershey, Angus Sampson, Ty Simpkins


ORÇAMENTO: 1,5 Milhão de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de SOBRENATURAL ?
* Há espaço para o terror oitentista neste novo século ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails