terça-feira, maio 24, 2011

OS AGENTES DO DESTINO

www.adorocinema.com

São raras as vezes que o cinemão norte-americano consegue retratar com respeito os contos do escritor Philip K. Dick, que era um visionário e tinha um conceito completamente obscuro para a humanidade. BLADE RUNNER e MINORITY REPORT podem não ser 100% fieis, mas ao menos carregam vários elementos dele, ao contrário de O PAGAMENTO, O VIDENTE e agora este OS AGENTES DO DESTINO.

É óbvio que a ‘suavização’ nos roteiros vem para abranger um número maior de espectadores e conseguir uma classificação indicativa menor, mas a produção já começa errada com aquele rápido flerte entre David e Elise e a paixão avassaladora que chega em seguida. Quem se convence com algo desse tipo? Quem em sã consciência beija uma garota que estava no banheiro masculino e já sai perdidamente apaixonado por ela? Só mesmo o diretor GEORGE NOLFI (roteirista de O ULTIMATO BOURNE) para acreditar nisso.

EMILY BLUNT (O DIABO VESTE PRADA), tem uma beleza hipnótica, mas está ainda mais perdida que MATT DAMON (INVICTUS), que com seus discursos lotados de carisma e desenvoltura – que deixariam Barack Obama com inveja –, revelam um personagem um tanto tendencioso. Somente da metade para o final, quando TERRENCE STAMP (SIM SENHOR!) fica à frente das câmeras é que a produção engrena e o ritmo dá uma boa acelerada, expondo um senso de urgência arrebatador.

Perto de se eleger senador nos Estados Unidos, o político David Morris se apaixona pela dançarina Elise Sellas. Porém, estranhos homens com poder de modificar o destino aparecem e pressionam David a não dar continuidade ao romance, para que o futuro de ambos não seja atrapalhado.

Os dois atos que correm paralelamente e algumas lacunas abertas que ficam sem nenhuma explicação pelo tom simplista e metódico de NOLFI e o fato de ser vendido como uma ficção científica e o transformarem num romance me incomodaram demais.
"Vocês não tem o livre arbítrio... só aparentam ter" - diz o personagem de Terrence Stamp. Mas não duvido nada que NOLFI também tenha escutado isso de um produtor de Hollywood... Essa é a forma natural das coisas.

Título Original: The Adjustment Bureau
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: George Nolfi
Elenco: Matt Damon, Emily Blunt, Florence Kastriner, Terence Stamp, Anthony Mack
ie

ORÇAMENTO: 51 Milhões de Dólares
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de OS AGENTES DO DESTINO ?
* Qual seu conto favorito escrito por Philip K. Dick ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails