sexta-feira, maio 13, 2011

13 FILMES PARA ASSISTIR NA 6ª FEIRA 13

Antes de colocarmos nossa lista, gostaria de perguntar: Você sabe por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de má sorte?

Se não sabe, saiba aqui (fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br):
A fonte mais familiar é da teologia cristã. O treze é significativo para os cristãos porque é o número de pessoas que estavam presentes na última ceia (Jesus e seus 12 apóstolos). Judas, o apóstolo que traiu Jesus, foi o décimo terceiro a chegar.

Os cristãos, tradicionalmente, têm mais cautela com as sextas-feiras por Jesus ter sido crucificado nesse dia. Além disso, alguns teólogos dizem que Adão e Eva comeram o fruto proibido em uma sexta-feira, e que o grande dilúvio começou em uma sexta-feira.

Há ainda outros relatos: A sexta-feira recebeu seu nome em inglês em homenagem a Frigg, a deusa nórdica do amor e do sexo. Essa forte figura feminina, de acordo com os historiadores, representava uma ameaça ao cristianismo, que era dominado por homens. Para combater sua influência, a igreja cristã a caracterizou como uma bruxa, difamando o dia que a homenageava. Essa caracterização também pode ter tido um papel no medo do número 13. Foi dito que Frigg se uniria a uma convenção de bruxas, normalmente um grupo de 12, totalizando 13.

Em uma sexta-feira 13 de 1306, o Rei Filipe da França queimou os reverenciados cavaleiros templários, marcando a ocasião como um dia do mal.

Independente de qual seja o fato real, é notório que a data já está empregnada na cultura popular mundial. E aqui estão alguns filmes para verem e se assustarem neste dia:

- OS PÁSSAROS (1963)



- O EXORCISTA (1973)



- O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (1974)



- ALIEN - O 8º PASSAGEIRO (1979)



- O ILUMINADO (1980)



- HOLOCAUSTO CANIBAL (1980)



- A MORTE DO DEMÔNIO (1981)



- A MOSCA (1986)



- A BRUXA DE BLAIR (1999)



- ESPÍRITOS - A MORTE ESTÁ AO SEU LADO (2004)



- JOGOS MORTAIS (2004)



- A FRONTEIRA (2007)



- A INVASORA (2007)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails