domingo, maio 21, 2006

O EXORCISTA

cineplayersMoldar um filme de terror, que não caia nas pastelices costumeiras, sempre foi uma missão quase impossível para os profissionais do meio cinematográfico.
Talvez antigamente, eles tivessem menos medo de errar e, por isso, obras primas como O BEBÊ DE ROSEMARY, PSICOSE, A PROFECIA e outros, tenham se dado tão bem.

Outro exemplo clássico é O EXORCISTA, que é, sem sombra de dúvida, o ápice do gênero, um típico produto que vai além e fica ‘martelando’ em nossas mentes, mesmo depois dos créditos finais subirem.
Há dezenas de momentos antológicos nesta película - a garota girando a cabeça, a cena da 'masturbação com o crucifixo, a cama balançando freneticamente, para citar alguman -, dirigida com maestria por WILLIAN FRIEDKLIN (OPERAÇÃO FRANÇA) e nada é gratuito.

Se não fosse bem conduzido, o roteiro seria mais do mesmo, porém todo clima e tensão construídos ali, ainda nos fazem gelar a espinha e a cada olhar hipnótico da garotinha Regan, quando está possuída, parece entrar dentro de nossa alma e mexer com nossos sentidos.

No início, vemos um padre no Iraque, desenterrando algo no meio da areia. Nos Estados Unidos, uma atriz percebe mudanças no comportamento da filha. Diversos exames são feitos, mas os diagnósticos nunca são precisos.
Numa noite, a cama de Regan começa balançar sozinha e outros móveis saem do lugar... daí a descobrirem a inevitável possessão é questão de minutos e um padre é chamado e aceita fazer o exorcismo da menina.

Muito além dos exemplares atuais – onde é mostrado mais sangue do que terror, propriamente dito – LINDA BLAIR, FRIEDKLIN e companhia protagonizam um clássico perfeito, uma obra prima corajosa, um filme para se ver e rever!

NOTA: 10,0
ORÇAMENTO: 8,5 Milhões de Dólares

1 comentários:

Bispo disse...

Nossa nunca tive coragem de ver nenhum desses filme, cago de medo pra ver filme de terror. Outro dia fui assistir Espiritos obrigado.
Mas ae assisti EDISON esse fim de semana e acho que vc vai curtir!
P.S.; vou colocar um link no meu blog para o seu blog.

Related Posts with Thumbnails