terça-feira, setembro 27, 2011

GUIA DE FESTIVAIS AUDIOVISUAIS LATINO AMERICANOS

O mercado audiovisual da América Latina tem conquistado cada vez mais destaque na criação de grandes obras. A cada dia surgem novos eventos dedicados ao segmento, com uma grande quantidade de informações que precisam ser catalogadas, preservadas e, sobretudo, divulgadas. Para auxiliar na disseminação e na gestão da informação, mostrando sua importância para a cultura e economia de cada país, foi criado o Guia Fala – Guia de Festivais Audiovisuais Latino Americanos (www.guiafala.com.br).

O guia reúne informações sobre mais de 550 festivais e mostras de cinema e vídeo de todos os países da América Latina. Bastante interativo, o site possibilita ainda a participação em fóruns de discussão, além de espaço para que os próprios usuários contribuam com informações.

O projeto foi criado e desenvolvido por Júlia Nogueira, jornalista e mestre em Estudos Cinematográficos e Latino-Americanos, pela Universidade de Ohio (EUA). Júlia identificou, por meio de sua pesquisa, que o Brasil é o país latino-americano com o maior número de festivais. Em seguida estão Argentina, Colômbia, Chile e México, respectivamente.

O Guia Fala, já está em funcionamento e será lançado oficialmente no próximo dia 03 de outubro, dentro da programação da 5ª Mostra CineBH, no Palácio das Artes. Na ocasião, Júlia Nogueira fará uma demonstração sobre as funcionalidades da ferramenta, além de uma explanação sobre o processo de pesquisa e manutenção do guia. O site, que está sendo lançado em português, ganhará em breve uma versão em espanhol e futuramente outra em inglês. O projeto foi desenvolvido com recursos da Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, selecionado através de participação em edital.

Lançamento Guia Fala - Guia de Festivais Audiovisuais Latino Americanos (www.guiafala.com.br)
Data: 03 de outubro de 2010
Horário: 16h15min
Local: Sala João Ceschiatti – Palácio das Artes
Endereço: Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte
Entrada franca

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails