terça-feira, setembro 13, 2011

AS PONTES DE MADISON



É prazeroso demais ver dois gênios do cinema contracenando juntos e dando tudo de si para driblar os clichês de um gênero que, cá entre nós é quase sempre burocrático.
Além disso, notamos a grande sutileza na direção de CLINT EASTWOOD (MENINA DE OURO), que moldou sua carreira nos westerns, sendo sempre o herói viril e de poucos diálogos, mas que detalha as mínimas nuances dos protagonistas neste AS PONTES DE MADISON.

Tirado do livro de Robert James Waller e roteirizado por RICHARD LAGRAVENESE (diretor de P. S. – EU TE AMO), consegue sobreviver ao tempo e mesmo após 16 anos de seu lançamento emociona e faz questionar até que ponto é válido viver um casamento fadado a mesmice e servindo apenas de fachada, num mundo onde pessoas se acostumaram a ‘apontar o dedo’ na cara de todos, mas acabam esquecendo-se de questionar a si próprios.

O parágrafo anterior resume bem o porque Francesca Johnson só contou seu caso para os filhos em uma carta, logo após seu falecimento - sabia que não agüentaria olhá-los e ser sempre punida por eles.
Francesca encontrou em Robert Kincaid alguém com quem pudesse conversar, expor suas amarguras e angústias assim como sua felicidade, não precisando ficar presa apenas aos serviços domésticos e ao cuidado com os filhos pequenos.

Carolyn e Michael encontram uma carta de sua mãe logo após a morte dela, contando com detalhes sobre um caso que teve com um fotógrafo da National Geographic.
Se no início eles julgam como inaceitável aquela atitude, logo após tentam entender o porque.

A reflexão vai muito além desta sinopse e os filhos acabam notando o quanto também são infelizes com seus respectivos parceiros.
É incrível como a câmera procura MERYL STREEP (O DIABO VESTE PRADA) e como EASTWOOD a deixa a vontade. AS PONTES DE MADISON é um romance adulto, com um tema complexo mas tratado com categoria e muito amor por todos os envolvidos!

Título Original: The Bridges of Madison County
Ano Lançamento: 1995 (EUA)
Dir: Clint Eastwood

Elenco: Clint Eastwood, Meryl Streep, Annie Corley, Victor Slezak, Sarah Kathryn Schmitt

ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de AS PONTES DE MADISON?
* Meryl Streep é a melhor atriz de todos os tempos ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails