quarta-feira, setembro 21, 2011

O EXPRESSIONISMO ALEMÃO

Foi na década de 1920 que o Expressionismo Alemão chegou ao seu ápice, tendo como principais características os cenários distorcidos e atuações de certa forma exageradas para atenuar a dramaticidade nas interpretações dos atores, além disso, outros pontos diferenciais eram a maquiagem e a fotografia.

A origem do Expressionismo Alemão tem fortes inspirações nas obras de Van Gogh e no cinema escandinavo e o movimento não ficou apenas no cinema, mas se expandiu para a maioria das formas de arte, como pintura ou poesia por exemplo.
Os Estados Unidos foi um dos países que mais aceitaram este segmento, tanto que sofreu uma influência direta dele.




Produções como O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920) ou NOSFERATU (1922), talvez sejam as grandes obras do período e todos os tópicos comentados no primeiro parágrafo são vistos, além do tom bizarro e de planos totalmente diferentes do que os espectadores estavam acostumados desde então.

A pesquisa do cinema alemão se tornou bastante complexa porque muita coisa foi perdida na época das duas grandes guerras mundiais. O primeiro filme desta fase que se tem notícia é O OUTRO (1913), dirigido por MAX MACK, sobre um homem com dupla personalidade.
E aí, com o envolvimento cada vez maior da Alemanha nos conflitos armados, boa parte dos países que consumiam suas obras, começaram a boicotá-lo.


Um dos principais nomes do segmento foi FRITZ LANG, pois foi um dos responsáveis pelos aspectos góticos e pelo figurino diferenciado.
Para finalizar, vale a pena conhecer este títulos já citados e outros como O ESTUDANTE DE PRAGA (1913), FANTASMA (1922), M – O VAMPIRO DE DUSSEUDORF (1931) e tantos outros, para entender melhor a história da sétima arte como um todo e desprender-se um pouco do cinemão hollywoodiano.


E você, já viu algum filme desta época? Gostou? Comente com a gente!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails