terça-feira, setembro 27, 2011

CIDADE BAIXA



Ver o trabalho de um diretor maduro e que consegue dialogar com o público, mesmo com temas complexos e difíceis de serem explorados é uma honra e SÉRGIO MACHADO (QUINCAS BERRO D’ÁGUA) leva o espectador – que em sua grande maioria está acostumado a presenciar uma Bahia alegre e cheia de encantos – para uma celeuma de dramas e tristezas na vida de três pessoas.

Mesmo exagerando um pouco na carga dramática em certas ocasiões, CIDADE BAIXA nos deixa atentos e apreensivos até o final da jornada dos protagonistas que estão em busca não só de um grande amor, mas também de se encontrarem num mundo lotado de alternativas, angústias e sonhos.

Não há como negar uma certa semelhança com o filme DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, mas o grande trunfo além da forma crua que o subúrbio baiano é retratado, são WAGNER MOURA (VIPS), LÁZARO RAMOS (MEU TIO MATOU UM CARA) e ALICE BRAGA (O RITUAL), que esbanja beleza e sensualidade.

Dois amigos de infância que ganham a vida fazendo fretes num barco simples e dando golpes em outras pessoas, acabam conhecendo a stripper Karinna. Eles se apaixonando por ela e decidem levar uma vida ‘a três’. Obviamente o ciúme entra no caminho deles, mas após as idas e vindas, descobrem que não podem viver separados um do outro.

A fotografia opaca e de certa forma suja, mantém o tom de desespero que os personagens tanto carregam junto de si. Pode parecer impactante demais para alguns espectadores ocasionais, mas o profissionalismo de todos os envolvidos amplia a beleza do longa. CIDADE BAIXA rende ao cinema outro ponto positivo nesta vigorosa retomada!

Título Original: Cidade Baixa
Ano Lançamento: 2005 (Brasil)
Dir: Sérgio Machado
Elenco: Wagner Moura, Lázaro Ramos, Alice Braga, Débora Santiago, Harildo Deda

ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de CIDADE BAIXA ?
* Qual o melhor filme desde a retomada do cinema nacional ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails