quarta-feira, setembro 28, 2011

INVASÃO ALIEN NOS CINEMAS

Existe vida inteligente em outros planetas da galáxia? Essa é uma pergunta constante que sempre atiçou a curiosidade de nós, meros seres humanos. Daí para transformar os extraterrestres em mais um ícone da cultura pop foi bem rápido.


Uma das histórias mais conhecidas sobre invasão extraterrestre foi a narração que Orson Welles fez para uma rádio em 30 de outubro de 1938, do famoso livro de H. G. Wells, intitulado ‘The War of the Worlds’ e que depois teve duas versões para o cinema, uma em 1953 e outra em 2005.

A população local, ao ouvir os relatos de que seres com enormes tentáculos estavam ocupando a cidade e que policiais estavam em conflito com os invasores, abandonou suas casas e o desespero tomou conta da região.

Logo abaixo você poderá ouvir um trecho dessa gravação:






Mas ao contrário dessa megalomania, STEVEN SPIELBERG provou que os nossos visitantes desconhecidos também poderiam ser amigáveis e em duas ocasiões criou obras primas da sétima arte: em 1977 com CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU, com um dos desfechos mais maravilhosos do cinema e em 1982 com ET – O EXTRATERRESTRE, onde o simpático e inofensivo protagonista cria forte amizade com o garotinho Elliot, que faz de tudo para salvá-lo dos ‘vilões’.


Apesar destes exemplos, o que realmente parece empolgar os cinéfilos do mundo todo é tratar estes seres desconhecidos como malvados. E exemplos para isso não faltam, temos desde ALIEN – O OITAVO PASSAGEIRO (1979), uma das ficções científicas mais aclamadas de todos os tempos – o design do bichão é sensacional –, O ENIGMA DO OUTRO MUNDO (1982), do mestre JOHN CARPETER, PREDADOR (1987), numa caçada alucinante no meio da floresta, até os mais atuais como MIB – HOMENS DE PRETO (1997) ou o excepcional DISTRITO 9 (2009).

Outro ponto a se discutir é o visual muito diferenciado entre eles, pois temos diversos tipos de características marcantes, que vão desde ‘besouros gigantescos’ e mortais (TROPAS ESTELARES, 1997), passando por robôs que se transformam em carros (TRANSFORMERS, 2008), até chegar no auge da tendência com Predador e seus dreads cheios de estilo.


2011 houve uma invasão (com o perdão do trocadilho) de filmes deste sub-gênero, uns bons como SUPER 8, outros medianos como LANTERNA VERDE e outros horrorosos como APOLLO 18.
E você, gosta deste sub-gênero? Acredita em extraterrestres? Já viu algum OVNI? Comente conosco!

Outros filmes sobre o tema que valem a pena: COCOON (1985), INVASORES DE CORPOS (1978), a saga STAR TREK, a saga STAR WARS, SINAIS (2002), O SEGREDO DO ABISMO (1989), O DIA EM QUE A TERRA PAROU (1951), DUNA (1984), STARGATE (1994), O MILAGRE VEIO DO ESPAÇO (1987)

1 comentários:

Carla Marinho disse...

Post indicado aos leitores do Grupo de Blogs de Cinema Clássico:
http://blogsdecinemaclassico.blogspot.com/2011/10/links-da-semana-de-26-de-setembro-2-de.html

boa semana pra vc!

Related Posts with Thumbnails