terça-feira, agosto 10, 2010

A ORIGEM

cinepop.com.br

Visto com status Cult desde antes do lançamento, A ORIGEM poderia ser uma daquelas produções que por causa de toda expectativa, se tornaria uma catástrofe. Mas CHRISTOPHER NOLAN monta um arsenal de atores extraordinários e um roteiro acachapante (mesmo que tenha óbvias influências de MATRIX ou de qualquer produção de David Lynch) para nos contar a engenhosidade dos sonhos e as influências causadas naqueles que vivenciam tais experiências.

São sonhos dentro de sonhos, planos mirabolantes dignos de 11 HOMENS E UM SEGREDO para implantarem uma ‘idéia’ na cabeça de outra pessoa e uma trilha sonora ótima, assinada por HANS ZIMMER. Com isso o clímax do blockbuster se estende por vários minutos e o espectador continua preso, estático e colado em sua poltrona esperando o próximo ato.

Há certa altura, Cobb entra numa sala onde vários senhores estão deitados e sonhando, como se estivessem estagnados ali, tentando livrarem-se do ‘mundo real’ para algo onde pudessem ter controle.
As nuances são encontradas principalmente nas características da personagem de ELLEN PAGE (JUNO) e ela é, desde o início, nossa fonte de descobertas pois conheceremos todas as camadas engenhosas da história ao seu lado.

Além do quesito roteiro é inegável percebermos o minucioso trabalho em relação à filmagem em IMAX (que aumenta consideravelmente a qualidade) e as pirotecnias criadas para causar o efeito de falta de gravidade ou de descontrole (como quando Arthur luta nos corredores de um prédio).

Cobb é perito em roubar segredos do subconsciente das pessoas quando elas estão dormindo, já que neste estado ficamos mais suscetíveis, pois a mente encontra-se mais vulnerável.
Porém, um rico empresário faz uma oferta que no começo parece impossível: implantar uma idéia na mente de outra pessoa. Ele aceita e arma sua equipe, mas ninguém sabe o que o subconsciente de Cobb guarda, e isso poderá atrapalhar o plano.

O culhão de NOLAN após BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS, o ajudou nesta empreitada um tanto inusitada (é um blockbuster difícil de ser digerido pelo grande público) e também fez nomes como LEONARDO DICAPRIO (A ILHA DO MEDO), KEN WATANABE (AS CARTAS DE IWO JIMA), MICHAEL CAINE (HARRY BROWN), CILLIAN MURPHY (SUNSHINE – ALERTA SOLAR), MARION COTTILARD (PIAF – UM HINO AO AMOR) e JOSEPH JORDON-LEVITT (500 DIAS COM ELA) aceitarem o convite. Pode não ser um dos melhores filmes da década, mas ao menos, é um dos melhores do ano! Que venha BATMAN 3...

Título Original: Inception
Ano Lançamento: 2010 (EUA / Reino Unido)
Dir: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ken Watanabe, Ellen Page, Michael Caine, Cillian Murphy, Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt, Tom Berenger


ORÇAMENTO: 200 Milhões de Dólares

1 comentários:

Jonathan disse...

Kara, realmente um ótimo filme.

Cenas como a luta do Arthur se a gravidade são fantásticas.

Terei na minha coleção com certeza hehe

abraço

Related Posts with Thumbnails