sexta-feira, novembro 12, 2010

OS DONOS DA NOITE

ocaradalocadora.com.br

Assim como em outros gêneros, no policial é fácil cair no pastiche e acabar com algo do tipo de FORÇA POLICIAL, que é inconstante e fraco.
Se está difícil para Hollywood criar filmes do nível de SCARFACE, PULP FICTION, OPERAÇÃO FRANÇA ou TAXI DRIVER, vez ou outra surge exemplos como OS DONOS DA NOITE, que pode não ser uma obra prima, mas, ao menos respeita e faz bela homenagem às produções citadas acima.

Uma cena em especial, captura bem isso, que é a perseguição entre três carros, lá pela 1h 15min., pois tudo na filmagem é perfeito e bem sincronizado, desde a chuva, dando uma espécie de tensão maior no ar, até a fotografia que vagarosamente escurece, conforme os acontecimentos vão ocorrendo.
O trio principal, formado pelo competentes JOAQUIM PHOENIX (JOHNNY E JUNE), MARK WHALBERG e o veterano ROBERT DUVALL (O PODEROSO CHEFÃO) tem naturalidade e potência nas interpretações. EVA MENDES (MOTOQUEIRO FANTASMA), mesmo sendo deliciosa e sensual é péssima atriz, não servindo nem como a ‘dama em perigo’ da vez.

Bobby Green é gerente de uma discoteca, freqüentada por gangsters, que estão distribuindo uma nova droga em Nova York e, por isso, o rapaz está num fogo cruzado, mas não quer se envolver. Até porque seu pai e seu irmão são oficiais de polícia (coisa que nenhum dos seus ‘amigos’ sabe). Após diversos acontecimentos, terá que decidir qual lado ficar para defender a própria vida.

O roteiro de JAMES GRAY (AMANTES), que assina a direção também, é coeso, apesar de algumas reviravoltas manjadas e dá ótima guinada na questão do drama familiar.
É interessante notar também que, os personagens de WHALBERG aqui e em OS INFILTRADOS são bem parecidos em seus preceitos e caráter.

Mas o filme é de PHOENIX, que tem controle impressionante sobre Bobby Green, oscilando entre o amor à namorada, o respeito aos parentes próximos e a proposta de trabalhar para ‘terceiros’.
Se assistissem OS DONOS DA NOITE, provavelmente Scorsese, Coppola e os mestres do gênero ficariam satisfeitos e com um sorriso de satisfação no rosto! E isso, já vale muito!

Título Original: We Own the Night
Ano Lançamento: 2007 (EUA)
Dir: James Gray
Elenco: Joaquin Phoenix, Eva Mendes, Mark Wahlberg, Robert Duvall, Alex Veadov, Dominic Colon

ORÇAMENTO: 11 Milhões de Dólares

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails